29.11.04

Presente

Neste final de semana eu ganhei um presente maravilhoso. Maurício permitiu que eu instalasse o messenger para conversar com minha famí­lia. E melhor, o computador do meu quarto tem webcam e pude enviar imagens para eles.

Estavam todos reunidos para o almoço de domingo no apartamento de Fran. Foi realmente maravilhoso. Uma pena que Dilly, minha sobrinha, não instalou a webcam que está na casa de minha mae. O som também não funcionou, mas isto é o de menos, o importante é que conversamos, falamos do frio, da comida, dos estudos, de tudo, tudo.

27.11.04

Cds...ainda

Sébastien, sobrinho do Maurí­cio, apareceu com um programa que transforma os filmes mpg para DVD. Boa novidade! Agora vou poder gravar um filme aqui no Québec em dvd. Legal mesmo.

Cds

Eu ganhei 3 cds! Oba! Dois do meu amigo Maurício. Cds maravilhosos que amo ouvir na hora do jantar e nos fins de semana. O cd do André Gagnon e outro do Ernesto Cortazar.

O pianista André Gagnon toca composiçoes próprias com muita sensibilidade. O cd do Ernesto Cortazar, também pianista, executa cançoes populares (pop?) de várias partes do mundo.

Um cd do meu amigo Arturo. Ele é mexicano e ama Bossa Nova. Fiquei surpresa por ele ter me ofertado um cd de músicas latinas. Músicas para dansar e músicas românticas.

26.11.04

Além das flores...

Também ganhei de presente do meu orientador. Uma tese de doutorado para ler. Um verdadeiro livro. Tem 334 páginas. Escrito em bom francês. Veio diretamente da Université Catholique de Louvain, Bélgica.

Flores! Flores!

Eu ganhei lindas e viçosas flores virtuais ontem. O meu amigo Maurí­cio as enviou para mim.

Funciona chorar um pouquinho, não é verdade?

Beijos

25.11.04

Aniversário e flores!!



25 de novembro! Meu Deus, é o meu aniversário de chegada aqui no Canadá. Hoje completo os meus primeiros 2 meses.

Preciso comemorar. Quero ganhar muitas flores, podem ser virtuais.

Flores virtuais

Ganhei flores virtuais. Aconteceu uma única vez. Foi uma iniciativa simpática do meu ex-namorado gaúcho.

Receber as flores virtuais foi algo que me deixou sem palavras na época. Acho que foi pelos idos de 1999. Nossa, foi uma emoção sem igual.

Ele escreveu algo como:

"Hoje, andando pelas ruas de Porto Alegre avistei uma floricultura e fiquei com vontade de te enviar flores. Envio-te estas, são alegres e bonitas como você. Beijos...."

Foram as mais belas flores virtuais que recebi.

Amanhã, 26 de novembro, é o aniversário deste meu ex. Acho que vou enviar flores virtuais para ele.


Flores

Eu queria falar sobre flores. Ganhei flores uma vez de meu ex-namorado que mora muito distante de mim.

Foi no dia do meu aniversário. É sempre bom ganhar flores. Qualquer dia é bom para ganhar flores. Ganhar flores no dia do nosso aniversário é sempre especial, ainda mais quando estas flores são enviadas de Curitiba - PR e você mora no interior da Bahia. A minha consideração aqui não se refere aos lugares em si, mas à distância geográfica entre um e outro lugar. Saber que uma pessoa lembrou do dia do nosso aniversário e se deu ao trabalho de ligar para uma floricultura para enviar flores, é maravilhoso.

Assim, recebi lindas e vistosas flores vermelhas. Flores cheias de paixão.

24.11.04

Scanner

O meu amigo Maurí­cio comprou uma scanner e neste final de semana o meu passatempo foi digitalizar e enviar algumas fotos para amigos.

Ontem foi a vez do Mauricio. Ele digitalizou 38 fotos! Eu consegui digitalizar apenas 10 ou 12 fotos no domingo a tarde. Meus olhos inchados, efeito do cloro da piscina, acho, nao me deixaram completar meu trabalho.

