30.10.04

Imagens

Tentei postar imagens aqui e descobri que este serviçco nao comporta imagens.

Com a ajuda do meu amigo Alys, descobri que tenho um blog la no blogger.com.br agora vou poder postar imagens por lá. O endereçco: http://www.lnadorno.blogger.com.br/

Halloween

Hoje vou a uma festa de Halloween. Espero me divertir muito.

Antes tem um jantar na casa de Anderson e ele me pediu para levar alguma bebida. Teremos comida japonesa no jantar. Bom!

27.10.04

25 de outubro

Data verdadeiramente especial. Dia do aniversário da minha irmã Lia e também neste dia eu completei o meu primeiro mês aqui! Viva, tem um mês que moro no Québec!

Eu comprei um cartão para telefonar para minha irmã. Eu havia dito a minha mãe me que só ligaria em novembro, mas não resisti. A data merecia uma festa e eu sabia que estariam todos reunidos na casa de minha mãe. Uma grande torta na mesa..hummmm, que vontade, até pedi para ela guardar um pedaçco para mim.

Eu havia enviado as fotos do passeio ao Mont Orford para todo mundo. Lula, meu primo, fez a impressão de algumas e deu para minha mãe. Foi mesmo uma festa. Eu falei no telefone durante 66 minutos. Lia atendeu e logo recebeu os meus parabéns. Depois mãinha, os sobrinhos: Dilly, Fernanda, Felipe, Dilly de novo (para perguntar sobre os gatos nas fotos) e depois Lucia, minha mana querida, que havia chegado da universidade naquela hora. O cartão acabou no meio da conversa minha e de Lucia, mas foi muito bom falar com ela.

23.10.04

Hoje

Hoje fiz a limpeza do meu quarto e ajudei M. Maurício a arrumar a casa.

Vim para a universidade as 10h e já estudei bastante.

Pretendia nadar e até trouxe meu kit de natação. Anderson disse que viria nadar comigo mas depois ele me ligou dizendo que resolveu ficar em casa. Marcamos para amanhã, domingo.

Estou protelando esta minha ida à piscina do centro esportivo. Não sei bem porque, mas acho que preferiria ir na companhia de outra pessoa para me ambientar.

Talvez mais tarde descida ir. Vou lanchar e depois decido.

Ontem

Ontem a noite Anderson me convidou para assistir um filme em sua casa! Fiquei felicí­ssima, mas um tanto confusa para decidir entre dois pólos positivos. Dissonância cognitiva, um bom aprendizado das aulas de Psicologia Social com a nossa querida professora Sônia Cabeda.

Eu e minha amiga Gal sempre nos reportamos ao conceito de dissonâ¢ncia cognitiva. Trata-se do seguinte, quando você tem duas ou mais alternativas dentro de uma decisão importante e todas elas são muito boas, o que fazer? Ontem eu tinha duas alternativas: jantar na companhia agrad;avel de M. Maurí­cio ou ir a locadora escolher um filme e assistir na casa de Anderson. Decidi pela segunda alternativa porque desde que cheguei ao Québec nao saio muito de casa a noite.

Foi perfeito! Fomos a locadora, escolhemos um filme com a atriz Audrey Tatoo, a mesma que fez "O fabuloso destino de Amélie Poulain, Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain, em francês. ótimo o filme, o tí­tulo é algo como "Aloucura, nunca mais".
Filme bem elaborado, personagem obssessiva, jogo de câmera e sequência interessante das cenas. Um bom programa.

Eu ajudei Anderson a preparar o jantar e dei uma ajuda nos pratos que estavam por lavar. No apartamento de Anderson não tem máquina para lavar pratos, então ele sempre junta muitos pratos para lavar.

Jantamos uma deliciosa massa. Depois nos recordamos que haví­amos esquecido a pipoca. Sem problema. Comemos sementes de girassol e tomamos iogurte.

Coisas para contar

É interessante como sempre tenho um monte de coisas para contar.

