31.8.06

Notícias do Brasil

Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza...
(Jorge Ben)

Este é o meu Brasil. Vivo aqui nos últimos meses e estarei em Sherbrooke em breve, assim que conseguir um lugar na lista de espera. Lista de espera? Isto mesmo, tive que mudar a data da minha passagem de julho para setembro mas ainda não tenho a data exata da partida porque todos os vôos estão lotados. Parece que os brasileiros estão todos partindo do Brasil, país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza.

Este poste é somente para tranquilizar os muitos amigos que escrevem e questionam a demora do meu retorno. Logo, logo estarei com vocês no país do gelo e do frio como afirma o nosso amigo Alys.

3.8.06

Sobre o amor

É mais difícil amar aqueles que convivem conosco no dia à dia do que aqueles que se encontram distantes

É o que parece. Podemos amar incondicionalmente as pessoas que quando elas estão londe de nós mas quando nos encontramos próximos das pessoas que amamos começamos a impor condições para amá-las. Os pais que amam os filhos mas acabam deixando implícito qwue vão amá-los mais ainda se els tiverem bom comportamento na escola, se estudarem mais, se alcançarem boas notas nos exames, se fizerem curso de inglês, natação, judô, balé ou sei lá o quê.

O casal que se ama mas todos os dias impõe condições para a durabilidade do relacionamento. São condições que rondam o campo do inconsciente e todas elas são quase sempre permeadas pelos "ses". Se você se vestir assim eu vou te amar mais. Se você se comportar deste jeito e não de outro, se você não jogar futebol com os amigos, se não sair com as amigas, se não estourar o cartão de crédito...

É célebre a frase: "Quem ama cuida". Então é isso, não somos capazes de amar incondicionalmente todo o tempo porque o fato de amar não nos exime da responsabilidade de respeitar os limites do outro ao mesmo tempo em que depassamos os nossos.

Impor condições parece algo autoritário, mas no fundo é algo que tem haver com educação. Quem ama na verdade ensina o outro a ser melhor. Quando se fala em ensinar, ao que parece, refere-se à preocupação de fazer o outro ser melhor do que ele é. Numa relação de namoro ou casamento, ou mesmo na relação de pais e filhos, amigos entre amigos, acabamos por ceder algumas coisas em nome da boa convivência.

Ceder alguns pontos na nossa forma de pensar e agir em nome da harmonia também é algo que deve ser feito por amor. Se for algo forçado, dissimulado, qualquer dia vai submergir como destroços que chegam à praia no vai e vem do oceano.