Eu fiquei encantada com as fotos que o Maurício me mostrou. Fotos de toda a sua famí­lia. Fotos dos sobrinhos e filha em diferentes anos. Ele me disse que amava fotografá-los a cada ano para registrar o desenvolvimento deles. Foto da sua primeira casa em uma outra cidade. Linda! Branca, de janelas azuis envolta numa paisagem de neve.

Fotos do seu cachorro Cockin. Um collie muito afetuoso que ele deixou com um vizinho quando mudou para a sua casa atual. Lembrei do Brad, o meu cachorrinho que ficou com minha mãe.

M&Ms

É preciso contar para vocês. Ontem cansei de ouvir estas duas letrinhas conjugadas. Eram ditas de uma forma estranha que em determinado momento eu me sobressaltei. Eles estão se referindo ao bombom ou é uma nova expressão quebecoise que ainda nao me foi apresentada?

Não me contive, fiz a questão para a minha colega Annie que, de forma discreta e simpática, desenhou as mágicas letrinhas na folha que lhe entregeui para que ela escrevesse a misteriosa palavra.

Isto aconteceu durante o curso de Méthode de Recherche. As professoras nos trouxeram uma atividade interessante para representar a idéia de amostragem (l'échantillonnage). Além do mais, ganhamos um pacotinho do tal M&Ms para saborear após a atividade.



23.11.04

Arte

Eu vi la no InternETC e fiquei encantada.

Vejam também.

19.11.04

vermelho

A natureza em festa: as folhas se vestem com as cores da alegria




vermelho
Originally uploaded by elyene.

Natureza em festa

Ah, o outono está chegando ao fim. É sem dúvida, uma bela estação.

Eu e Fran


Image122
Originally uploaded by elyene.
Eu e Fran

Testes de fotos e imagens

Gente, aí­ embaixo foi só um teste para o envio de fotos e imagens pelo Flickr.

Deu certo! Consegui postar a foto que Marc tirou quando cheguei no aeroporto de Montréal! Está lá no post do dia 14 de outubro intitulado: «Québec: primeiras impressões". É um post enorme porque neste dia contei tudo, ou quase tudo, dos meus primeiros dias aqui no Québec.

E só porque estou com saudades, vou postar uma foto minha ao lado da minha irmã Fran.

Flickr

This is a test post from flickr, a fancy photo sharing thing.

18.11.04

InterneETC

Eu preciso falar aqui sobre o Blog da Cora Ronai: o InternETC. Objetivo, claro e muito inspirador. É difí­cil nao amar o que a Cora Ronai escreve. Além de tudo, ela é sensí­vel como fotógrafa. Consegue registrar momentos lindos e singelos, como uma gatinha curiosa que não gosta de viver em apartamentos e é hóspede da recpção do seu prédio.

Por isso, e muito mais, é que votei no InterneETC no concurso do The Bobs na categoria melhor blog jornalí­stico em lí­ngua portuguesa.

Vote aqui.

Billets

Hoje criei um local para meus amigos e familiares me enviarem recadinhos carinhosos. Por favor, passem por lá e escrevam coisas bem legais.

Clique aqui.

beijos

Atleta de primeira viagem e outras digressoes

Hoje li no New York Times sobre as dores musculares após a prática de um esporte. A reportagem diz que entre outras coisas, as dores são resultados de rompimentos microscópicos dos músculos que são empregados durante o exercí­cio. As dores se intensificam no perí­odo de 48 horas após o exercí­cio, isto quer dizer que amanhã sentirei mais dores.

O texto revela que estes músculos rompidos se recuperam, mas isto não significa que podemos empregar mais força na próxima sessão de exercícios. De toda forma, os músculos se fortalecem à medida que continuamos a atividade fí­sica.