Ontem, por exemplo, escrevi para minha irmã em resposta a um assunto de famí­lia e acebei acrescentando na mensagem as seguintes informaçoes:

«Ontem foi a primeira vez que sonhei com o ambiente daqui. A gente saiu do Café du Globe antes das 21:30, o cantor disse que ia fazer um intervalo de 25 minutos e depois voltaria a cantar.

No meu sonho todas as pessoas foram embora e só ficaram as cadeiras para assistir à  apresentação, foi muito engraçdo».

É verdade, foi o meu primeiro sonho ambientado aqui no Québec, mas especificamente no Café du Globe. Isto é bom porque significa que estou mais adaptada, a vida aqui começa a povoar o meu inconsciente.

A verdade é que tenho consciência que estou em outro paí­s mas meu inconsciente continua lá, no Brasil, na Bahia, na minha cidade Feira de Santana. Quando digo: vou para casa, sempre me reporto à imagem da casa de minha mãe ou o apartamento do Lagoa Grande onde morei com minha irmã Francis e minha sobrinha Dilly.

Outro fator de adaptação é encontrar pessoas que lembram pessoas eu conheço no meu paí­s.

Isto acontece demais comigo! No primeiro dia de aula do curso de método de pesquisa eu fiquei um bom tempo a localizar pessoas conhecidas: Nossa, como esta menina me lembra Kelly (colega do NTE), e esta outra, e esta, e mais esta...Acho que nem escutava o que elas diziam, apenas reconhecia traços, jeitos, maneiras e gestos de gente conhecida.

21.10.04

Música brasileira

Hoje vou no Café Globe. Vou assistir uma apresentação de um cantor brasileiro. Bossa Nova. Que bom!

Vai ser a primeira vez que saio a noite para um programa que não é jantar na casa de alguém. Bom, isto só aconteceu uma vez.

Hoje

Hoje vim de carona para a universidade. O Sebastien, sobrinho do Mauricio, me trouxe até aqui. Descobri que é bem mais perto quando se vem a pé.

Dominique, minha colega aqui de trabalho, havia me pedido para chegar as 8h. Cheguei em cima da hora e não a encontrei mais. E agora? M. Radhi, professor visitante na UdSherbrooke confirmou que ela havia marcado aqui comigo. Eu já estava em dúvida se eu havia entendido bem.

Por volta das 9:15 finalmente a Dominique apareceu. Ela havia passado aqui no Bureau e não havia me encontado. Ela estava na Faculdade de Engenharia! Eu bem queria estar lá também. Marcamos para o iní­cio de novembro. É um projeto do centro de pesquisa onde trabalho. Interessante.

Tirei novas cópias (130!) da ficha de consentimento para participação na pesquisa tudo porque havia uma palavra em inglês em vez de francês: Name, ao invés de Nom.

20.10.04

Telefonemas

Ligo uma vez por semana para o Brasil para falar com minha mãe. É uma hora muito feliz esta quando ligo para ela. Gosto de conversar e contar as coisas que vivo aqui e também gosto de saber como estão todos.

De vez em quando uso o site das operadoras de celular e envio mensagens. Gal, minha amiga adorou receber uma mensagem minha. Ela disse que me sentiu viva!

Semana

Esta semana está bem corrida, com muitas atividades. Isto é bom porque tenho todo o meu tempo preenchido.

Na segunda, dia 18, eu tive um encontro com meu grupo de Méthode de Recherche. Esscrevi na agenda um pequeno relato em português achando que ninguém fosse entender e me surpreendi quando a Nathalie leu e ficou brincando comigo. Eu havia escrito sobre um lindo colega de olhos azuis, cujo nome eu não sabia. Bom, ele se chama Yanick.

Yanick parece ser um nome comum aqui. É o terceiro Yanick que eu conheço. O primeiro eu conheci no Orkut, ele mora em Montréal e sempre envia recados para mim. O segundo é um estudante de Mestrado daqui da USherbrooke. Ele me convidou para o passeio na montanha. Muito legal. E agora o terceiro, o meu colega de curso, o Yanick Morin. Lindinho, mas tem uma copine, conforme a Nathalie me alertou.

