A sessão de outono finalmente começou na
Universidade de Sherbrooke!No dia 31 de agosto foi o dia oficial mas já tivemos aula na terça, dia 30.
Estou matriculada no curso de Analise Qualitativa com o professor
Pierre Paillé, considerado uns dos pioneiros na pesquisa qualitativa na pesquisa em ciências humanas aqui no Québec.
Aqui o livro base do curos:
Gostei muito da primeira aula. O professor Pierre Paillé utilizou uma técnica que ele chamou "Exercício de construtivismo fenomenológico e socail". Explico para quem não é da área de educação:
- No construtivismo devemos partir do conhecimento do aluno e do seu mundo;
- A fenomenologia busca explicar a experiência do outro;
- Social porque nós desejamos evoluir: como grupo e também nosso ambiente de aprendizagem.
Em resumo: nós nos apresentamos a um colega e depois nos apresentamos para o grupo com a identidade do colega. Foi muito interessante porque tivemos que anotar o percuso social, educacional, profissional e pessoal do nosso colega e depois nos apresentarmos assumindo sua identidade.
Foi engraçado quando a dupla era formada de sexos diferentes. Benoît, por exemplo, teve que se apresentar como sendo Stéphany.
O grupo é maduro, muito descontrído e ao mesmo tempo sério. Todos trrabalham com educação e muitos estão no primeiro ano de Mestrado ou Doutorado. O grupo é formado por 15 pessoas.
Temos quatro não-quebequenses no grupo vindos dos países seguintess des pays suivants : Congo, Argentina, França Brasil. O meu colega francês chama-se Benoît. Ele contou-nos sobre a sua dificuldade em comunicar-se nos seus primeiros dias aqui. Ele chegou há semana. Agora imaginem, ele vem da França e sente dificuldades de compreender e se fazer compreender pelo quebequense! Imaginem o que não passei aqui os nos meus primeiros dias. Mas sobrevivi!
No Centro Cultural conheci um pouco mais da vida universitária e como acontecem coisas interessantes fora do mundo das salas de aulas e dos bureaus de estudantes. Algumas: Associação de Estudantes Marroquinos, a qual me associei pois tenho bons amigos deste país; Associação de Estudantes Egípcios, não, eu nã me associei porque não consegui comunicar-me direito com os dois estudantes que estavam no kiosque; Anistia Internacional, coloquei o meu nome lá para participar; Fundaçãao Força, fundação da Universidade que ajuda os estudantes em dificuldades financeiras, irei participar como consellheira; Clube de Jogos de Estratégia (RPG); uma empresa que ofecerece curso gratuito para estudantes sobre como organizar um orçamento, comprar uma casa, etc.; um grupo que faz improvisações no Bar Kudsac (bar do campus universitário); um partido politico que, segundo o jovem explicou-me, é o terceiro partido político do Québec; Sociedade de Debate do Québec, vou participar para desenvolver a capacidade de argumentação; outro grupo que chama-se Débathon; Campus Durável; Grupo de Teatro, oferece oficinas e cursos de introduçãao ao teatro, inscrevi-me para participara da oficina de teatro; uma associação de estudantes homossexuais; um Concurso de Artes sobre vários das artísticos « udeS en spectacle »; um Clube de Foto; Engenheiros sem fronteiras; Campus para Cristo; Grupo Bíblico Universitário.
Bom, há atividades para todos os gostos e atitudes e ainda há mais pois nem todos os tipos de associações ou grupos estavam lá representados.
Fiz minha inscriçãao nas seguintes atividades:
- Passaporte Cultural : paga-se uma carta por 20 dólares e têm-se direito a assistir todos os filmes e documentários;
- Simpathisante de l’Association des Étudiants Marocaines;
- Anistia Internacional;
- Débathon;
- Sociedade do Debate;
- Grupo de Teatro
Coisitas que ganhei no quiosque da Uniprix:
Aqui a agenda da Federação dos Estudantes da Universidade de Sherbrooke, nós pagamos uma taxa para esta associação e entre outras coisas, temos direito a uma agenda. Esta aqui é do ano letivo 2004/2005: