31.7.06

Eu sou brasileira

Sou brasileira, nasci no Brasil, poderia ter nascido em qualquer outro lugar do mundo mas Deus ou o acaso fizeram com que nascesse no Brasil. Nasci numa família simples. Minha mãe quinta ou quarta geração de italianos ou espanhóis que receberam terras do rei de Portugal para ajudar na colonização das novas terras. Meu pai, descendente da quarta ou quinta geração de africanos que foram arrancados da sua terra para virem trabalhar como escravos no solo da nossa terra Brasil.

Nossa terra. Somos tão estrangeiros como tantos outros que aqui chegaram, mas nos tornamos brasileiros ao habitar esta terra e ao beber na fonte da sua cultura.

Sou brasileira, nasci no Brasil. Poderia nascer em qualquer outro lugar do mundo mas nasci neste país verde varonil. Terra onde tudo que se planta dá como disse o escrivão Pero Vaz de Caminha. Terra do futuro, terra rica e preciosa. Terra de gente alegre e feliz. Mas é também uma terra onde nos sentimos órfãos, onde o governo e os poderes travaram a tradição de corroer as nossas riquezas. Talvez, como dizem alguns historiadores, tudo seja reflexo da nossa cultura escravocrata, onde o trabalho difícil não tem valor e nos habituamos a conseguir riquezas pelos meios mais simples e fáceis.

Sou brasileira, nasci no Brasil. Quero acreditar neste país acreditando em mim. Quero acreditar na nova geração que chega com novos sonhos e novas esperanças.