Interessante a sala de estudo aqui na Biblioteca. Computador com telona e a possibilidade de reservar o espaço ali mesmo.

Acabei de receber uma mensagem do Yanick confirmando a reserva para a nossa reunião na próxima terça-feira.

Ontem tive aula de Méthode de Recherche. Muito interessante. Nathalie e Annie me chamaram para sentar ao lado delas. Foi bom porque elas me ajudavam na compreensão do que os professores diziam.

Descobri que Nathalie mora em Montréal. Sua famí­lia, amigos, namorado. Ela riu quando viu que compreendi quando ela falava do seu namorado. Ela viajou ontem a noite depois da aula (ainda nos reunimos para conversar sobre o trabalho).

Ontem cheguei em casa quase 21h mas ainda deu tempo de assistir o seriado ou novela "Le bleu de ciel" que me foi sugerida pelo meu amigo Marc.

A Nathalie trabalha comigo aqui no bureau e tem me ajudado muito. Ela é muito simpática.

19.10.04

Casas

Algumas casas aqui em Sherbrooke me fazem lembrar uma cena recorrente em filmes de terror, principalmente filmes baseados nos livros de Stephen King.

Tem uma casa próxima à rua onde eu moro que fez a simulação de um cemitério bem no jardim. Um horror :)

Passeio de barco

Eu fiz um passeio de barco no Rio Magog - Rivière Magog.

Uma maravilha! Fotos, fotos, muitas fotos.

Eu fiquei encantada, mas não posso deixar de registrar um pensamento que me sobressaltou durante este passeio. Nossa, eu lembrei muito das cenas de filmes de terror!!!! Um braço horrí­vel que emerge daquelas águas turvas...Buuuuu!!!! Brincadeira, eu me diverti muito. E dava muitas risadas quando pensava sobre tais coisas.

Chegamos no final da tarde, por volta das 18h. Isto foi na sexta-feira, dia 15 de outubro. o sol se punha muito rapidamente. Le soleil se couche...ahhh, mas pude fotografar uns raytos de sol bem pequenos. A paisagem magní­fica, as casas em volta do rio.

Um belo passeio.

18.10.04

Caruru

No dia 13 de outubro foi o aniversário do meu irmão Daniel. Parabéns. Caruru na certa no sábado a noite e eu, morrendo de inveja e vontade de comer caruru, resolvi enfrentar o desafio e fazer um também.

Convidei Anderson mas ele tinha outro compromisso. Eu não me atrevia a convidar mais ninguém, mesmo porque não sou lá grande coisa na cozinha e os ingredientes são muito caros.

Mas que graça tem fazer um caruru e comer sozinha? Então convidei o Maurício e ele aceitou prontamente. Corajoso.

E lá fomos nós atrás dos ingredientes. Uma maratona: Épice d'Asie, que apesar do nome vende coisas de várias partes do mundo. Délice de las Nations. Ah, não resisti e comprei feijão preto. No próximo sábado farei feijoada.

Encontrei uns quiabos raquíticos mas o sabor era o mesmo. A castanha e o amendoim meio estranhos mas com um sabor aceitável. O camarão congelado do norte do Canadá e...sucesso, apesar disso tudo e do meu pouco talento na cozinha, o caruru ficou delicioso. Maurício gostou muito e até contou para todo mundo que ligava para ele: irmã, amiga, filha, todos.

Meu amigo do Togo, Sedofio, ele mora aqui no estágio inferior da casa, ou seja, o subsolo, ficou bem feliz quando viu que eu conhecia quiabo.

Guardei alguns quiabos para fazer quiabada num jantar desta semana.

Foi trabalhoso cortar tantos quiabos...ufa! Mas deu tudo certo. Depois fiquei meio triste porque faltou um bom frango ao molho como é costume na Bahia. Mas não dava mais tempo de preparar. Então Maurício tirou um frango assado ao forno, bem providencial. Aqueceu rapidamente no microondas. E pronto! O jantar estava completo.

Decoração para o Halloween

Primeiro final de semana em casa. Maurício, o dono da casa que eu moro é muito simpático. Eu já havia falado que desejava decorar a casa para o halloween, então sua filha ligou e prontamente se ofereceu para vir nos ajudar. Foi a primeira vez que ela fez isso desde que se mudou daqui. Isso tem 4 anos!

No domingo eu queria ir a igreja, mas acordei tarde e como tinha muita coisa para estudar resolvir ficar em casa.

A Marie-Andrée chegou por volta das 14h, terminei minhas leituras e anotações e fui ajudá-los na decoração.

Foi muito divertido. Tiramos fotos e tudo.

Detalhe importante: eu havia dito que as grandes abóboras servem apenas para decoração. Mentira! A gente aproveitou os caroços, que foram levados ao forno para torrar com um pouco de azeite (como uns grçaos agora, enquanto escrevo este diário) e o miolo foi levado ao congelador para depois ser utilizado em sopas de legumes. Boa idéia. Adoro sopas, principalmente no frio.

16.10.04

-3

Ops, na quarta, mais frio ainda: -3 graus C.

Anderson e Nancy me presentearam com casacos de frio. Eles ficaram preocupados comigo. Amigos, é bom demais ter amigos.

O graus

Ih, esqueci de dizer. O primeiro dia que peguei 0 graus foi justamente na terça, dia 12 de outubro. Belo presente do dia das crianças :)

Chuva

Na quinta-feira, 14 de outubro, de manhã foi o primeiro dia que peguei muita chuva.

M. Mauricie, sempre tão atencioso, deixou um guarda-chuva estratégico em cima da mesa para mim. Que simpatia!

14.10.04

Depois do final de semana

É preciso contar as aventuras do meu último final de semana.

Falei para vocês que dia 11 de outubro era feriado aqui no Canadá: Dia de Ação de Graças. Eu sinceramente pensei que fosse haver um jantar ou refeição especial, com direito a orações de agradecimento.

Na verdade eu havia me esquecido que, apesar de estar na América do Norte, e os costumes serem muito semelhantes entre Estados Unidos e Canadá¡, há¡ uma diferença básica na cultura destes dois paises: os Estados Unidos é um paí­s onde a religião é tratada como tema essencial na vida das pessoas, aqui, principalmente no Québec, religião é assunto desinteressante em qualquer conversa.

Marc já havia me falado sobre isso. Quando assisti o filme "Invasões Bárbaras", lembro que uma das cenas que mais me tocaram foi justamente a cena do padre que queria leiloar as imagens da igreja.


Contudo, apesar de não ser um dia para orações, o Dia de Ação de Graças foi muito divertido. Eu, particulamente faço minhas orações todos os dias, e este não foi um dia diferente neste sentido.

Viajamos, eu, Anderson, Nancy e Yanick no sábado a noite depois do souper (jantar), por volta das 19 horas. Eu fiquei um pouco sentida porque M. Mauricie havia me convidado para jantar em sua casa. De qualquer forma ele me apresentou sua filha Marie-Andrée e também sua namorada, uma simpática senhora que reside na cidade de Trois-Rivière.


A viagem foi tranquila e tentamos conversar apenas em francês. Em outro carro, ia um casal de amigos: Pascal e sua namorada. Chegamos ao chalé finalmente! O pai de Yanick, M. Paul, nos aguardava.

Conversamos e jogamos baralho. Um jogo que segundo o Anderson é conhecido no Brasil como "8 maluco". Foi muito divertido. Por volta das 23h nos recolhemos para dormir.


