2.8.05

Tadoussac

Conheci a linda cidade de Tadoussac. A caminho, passamos por uma cidade que se chama Malbaie, isso mesmo, Malbaie. Algo como "Baia ruim". Conta-se que quem nomeou o local foi o Jack Cartier, primeiro europeu (francês) que chegou aqui às terras canadenses. Bom, terras canadenses é uma longa história e qualquer hora falarei sobre isso. Mas o fato é que a Baia é realmente especial, a maré quando baixa torna suas águas completamente inavegáveis. Eis aí a razão de tal nome.

É uma cidade pequena, um village, não conheci muita coisa, mas no retorno passei num Subway para lanchar.

Tadoussac tem este nome por inúmeras razões, segundo um livro que li durante o café da manhã na Maison Clauphy. Há controvérisias, mas parece que seu nome lembra "mamelles" ou "mamellon", palavra que evoca os montanheses aparecento no Rio Saguenay. Outros acreditam que o nome da baia siginifica "baia da gelo quebrado".



É a cidade mais antiga de todo o Canadá. Tem uma capela protestante que foi construída em 1866.



O grande Hotel de telhado vermelho, o Hotel Tadoussac, pode ser visto com todo o seu esplendor durante a travessia de Charlevoix, Baia de Ste-Catherine a Tadoussac. A travessia é gratuita pois não há outra forma de fazê-la senão pelo Fleuve St-Laurent.

Hotel Tadoussac - Foto retirada do site oficial:


Dormimos em Tadoussac e depois fomos visitar a cidade chamada Les Escoumins.

Nenhum comentário: