10.2.06

Eu amo o inverno!

O meu amigo Alexandre do Contos & Cultos escreveu um comentário sobre a sua paixão pelo frio e como ele inveja o frio que passo aqui no Québec.

Eu também amo o inverno! E é bom dizer que o inverno aqui no Québec tem uma característica especial, quanto mais baixas as temperaturas, mas o céu se mostra azul em todo o seu esplendor. Um sol fulgurante em brilho e beleza ornamenta este céu, mas o seu calor não chega até nós porque as temperaturas estão em torno de -20 graus. O problema é que este ano de 2006 estamos com um inverno europeu. Temperaturas amenas, de -5. -13 graus, e um céu cinzento, sem cor, sem brilho, sem beleza e um pouco de neve.

É bom avisar que a neve é linda, branquinha, mas nem sempre fofinha. Há vários tipos de neve, uma neve levinha que voa com o sopro do vento e que causa o que é chamado aqui de "poudrerie", que é uma espécie de poeira de neve, se é que podemos chamar assim. A poudrerie causa um fenômeno interessante, as montanhas de neve. Quando vi este fen^meno a primeira vez, eu me reportei ao fênomeo das dunas das praias de Natal e Fortaleza.

A neve que cai leve e soltinha, com a diminuição da temperatura, vai ficando mais colante; é esta neve que podemos fazer o famoso Bonhomme de neige, ou o Boneco de neve. Mais as temperaturas caiem mais a neve fica mais dura e aí não dá para fazer o Bonhomme de neige. O pior é quando as temperaturas sobem e começa a chover. Então a neve vira gelo, como o gelo e as ruas ficam completamente deslizantes, é o "verglas", ou seja, uma camada fina de gelo que se forma sobre o solo, asfalto, seja lá o quê. Ruim para andar, perigoso para mesmo para a circulação de veículos. Aqui temos que ficar bem atentos a qualquer mudança de temperatura. Se há a previsçao de chuvas após ter caído muita ou um pouco de neve, prepare-se para "pelleter" a neve ao redor da casa, senão será impossível caminhar. Os serviços da prefeitura também passam com caminhões com dispositivos especializados para retirar o excesso de neve, mas sempre fica uma camada fininha em algumas ruas menos movimentadas. E as vezes nem dá tempo de fazer isso.

Motos no inverno, nem pensar! Andar de moto aqui só no final da primavera e nos dois meses que duram o verão, junho e julho. Agosto já está frio para se aventurar em cima de uma moto, ao menos que você use roupas bem quentes.

Imaginem um brasileiro e sua família que imigram para o Canadá. Lá no Brasil ele não estava habituado a acordar uma hora antes no inverno, porque as vezes você vai precisar de uns vinte minutos para raspar a neve que fica grudada no carro. Tem que ligar o carro antes, porque assim, com o aquecimento do motor fica mais fácil a neve derreter. Outra coisa, se você deixar o carro parado uns dois dias de inverno, bom, na hora de sair você precisa jogar sal em volta dos pneus. O sal ajuda a neve a derreter.

Bem-vindos ao país do inverno! Et vive l'hiver!

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá Elyene...
Meu nome é Perla e estamos (eu e futuro maridão)no início, bem no início desse longo processo Brasil - Québec.
Adoro o que escreve.Escreve muito bem!É muito gostoso de ler.
Essa noticia em especial me tocou muito, pois o que mais me preocupa é o frio....Sou extremamente "friorenta".
Sou de Curitiba, e o inverno aqui é mais ou menos rigoroso, mas se etá 15 graus eu já estou com meias de lã por baixo da calça...rs,rs,rs.
Podemos continuar nos comunicando?
perlacwb@yahoo.com.br
Abraços
10/02/06 Ctba

Elyene disse...

Oi Perla, é um prazer tê-la aqui como uma leitora atenta. Olha, não se preocupe com o frio. Eu nasci no sertão da Bahia e estou bem adaptada aqui, imagine você que nasceu numa das regiões mais frias do Brasil.

Anônimo disse...

Elyene, minha querida, li seu blog "de cabo a robo" e fiquei muito feliz com sua identidade com o Quebec, e com Sherbrooke. Depois de muito pensar, e ler seu blog, eu e um amigo (Fernando) decidimos ir para Sherbrooke, espero que possamos passar uns bons tempos por ai compartilhando de sua companhia, e qualquer coisa que vc precisar, pedi ai que estamos quase chegando!!
Um grande abraço
Joao ( jmoreira@sc.usp.br)
Ops: Tb sou nordestino!! Só que do MA!!!

Dani, Annie e Luiz disse...

Adorei seu relato sobre o inverno.
Fico aqui imaginando que deve ser bem congelante!!
Afinal nunca vi neve! Rsrsrs...
Boa semana para vc.
Bjinho,
Dani.

Anônimo disse...

Elyene
Seu relata foi lindo. Agora amo mais ainda o inverno. Mas sempre digo para os desavisados. "Eu gosto do frio, não de passar frio".
Um beijão...
...e quem sabe um dia eu bata na sua porta pra tomar um cafezinho bem quente hein?!?!?!

Em tempo: Você me fez adorar Sherbrooke mesmo sem nunca ter estado aí!