Detalhe importante: ninguém tomou banho neste dia. Banho é um capí­tulo a parte. O caso é que as pessoas aqui raramente tomam banho. Elas se lavam na banheira ou usam uma pequena toalha para asseio. Que estranho! Na verdade a estranha sou eu que tomo dois banhos por dia. No meu caso, uso a ducha mesmo, só faço uso da banheira depois que uso a ducha.


Domingo foi especial. Passeamos com Yanick. Ele é biólogo e faz Mestrado em Farmácia. Ele simplesmente ama a natureza e os animais. Atravessamos uma cerca elétrica para ficar perto das vacas! Eu morrendo de medo. Mas já percebi que tudo e todos aqui são muito educados, até os bichos. Quem acredita que no Brasil eu ficaria perto de uma vaca para tirar fotos?

Pisei em cocô de vaca. Havia trechos em nossa caminhada que parecia um charco. Tudo bem.


Almoçamos sandwiche de presunto com direito a maionese, ketchup e picles.

Para o jantar fizemos a tão desejada feijoada. Foi um sucesso! Não sobrou nenhum grão de feijão para contar história. Caipirinha, música brasileira e discurso de Anderson, a meu pedido, com explicação da origem da feijoada. Excelente!

Depois, luau a beira da fogueira. Risos, hist{orias, salgadinho (parecido com o salgadinho da Biscoito Itália aí­ em Feira de Santana), mashemelow aquecido na fogueira e fotos, muitas fotos.


Na segunda amanheceu muito frio. Ficamos em casa conversando e depois passeamos de carro.

Almoço muito sandwiche. Jantar, cachorro quente à brasileira com muita salada, ervilha e milho verde. Suco, ah, o suco parece os nossos Ksucos de pacotinho. Gosto de infância.

beijos

9.10.04

Notí­cias

Olá pessoal,

Olha só o que eu escrevi para os meus amigos na primeira semana:


03/10/2004

Eu estou bem. Estou hospedada na casa de Anderson. Ele tem sido muito gentil comigo, ajuda-me em tudo que preciso.

Na segunda-feira eu não fiz muita coisa, apenas estudei francês e fiquei no bureau de Anderson.

Almoçamos juntos, eu, Anderson, Nancy, Anne, Veronike e outros. Foi muito bom.

Anderson e seus amigos têm preparado todas as refeições para mim. Imagina! Eu só vou começar a preparar minhas refeições a partir da próxima semana. Ah, é isso, já encontrei um quarto para alugar (un chambre, como se diz aqui). É na casa de um professor aqui da faculdade, Monsieur Maurice. Ele é muito simpático e agradéavel.

O quarto é lindo, tem uma cama de casal, tapete de cor bege, um computador (para usar internet teria que pagar mais 30 $, não preciso porque tenho acesso aqui na faculdade). Armários, aquecimento, é claro. É lindo, lindo. Moram outros estudantes lá também, mas é no subsolo.

As casas aqui têm, em geral, tem 3 andares, um subsolo, um andar no chão (planchet) e um primeiro andar. Vou pagar 200 $ e mais uma taxa para usar a lavenderia. Vou ter direito de usar a cozinha, com todos o utensí­lios, inclusive geladeira, microondas, lavadora de pratos, tudo, tudo, só preciso comprar a comida.

Na terca-feira, dia 27, comecei um curso de francês para estudantes estrangeiros. Meus colegas: Anri e Li, chinesas, Arturo é mexicano, Pehamar, iraniano, tem também um da Sérvia, Mihilo, uma japonesa, dois colombianos e uma outra que não sei a nacionalidade ainda.

Ainda na terça fiz a matrí­cula nos cursos: Méthode de Recherce, Séminaire de Recherche, Travaux dirigés. Assisti o jogo de vôlei dos meninos e descobri que há homens lindos aqui. O problema é que precisamos saber a sua orientação sexual: há muitos homens lindos que são gays. Isto é demais!

