3.8.06

Sobre o amor

É mais difícil amar aqueles que convivem conosco no dia à dia do que aqueles que se encontram distantes

É o que parece. Podemos amar incondicionalmente as pessoas que quando elas estão londe de nós mas quando nos encontramos próximos das pessoas que amamos começamos a impor condições para amá-las. Os pais que amam os filhos mas acabam deixando implícito qwue vão amá-los mais ainda se els tiverem bom comportamento na escola, se estudarem mais, se alcançarem boas notas nos exames, se fizerem curso de inglês, natação, judô, balé ou sei lá o quê.

O casal que se ama mas todos os dias impõe condições para a durabilidade do relacionamento. São condições que rondam o campo do inconsciente e todas elas são quase sempre permeadas pelos "ses". Se você se vestir assim eu vou te amar mais. Se você se comportar deste jeito e não de outro, se você não jogar futebol com os amigos, se não sair com as amigas, se não estourar o cartão de crédito...

É célebre a frase: "Quem ama cuida". Então é isso, não somos capazes de amar incondicionalmente todo o tempo porque o fato de amar não nos exime da responsabilidade de respeitar os limites do outro ao mesmo tempo em que depassamos os nossos.

Impor condições parece algo autoritário, mas no fundo é algo que tem haver com educação. Quem ama na verdade ensina o outro a ser melhor. Quando se fala em ensinar, ao que parece, refere-se à preocupação de fazer o outro ser melhor do que ele é. Numa relação de namoro ou casamento, ou mesmo na relação de pais e filhos, amigos entre amigos, acabamos por ceder algumas coisas em nome da boa convivência.

Ceder alguns pontos na nossa forma de pensar e agir em nome da harmonia também é algo que deve ser feito por amor. Se for algo forçado, dissimulado, qualquer dia vai submergir como destroços que chegam à praia no vai e vem do oceano.

3 comentários:

Ale e Octavio Cim disse...

Muito legal seu texto, Elyene. Concordo plenamente. Ceder é uma prova de amor.
Abraços e até setembro...

Erasmo disse...

Olá Elyene, lindo texto!!! O amor é tudo e tudo depende do amor!!! Mandei-lhe um e-mail naquele endereço do Yahoo group...espero que possa me responder...abraço e sucesso!!!

Erasmo

Anônimo disse...

Oi Elyene, tudo bem? Sou a Suzana e é a primeira vez que venho visitar seu blog, eu o encontrei visitando o do Luis e da Tati. Fui atraída pelo título "Eu em Letras" que bem poderia significar que o blog é uma tradução letrada de vc ou que pelo menos vc estuda ou curte muito o mundo das letras. Fui ver o seu profile e vi lá que vc gosta do Borges, do Umberto Eco e do Machado de Assis...
hum...quem gosta desses autores só pode estar mesmo ligado ao mundo das letras. Vc é professora? Estuda inglês, português, espanhol, italiano? Francês? Eu estudo Letras Português/Espanhol e estou pensando em viver aí no Québec. O que vc me diz sobre o assunto? Enchantée! Suzana (e_maildasu@yahoo.com.br)