3.8.05

Les Escoumins e a comunidade Essipit



Na vila dos Escoumins há uma comunidade chamada deCommunauté Essipit . Esta comunidade de montanheses é de descedentes do povo Innu, gente forte e corajosa, que por força das condições de vida, o frio, as montanhas, sobrevive com muito orgulho. Essipit, na língua montanhesa significa: "o rio das conchas".

A comunidade dos Essipit possui 250 habitantes. Eu achei incrivelmente pouco o número de pessoas. Os simpáticos jovens do Centro de Informações turísticas da região me disseram que a taxa de natalidade da comunidade acompanha o mesmo ritmo do Canadá e do Québec. aliás, uma das jovens informantes pertence a comunidade Essipit.

Ao contrário do que se possa esperar, nesta comunidade não vamos encontrar o povo Innu vestido de roupas de couro animal e nem casas ao estilo tradicional. O meu sentimento foi um pouco como alguns europeus que viajam ao Brasil e esperam encontrar índios nus e macacos em árvores em vez de grandes métropeles e cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, entre outras.

Todavia, para satisfazer minha vontade, eu fiz esta foto de uma casa tradicional Innu, na cidade de Tadoussac.

Um comentário:

Anônimo disse...

C'est chez moi Essipit ;)