Por que quando lemos constatações deste tipo temos a impressão de que elas nçao nos trazem muita novidade ou sça a comprovação cientí­fica de algo que já sabí­amos?

Enquanto escrevo estas linhas vejo que o sol já se pôs completamente, não resta nem um raio sequer...Vejo tudo aqui da minha janela. Vejo o movimento das pessoas que partem para suas casas. Todos vestidos e bem aquecidos para enfrentar o frio que ronda lá­ fora.

Se bem que se pode afirmar que hoje não está frio. Uma temperatura média de 5 graus não pode ser considerada como fria na realidade deste iní­cio de inverno. Hoje o meu diretor me disse que este outono foi especialmente mais frio que o dos anos anteriores.

De qualquer forma a neve que caiu entre os dias 6 e 7 de novembro nunca mais voltou com a mesma intensidade. Sinto falta.

Desafios

Hoje descobri que tenho um novo desafio pela frente. Vou precisar trabalhar com muitos textos escritos em inglês, tudo por conta de uma mudança que resolvi fazer no meu tema de pesquisa.

Tudo bem, amo desafios.

15.11.04

Fumaça

O mais triste destas festas em bares é a quantidade de fumaça que meus pulmoes têm que aspirar. O efeito imediato é nos olhos, lacrimejaram até nao poder mais. Parecia que eu chorava involuntariamente.

Thursday's

Este aí­ é o nome do bar que fui em Montréal. Gostei. Gente bonita, música empolgante. É um bar que fica no lado inglês da cidade.

O meu amigo denomina a rua de "esnobe". É chic mesmo.

Também fui no Lily Noir, é uma referência a uma historia do Tintin. Bem francês, conforme o meu amigo me explicou. Fica no lado "esnobe" dos francofônicos. Gostei do lugar. Atmosfera agradável, melhor para conversar. Bebi um pouco de uma cerveja rouge, escocesa. Um pouco de um whisky envelhecido de uns quinze anos, eu acho. Também bebi pela primeira vez a Perrier. Gostosa.

Paqueras, quesito indispensável em ocasiões como estas.

12.11.04

Montréal

Eu vou para Montréal. Meus amigos me deram mil dicas do que fazer por lá. Para começar, vou sair com meu amigo Marc. Ele é quebecois e habita Montréal. Conhece muito.

É provável que vá a Montréal muitos finais de semana. Tenho onde ficar, tenho amigos para sair.

Presépio

Uma casa fez um presépio para o Natal. Achei estranho nesta terra onde as palavras que se referem à igreja católica sao usadas como palavras de mal tom.

Eu me lembrei muito da minha amiga Rita e de como ela ama fazer presépios em sua casa. Com certeza Rita gostaria de ver um presépio como este que tem aqui.

Amiga

A Nathalie, minha colega, tem se mostrado uma verdadeira amiga. Ontem ela me explicou todo o trabalho de um curso que fazemos juntas, pesquisou um artigo em francês para eu fazer meu trabalho e ainda me convidou para ir a Montréal.

Eu a convidei para ir ao Brasil no verão.

11.11.04

Wrong-Place

Hoje li um comentário no ppp: www.nemonox.com/ppp:

Só hoje percebi que na categoria Melhor Inovação do concurso The BOBs the Best Of The Blogs também tem brasileiro concorrendo. Apesar do nome, Wrong-Place é feito por um rapazinho de dezesseis anos chamado Caio Henrique Caprioli, de São Paulo.

Como sou curiosa fui logo verificar o site do rapazinho de 16 anos chamado Caio Henrique Caprioli. Ah, fiquei apaixonada! Eu que trabalho com TIC com crianças e jovens fiquei extasiada. Que bom que jovens como o Caio utilizem o seu tempo e inteligência para produzir blogs como o Wrong-Place. Realmente fico feliz em ver um trabalho como o do Caio.

Fui lá, vi, li, gostei e comentei!

O Caio veio aqui no meu blog e postou um agradecimento. que menino simpático!

