26.2.05

Semana

Semana cheia de atividades. Não dá para descansar. De 9 as 11:15, curso de Comunicação oral. Pausa. De 12:15 as 14:30, atelier de comunicação oral e logo em seguida, curso de comunicação escrita.

Na quinta-feira os estudantes da Faculdade de Letras e Ciências Humanas fizeram uma assembléia e decidiram greve por tempo indeterminado. O primeiro ministro do québec, M. Jean Charest pretende cortar mais de 100 milhões de bolsas para estaudantes.

Interrupção do curso de francês. Próxima semana, semana de relaxe para os estudantes de graduação. Não teremos curso algum, mas será uma semana para estudar muitos assuntos pendentes.

20.2.05

Fim de semana

Ufa! Parece que terminou o meu fim de semana de trabalho, isto porque não fiz outra coisa durante este fim de semana senão estudar. bom, pelo menos come¸o a ver algum avanço no meu trabalho.

Ora vejam só, acabei de descobrir como fazer a letra "A" com o sinal de "Til" aqui neste teclado francês! Tecle ALT + 198 = ã

Super! Acho que vou fazer uma coleção de coisas inúteis que ando por descobrir neste teclado francês.

15.2.05

Fotos

Não deveria nem contar isto, mas é fato, aconteceu. Simplesmente estou desolada. As fotos belíssimas que pensei haver feito das casas aqui de Sherbrooke, nao foram reveladas porque o filme não estava encaixado. Dá para acreditar? Mas foi isso exatamente o que aconteceu. A sorte é que o filme era de apenas 12 poses e o segundo filme (que trouxe do Brasil com minha maquina de uma pilha só) deu umas fotos bem bonitas como a das flores e da minha primeira missa aqui no Québec.

Prometo que vou fazer fotos das casas, agora com uma boa máquina digital.

Curso de Francês

Terminei o curso "Visitamos o Québec" e nesta semana comecei dois novos cursos: Comunicaçao Oral e Comunicação Escrita. O curso é de intermediário, ainda não me sinto boa em francês para fazer um curso avançado.

Nestes novos cursos, novos colegas: Anna, é sueca e é supertímida, ela fica vermelha quando tem que falar algo para todo o grupo. Três colombianos: José, Luis Eduardo, que são professores e Maria Isabel que é jornalista.Uma iraniana muito simpática que estuda doutorado em Engenharia Química, no seu doutorado ela pode escrever em inglês, o seu objetivo no curso é apenas aprender uma nova língua para se comunicar e fazer novos amigos. Um jovem marroquino que joga na seleção Vert et Or, o time de futebol aqui da Université de Sherbrooke. Ele é muito amigo dos brasileiros Fabrizzi e Filipe que também estão no curso.

Há um outro jovem do Irã que estuda Engenharia Mecânica. E ainda as colegas: Camille, Léa e Emilly, muito simpáticas. Uma canadense de Ontario, uma chinesa e uma americana de Idaho.

Além de Sara e Vick, as professoras, temos os animadores pedagoógicos: Nicolas, Marie-Eve, que é minha colega e é muito animada mesmo, e o Jean Tomas, estudante de Literatura comparada e me pareceu um jovem muito interessante por sua escolha em estudar tal tema.

É isso, um grupo heterogêneo. Uma torre de Babel. Mas eestamos indo bem!

St Valentin

14 de fevereiro, dia de ST Valentin aqui na América do Norte. É uma data para maigos e namorados se confraternizarem. Mauricio recebeu cartoes de sua ex-mulher e também de sua filha, a Marie-Andrée, que por sinal, enviou um cartao com palavras muito carinhosas.

Eu ganhei flores e chocolate e enviei cartoes virtuais para amigos.

11.2.05

Foto da primeira Missa no Québec




Foto em frente à Igreja Santo Espírito no dia da minha primeira missa aqui no Québec.

O dia em que ganhei flores!


Foto do dia em que ganhei flores do meu amigo Maurício. Início de dezembro de 2004.

10.2.05

Reunião

Hoje participei de uma primeira reunião aqui no grupo de pesquisa. Umas das coisas que acho interessante aqui é o fato de reitores (a universidade tem vários, de pesquisa, etc) e professores catedráticos e doutores trazerem seu almoço em e aquecerem aqui no salao personal. A reitora da faculdade de Educação se aproximou de nós, eu, Nancy e Anderson, quando almoçávamos no salão personal e nos perguntou se gostaríamos de enviar alguma coisa para Feira de Santana. Admirável.

Na reunião de hoje o diretor do centro de pesquisa, após as palavras iniciais e esclarecer o motivo da convocação, abriu, sem a menor cerimônia, uma caixa de pizza e começcou a fatiá-la, ali mesmo, diante de todos. Outros estudantes também estavam munidos de lanche, mas foi uma pequena parte, três apenas.

Durante as aulas todos levam alguma coisa para beber ou comer, principalmente quando o curso vai até à noite.

Eu acho que seria uma excelente idéia as universidades do Brasil terem uma sala de convivência para os estudantes. A Universidade de Sherbrooke tem salas com sofas, tv, geladeira e microondas para os estudantes aquecerem seus almoços. No Brasil, pelo menos em minha cidade, estudante levar lanche para a escola, é coisa de criança, levar almoço, boia fria. Por estas e outras é que considero admirável.

8.2.05

Carnaval

Hoje é feriado no Brasil. Feriado de Carnaval. Aqui no Québec algumas cidades comemoram o carnaval. O mais famoso é o carnaval da vila de Québec. A data da festa é de 28 de janeiro a 13 de fevereiro, mas as atividades acontecem apenas nos finais de semana.