Na quarta, 28, tive um encontro (rendez-vous) com a professora do Centro de Lí­nguas para resolver a matrí­cula no curso de francês. A tarde (à prés midi) tive um encontro com meu diretor, Monsieur Denis Bédard, é assim que se chama o nosso orientador, com ele eu faço o curso de Travaux Dirigés (Trabalhos dirigidos). Ele passou um trabalho, devo escrever, em, no máximo, 3 páginas, a minha intenção de pesquisa e entregar na próxima semana. Marcamos um novo encontro para dia 11 de outubro para discutir este plano e então começarei a trabalhar a partir dele.

É a partir do nosso plano de trabalho que o nosso diretor convida um outro professor ou professora para ser o nosso co-diretor(a) e entao começamos a desenvolver o nosso trabalho. De qualquer forma, como cheguei muito atrasada (très tard) eu só começarei a receber o meu salário a partir de outubro.

Ontem fui a um banco comunitário, existe aqui no Canadá¡, é muito interessante porque nós participamos do lucro do Banco se tivermos dinheiro para investir. Tenho uma conta num banco canadense!

Na conversa com o meu diretor ele me entregou a chave do meu local de trabalho(bereau), eu tenho uma sala para trabalhar, com tudo que preciso, armários, estantes, computador com internet, aparelhos de som, tudo! Isto é maravilhoso! Onde um estudante de mestrado tem isso ai no Brasil? Aqui posso estudar e trabalhar e posso realmente fazer pesquisa.

Ontem foi o primeiro dia que retornei a casa de Anderson sozinha. Eu sai 18h30 da aula de francês e fui sozinha para casa. Sao 15 minutos daqui até la. Mas é tudo tranquilo, nao tem o menor perigo, o trânsito é educado, os carros param para as pessoas atravessarem. As pessoas são gentis e se pedimos ajuda elas nos informam com prazer e ainda perguntam se preferimos falar inglês ou francês. Algumas sabem falar espanhol. Eu sempre peço para falarem francês porque preciso melhorar a compreensão e conversação.

É isso, hoje é meu primeiro dia aqui no meu local de trabalho (bereau). Vim para cá às 11h depois que saí­ da aula de francês. O curso de francês será por duas semanas, até a próxima sexta, portanto, o horário é: pela manhã, de 8:30 as 10:45 e a tarde, de 16:15 as 18:30 .

bisous


08/10/2004 Jour de congée

Oi pessoal! Olha só, segunda-feira, 11 de outubro, é feriado aqui "Jour de Congée" = dia de descanso ou de licença. Seria muito ruim se nÄ?o tivesse o que fazer porque teria que vir trabalhar de qualquer forma. O meu diretor desmarcou nossa reuniÄ?o deste dia.Eu já estava triste quando meus amigos me convidaram para passar o final de semana num chalé (pronuncia-se chalê) que fica hà 45 minutos daqui. Adorei!

Imagina, o chalé é uma casa de campo mas tem o mesmo conforto da casa da cidade. Tudo, tudo. Tv, video, aparelho de som, aquecimento, sala de banho com banheira e tudo, cozinha com microondas, refrigerador,lavadora de pratos, tudo mesmo. E fica sempre proximo a um rio ou lago.

Eu fui em um chalet logo na primeira semana que cheguei aqui e adorei.O feriado é «O dia de Açao de Graças» = Action de Grâces.

E o feriado do dia 12, o que vocês vÄ?o fazer? Sei que em Feira de Santana nÄ?o será feriado, esta confirmado isso? Dequalquer forma as escolas nÄ?o terÄ?o aula e haverá passeio no shopping ou cinema, nao é mesmo?

Estou com muitas saudades, mas tenho o tempo preenchido com muitas atividades e isso é bom.