Votei no Wrong-Place. Clique aqui e vote.

Mundo

Mon Dieu, tanta coisa que está acontecendo neste mundo! Agora o Arafat se foi. Uma luta que termina?

Tantos fatos, tantos relatos, tantas perguntas.

Um profusão de verdades, mentiras, crenças.

Representaçoes de um mundo vil.

9.11.04

Comentários

Eu recebi hoje o primeiro comentário aqui no meu blog. Comentário do Alys, amigo, inteligente, atencioso, lindo e todos os bons adjetivos que se possa imaginar.

Beijo, Alys.

Vejam o blog do Alys em : www.comediasdavidagelada.blogger.com.br.

O mundo

O mundo perdeu um pouco do seu brilho e do seu esplendor depois do dia 02 de novembro.

Uma nova era se anuncia, e, ao contrário da grande esperança de um mundo melhor depois da queda do Muro de Berlim e de outras ditaduras, um novo modelo se afigura. E pior, é um modelo regido pela fé (?), por dogmas e religião. Tudo poderá ser feito a partir desta premissa.

The BOBs The Best Of The Blogs

Ai como posso ter esquecido?

Acho que sou uma das poucas pessoas que ainda não divulgou o grande concurso que a A Deutsche Welle: The BOBs The Best Of The Blogs. Por meio das indicações do público, um júri internacional selecionou dez finalistas em diversas categorias. E olha só, lá está o blog «Por um Punhado de Pixels» do meu amigo Nemo Nox. Ele foi indicado para a categoria principal e está concorrendo ao prêmio de Melhor Weblog.

Votem, votem, votem. Eu já¡ votei!

Votem Por um Punhado de Pixels no concurso The BOBs – Best Of The Blogs. E você? já votou?

Vejam o blog do Nemo: www.nemonox.com/ppp.

7.11.04

Fim de semana em casa, neve e outros assuntos

Este é o primeiro fim de semana que realmente permaneci em casa. Resolvi trazer meu material de estudo para casa para não ir até a universidade no sábado. Está muito frio e caem os primeiros flocos de neve.

Na sexta após o almoçco eu me senti um pouco triste. Almocei com meus amigos brasileiros e de repente comecei a me sentir diferente deles, me senti estranha no grupo, acredito que por causa da idade, interesses, etc. Mas foi só impressão, na verdade gosto de estar com eles e de conversar sobre sobre nosso processo de adaptação aqui neste paí­s.

Anderson me falou que na quinta-feira a noite, por volta das 21:30 havia nevado uns 5 cm e eu não vi! Fiquei triste, como posso ter perdido o primeiro dia de neve? Tudo bem, fiquei atenta na sexta a noite. E olha, nevou tanto, tanto. Começcou durante a tarde e nao parou mais. Maurício veio de carro para a universidade. Ele ligou para o meu bureau e perguntou se eu gostaria de retornar para casa com ele. Aceitei. Em casa ele pegou uma porção de neve e comi um pouco.

Saí para o exterior da casa e desenhei figuras no chao. Registrei minhas impressoes na neve. Que maravilha.

Nevou a noite inteira e amanheceu tudo branco. Lindo! Acordei por volta das 8:30. Anderson me ligou e disse que eu deveria sair para brincar na neve. Tratava-se da primeira nevada e ela some logo, antes do meio dia. Haverá uma segunda nevada e depois a terceira, e esta será a permanente. Ela ficará por 6 meses. Só deixará de cair neve no mês de abril de 2005!

Ah, mas eu precisava passear de bicicleta e ir ao Parc Marin que fica aqui próximo onde eu moro. Por volta das 10h começcou a chover. Eu e Maurício fizemos a limpeza da casa e depois retiramos a decoração do Halloween, organizamos a garagem. Peguei a bicicleta de Sebastien, seu sobrinho, e saí­ por todo o bairro debaixo de uma chuva intermitente. Foi uma delí­cia. O problema foi quando entrei em casa, minhas mãos estavam congeladas, apesar de usar 2 luvas em cada mão. Doeu muito, mas valeu a pena. Foi um passeio cheio de emoção.