O carnaval na vila de Québec é uma festa familiar. Encontramos familias nas ruas, as crianças puxadas em seus trenons, cachorros, gente de todas as idades.

Chegamos no sabado a tarde e apos nos instalarmos no hotel, eu, Yannick, Anderson e Nancy, começamos a fazer um tour pela area da festa. É preciso pagar um passaporte de entrada, custa sete dolares. É um bonequinho, o Homem do Carnaval, simbolo da festa. Este passaporte nos dá direito a participar da festa em toda a temporada.

As atividades sã diversas: glissar na neve numa espécie de bote, paga-se 2,50 dolares, adultos, e 0,75 centavos, crianças. É incrivel, descemos numa velocidade alucinante e gritamos o tempo todo. Visitamos o Castelo de Gelo, maravilhoso. Ha tambem um Concurso Internacional de esculturas no gelo. É algo esplendoroso de se ver. Amei a escultura do Québec cujo titulo é "Jouex de vivre", a do Marrocos, "Le Nord e le Sud". Senti falta do Brasil.

A noite fomos assistir o desfile dos carros alegóricos numa grande avenida, nao ficava perto do hotel e tivemos que pegar um ônibus. Pagamos 2,50 pela passagem do ônibus. Tudo é apgo aqui!!! Mas o desfile foi o maximo, muita publicidade nos carros, tudo infantilmente delicioso. A musica: "Carnaval, carnaval..." não lembro o que dizia, mas é bem melodiosa. Um grupo nao parava de cantar dentro do ônbus quando retornamos ao hotel. Por falar em ônibus, acho que tivcemos um pequeno engarrafamento, acho porque não dava para ver nada do que se passava fora do ônibus! Os vidros estavam todos embassados de neve junto com alguma poeira. Yannick usou sua mão (calçada com luva) para limpar o vidro da janela e sua luva ficou completmante branca.

Voltamos para o Castelo de Gelo, era quase 22h, dançamos e nos divertimos durante uma hora. Por volta das 23 horas retornamos ao hotel.

No café da manhã nos deliciamos com um maravilhoso brioche. Um não, porque todo mundo repetiu pelo menos duas vezes. A pobre da madame que trazia os alimentos para a mesa de serviço andou muito neste dia.

7.2.05

Salsa

Eu estava ansiosa para começar o curso de salsa. Merengue é interessante. A bachata é completamente brega, mas é hilária, simplemeste não dá para dançar sem rir. É um tal de 1, 2, 3...point; 5, 6, 7...point. Quando você fala "point" você precisa literalmente apontar o quadril para o lado, para fazer tal movimento é necessario levantar um pouco a perna. Conta 3 e aponta para a esquerda e depois mais 3 e aponta para a direita.

Quando todo mundo dança separado, no mesmo ritmo eu considero bem bonita aquela profusão de "points".

Na última quarta, 2 de fevereiro, quando a Iemanjá no Brasil recebia os seus presentes no mar eu aprendia os primeiros passos de salsa: 1, 2, 3...pause; 5, 6, 7... pause! Super! A salsa é muito sensual, muito bonita mesma. Eu acredito que a dança aqui no norte é verdadeiramente uma forma de liberar a sexualidade que me parece um tanto reprimida aqui, e nao poderia ser diferente com um clima tão frio é dificil você expressar sua sensualidade quando está envolvida em tantas roupas e mantôs. O clima inspira uma certa austeridade nas emoções.

Maurício me contou que há alguns anos, durante uma reuniao séria, com cerca de 200 participantes, no final entrou um grupo de dança para apresentar, lambada! Foi surreal, diante daquele publico sério, engravatado, frio (a temperatura), mulheres formalmente vestidas e entra um grupo de homens e mulheres esvoaçantes. Mulheres que vestem saias minusculas, homens com calças e camisetas apertadas. O movimento, o rodopio, os corpos colados e o movimento frenético dos quadris. Resultado: não ficou uma só pessoa para assistir. Verdadeiramente surreal esta cena.

Encomenda

Tem algum tempo que planejo encomendar algumas coisas do Brasil para minha mãe. Até ja enviei uma lista por e-mail.

Nesta semana minha irmã finalmente vai enviar pelo correio:

- Camarão seco: nao se encontra aqui de jeito algum. encontrei uns em Montréal mas a aparência era horrivel.

- Cremes hidratantes para o rosto

- Biquínis: o verão vai chegar e eu nao trouxe biquini algum.

- Livros de Fernando Verissimo

- Uma blusas de verão

- Chás de erva-doce, camomila e cidreira e também farinha de mandioca.

Fevereiro

O mês de fevereiro chegou! Eu completei quatro meses aqui no Canada. Em janeiro fiz o meu primeiro jantar em casa e convidei meus amigos: Anderson, Nancy, Yannick, François, Nicolas e Maurice. Muita coisa aconteceu neste mes de janeiro! Nancy fez um jantar em sua casa e nos convidou. Comeicei a dirigir, na verdade dar umas voltas com o carro de Mauricio.

E finalmente chegou o dia 1º de fevereiro. Dia da minha mudança para o CRIE. Eu refleti muito, pensei, pedi conselhos a meus amigos sobre a minha dúvida de continuar trabalhando num centro cujo objeto de pesquisa é a pedagogia universitária. Resolvi mudar, fui a luta, conversei com professores que poderiam ser meus possíveis diretores, falei sobre a possibilidade de mudar de diretor. Marquei uma reunião para falar com o meu diretor e tudo ficou bem. Mudei para o novo centro de pesquisa com todas as minhas coisas. Comecei a desenvolver melhor o meu trabalho aqui. Tenho grandes expectativas.