23.1.06

Hoje é o dia de votar!

Em plena segunda-feira, dia de retorno à rotina de trabalho e estudos, dia de eleições no Canada. O voto é facultativo, ou seja, o canadense não é obrigado a votar. Em resumo, quem vai sacrificar seu horário de almoço para votar? Certamente as pessoas mais conscientes e comprometidas com o destino da nação.

Jovens universitários, profissionais, e aposentados são os grandes eleitores. O problema é que um pequeno número de eleitores pode decidir a eleição. Às vezes um único voto pode fazer toda a diferença.

Todos os meus amigos e colegas daqui do Québec que ficam sabendo que no Brasil o voto é obrigatório acham isso muito interessante. Sim, pode ser. Mas no Brasil além de sermos obrigados a votar, somos também obrigados a trabalhar gratuitamente para a Justiça Eleitoral e tenho certeza que nenhum canadense ficaria satisfeito com isso.

O que lhes parece interessante, o voto obrigatório, é o fato de todos terem que votar, quando aqui no Canadá as pessoas têm a liberdade de escolher se vão votar ou não. Mas penso que exatamente por isso, os políticos aqui têm mais trabalho para convencer o eleitor que vale a pena sair do conforto de casa ou do seu trabalho, para votar. E este trabalho não se resume em palavras e promessas, mas realmente em planejamento e ação quando eleito.

É isso.

Um comentário:

Alexandre Costa disse...

ENtão quem não vota não pode reclamar, né?!

Alexandre