5.11.04

Sushi e Halloween

S´sbado, 30 de outubro, véspera do Halloween. Eu estava num dia meio sem ritmo para ir a festa. Trabalhei o dia inteiro. Estudei muito, li muito material em francês e para completar ainda estava naqueles dias de TPM. Mas não desisti. Como poderia perder o meu primeiro baile de Halloween? Ah, eu estava certa. Foi simplesmente explêndido com direito a paqueras.

Em determinado momento daquela festa com pessoas vestidas de toda sorte de costumes poss;i­veis: canibal (havia um, e ganhou como fantasia original), freiras, padres, diabos, alladins, vaqueiros, Pierroult (Eu), e tudo o mais que você possa imaginar. Aquela mistura, aquela orgia de coisas que não combinavam entre si, fez-me entrever uma visão quase apocalí­ptica. Algo como o que aconteceu em Sodoma e Gomorra (Bíblia).

Num minuto eu tive uma visão de que o teto daquele local se abria e jorrava uma torrente de fogo...Mas o fogo era simplesmente uma profusão de todos os tipos de bombons e guloseimas que se posssa imaginar. Voltei à realidade. O DJ fazia uma música que reportava ao Brasil. Era uma m;usica brasileira! Eu jamais tinha ouvido antes. Gostei. Toques de tambor, samba, ritmo, alegria e muita harmonia.

Antes de ir a festa Anderson me convidou para jantar em sua casa. Jantar especial: sushi. Maravilha, não fosse o meu estado meio estranho, onde os cheiros, os sabores e até os sons se convertem em algo que não se assemelham ao normal. O jantar foi divertido. Antes, a preparação, a desgustação. Alguém havia levado caviar. A combinação caviar+sushi, estranha ao paladar. Comi pouco. Tomei vinho.

4.11.04

Novembro

Novembro chegou. Chegou com chuva. O final de outubro trouxe um pouco de chuva. Dias quentes, se é que se pode dizer tal palavra ao se falar do tempo aqui neste perí­odo. De qualquer forma as noites de s;abado e domingo, 30 e 31 de outubro, respectivamente, registraram uma temperatura amena, agradável: 10 graus.

Normalmente o outono chove muito. Temos um outono agradável, com pouca chuva. Desde que cheguei aqui no Québec choveu muito pouco. Meus amigos me dizem que já deveria estar nevando. Acordo ansiosa todos os dias para ver a neve e não a encontro.

Sinto-me um tanto ansiosa por presenciar a neve. Tenho desejo de correr pelas ruas, pegar um monte de neve e fazer figuras diversas, bonecos, animais. Também pretendo aprender algum esporte de inverno. Esquiar no lago! O grande lago se transformará numa enorme pista de patinação, nem dá para acreditar. A camada de gelo que se forma durante o inverno será tao, tão espessa que transformará a água em gelo.

Esqui parece algo m;agico. Descer a montanha, a grande montanha numas coisinhas como aquelas, é definitivamente mágico. É claro que, como uma principiante, eu esquiarei apenas em lugares planos, mas é certo que não deixarei de experimentar esta magia que é esquiar.

É novembro. Faltam 19 dias para o Natal. Uma amiga que mora nos Estados Unidos, a Adriana, me conviodou para passar o Natal e o Ano Novo com sua família. Fiquei muito feliz com o convite, mas não irei. Além de ter coisas pendentes para resolver aqui, o meu desejo é passar estas festas de final de ano com meus amigos de Sherbrooke.

3.11.04

Jantar especial

Na sexta, 29 de outubro, eu e o Maurice preparamos um jantar especial. Preparamos um "fondue chinois" com carne e frango, uma delicia. É um jantar longo, conforme me explicou o Maurice, pois a comida é preparada à mesa enquanto conversamos. E foi o que fizemos.