Aqui se comemora o Halloween e já fui convidada para uma festa a fantasia. Eu resolvi que quero decorar a casa onde estou morando, já falei com o proprietÄ?rio e ele aceitou. Vocês precisam ver as fotos das casas aqui. Elas parecem casas de boneca, todas bonitas e aconchegantes. No Halloween a maioria decora a frente das casas com coisas inacreditáveis como cemitérios, caveiras e grandes abóboras que sÄ?o chamadasde "Citrouille". Anderson, meu colega ai do Brasil, contou que logo que chegou aqui comprou uma destas grandes abóboras para comer. Argh, elas sÄ?o plantadas apenas para decoraçÄ?o, o sabor é horrivel. Aliás, acho que nÄ?o tem gosto de nada.


Um grande beijo,

Elyene Adorno

Québec: primeiras impressões

Oi! Compartilho aqui o que escrevi nos meus primeiros dias aqui no Québec.


Estou no Québec! (por aqui se diz que estamos no Québec e não no Canadá¡).

A viagem foi ótima, muito tranquila. A sensação de estar num outro paí­s ainda não havia me tomado completamente até a minha chegada aqui na ville de Sherbrooke.

Não dá para explicar.

É um lugar maravilhoso, lindo, e a paisagem de outono é magní­fica. A visão dos montes em fogo: a vegetação está ficando vermelha e em breve ganhará tons laranjas e amarelos também.

O contato com o quebecois (lí­ngua) - aqui se fala um francês especí­fico e não o que estudei no Brasil. De qualquer forma estou encantada.Um grande beijo a todos.

Elyene


27/09/2004 18:18



Cheguei ao Canadá!

Viajei no dia 24/09 Salvador/São Paulo as 12:45, fiz conexão para o vôo Air Canada que saiu as 21h de SP e chegeui a Toronto as 6:25 ( 7:25, horário de Brasí­lia).

Passei pelo processo de Imigração, entrevista, conferência dos documentos.
Tudo ok. Os funcionários são muito gentis, em Toronto fala-se inglês, não tive dificuldades.

Sai de Toronto/Montréal às 8:25, horário local e às 9:25 cheguei a Montréal onde fui recebida por Marc (meu coordenador no núcleo de pesquisa que trabalhei no Brasil).

Ele e sua namorada me levaram para passear em Montréal, cidade agradável como já descrevi antes. Fizemos compras no mercado de Montréal onde, nesta estação encontramos todos os tipos de legumes e frutas¸ possíveis aqui.

A noite eles me preparam um jantar especial e ainda me deram presentes. Fiquei muito feliz! Chorei muito, emoção, saudade, alegria, tudo, tudo.

No domingo fomos ao chalet, numa pequena cidade chamada Sutton. Nesta cidade tem uma estação de ski para o inverno.

No final da tarde fui para Sherbrooke onde fui recebida por meu colega Anderson em seu apartamento. Foi uma recepção calorosa e não paramos de conversar até quase 11h da noite. Eu cheguei por volta das 6 da tarde. Tivemos um jantar, conversa, arrumação do quarto para dormir e depois o banho. Anderson foi me dizendo que logo eu perderei o hábito de tomar vários banhos por dia por causa do frio e da água que resseca muito a pele.

Uma coisa que esqueci de dizer eh que as casas aqui têm um sistema inteligente :) Quando cheguei a Montréal a temperatura era de 21 graus, muito quente, mas o interior das casas estava agradável. Quando a temperatura esfria ocorre o inverso. As paredes das casas são muito largas e dentro possuem um sistema térmico que regula a temperatura ambiente. Muito interessante. Além disso todas as casas têm sistema de
calefação para o inverno. todas possuem máquina de lavar e secadora de roupas e também máquinas para lavar louça que parece um grande forno! Ah, existem máquinas de lavar pratos que são menores também.

Ainda no domingo fiz um tour aqui pelo campus da Université de Sherbrooke. Hoje resolvi alguns assuntos burocráticos, inscrição em cursos, etc. Começarei a assistir as aulas amanhã.

Estou na sala de um grupo de pesquisa onde amigos trabalham.
Meu orientador chegará da Europa no dia 28 e então começarei a trabalhar com ele.

Um grande beijo,

Elyene Adorno