20.8.08

Adeus a uma amiga que partiu

No último fim de semana nós perdemos uma pessoa querida. Ela se foi, nos deixou com muitas saudades e ela mesma relatou em cartas a saudade que sente de todos nós. Uma alma boa e tranqüila é a nossa amiga Rita, diligente, trabalhadora, uma boa ouvinte. Cada vez que a encontrávamos no seu salão, ela nos recebia com um sorriso terno e acolhedor.

Não lembro de tê-la ouvido reclamar da doença que sofria; não lembro de tê-la ouvido maldizer, reclamar da dor ou do cansaço. Ao contrário, ela trabalhava com alegria, seu semblante transbordava de satisfação em ver o seu trabalho realizado, em nos deixar mais bonitas. Certamente Rita amava seu trabalho e o fazia com grande satisfação. Certamente foi-lhe muito difícil abdicar do seu trabalho nos últimos anos por conta das complicações da doença; ela só parou de trabalhar no dia em que realmente o seu não respondia bem a ao seu desejo de estar de pé e atender suas clientes com o seu belo sorriso.

Sim, seu corpo deixou de obedecer a sua vontade de viver e lutar nos últimos meses. Diante de uma cirurgia eminente ela passou a se preparar para partir. Todos que a encontraram no período antes do seu internamento relatam esta impressão de despedida. E ela realmente partiu quinze dias após ter feito a cirurgia. Antes da cirurgia, no dia 03 de agosto, Rita escreveu cartas para os amigos, clientes e também cartas individuais para alguns membros da sua família.

Foi muito tocante ouvir as suas últimas palavras para nós, amigas e clientes. Amigas, sim, porque aprendemos a amar e a admirar uma pessoa com tanta vontade de viver e lutar como a nossa querida Rita.

Quero deixar aqui registrada a minha homenagem a Rita, doce amiga que partiu pois seu corpo não pode mais obedecer a sua vontade de viver e lutar.

3 comentários:

Claudio Costa disse...

Impressionante como algumas pessoas têm a serenidade de se preparar e ajudar os outros para a Viagem final. Tive um colega que assim o fez, há uns dez anos, e sua despedida ajudou-nos a todos a suportar a Ausência.

Fátima disse...

... Como eu a entendo, como eu compriendo a vossa dor...
Tambem eu relato uma história igual... uma linda rapariga, com um coração maravilhoso, que eu conheci na 2ª sessão de quimioterapia, de onde nasceu uma grande amizade... onde lutava-mos em simultaneo contra a mesma doença...onde acreditava-mos que ia-mos vencer...
... e quando tudo estava a correr pelo melhor, algo correu mal...
eu continuo por aqui...vencendo por enquanto a um linfoma, a minha amiga, companheira de tantos dias de luta... Deus levou-a para o céu... deixou-nos a força da sua luta e da sua vontade de viver... a recordação do seu lindo sorriso... ela deixou o seu testemunho num blog "na minha concha-pérola" e a saudade que ela deixou entre nós...

Elyene disse...

Claudio, Fátima,

Obrigada pelos seus comentários.

É verdade, Cláudio, a minha amiga parece ter nos preparado e ainda deixou mensagens post morten. Ela nos consolou a todos com suas palavras.

Fátima, o seu depoimento demonstra força e carinho por sua amiga. Acredito que foi um privilégio para ambas se conhecerem. Grande beijo.

Elyene