9.3.05

Greve!

Eu falei que os estudantes da Universidade de Sherbrooke estão em greve, diga-se estudantes do 1º ciclo, ou seja, do Bacharelado. Não são todos, apenas a Faculdade de Letras e de Filosofia. Muitos outros estudantes também declararam greve por toda a província do Québec.

Ontem li no site da Radio Canada sobre uma manifestação de estudantes na vila de Québec. Estava o maior frio, perto de -20 com o fator vento, imagino que não é fácil sair às ruas numa temperatura destas.

A Rádio Canadá estava aqui na universidade ontem. Filmou uma pequena manifestação dos estudantes da Faculdade de Letras e Ciências Humanas. Acho que tinha uns 20 estudantes com cartazes e gritando palavras de ordem.

Maurício me disse que a grande parte dos estudantes em greve aproveitam para viajar a Cancun, República Dominicana, Cuba ou Flórida. Vão em busca de sol e calor. Uns 20 ficam aqui segurando o movimento.

O governo pretende cortar 103 milhões de dólares de bolsas de estudos. É algo sério. Na última assembléia dos estudantes de Letras, eles decidiram que o Microprograma de Francês não deve ser obrigado a paralisar suas atividades em razão da greve. Justo.

Nenhum comentário: