14.2.06

Feliz St.-Valentin!

Feliz dia de St. Valentin!

Gente, hoje é o dia do santo casamenteiro da América do Norte. Além de ser o dia dos namorados, é também um dia para celebrar a amizade. Os amigos festejam este dia, enviam mensagens e se dão presentes.

Na quinta-feira teremos uma festa de St-Valentin da Associação de estudantes de mestrado e doutorado. Um amigo também nos convidou para um jantar à italiana no seu chalé. Isto não é genial?

Moqueca e alguns comentários sobre hábitos do Québec
Pode uma autêntica baiana precisar de ajuda de amigos curitibanos para preparar uma moqueca de peixe com camarão? Pois é, esta vossa amiga aqui convidou a Wal, a curitibana para ajudá-la a preparar uma muqueca no último domingo. Fomos comprar o peixe na última hora e não encontramos um peixe assim, um peixe de moqueca. Resolvemos pegar bacalhau, congelado mesmo e não é que deu certo. Uma super-moqueca, baiana-curitibana-quebequense.

No próximo sábado a Wal já nos convidou para fazer o famoso "macarrao de barranca", prato que seu pai é um especialista. Vocês também estão convidados. Tragam um vinho ou uma sobremesa. Sim, sim, lembre-se que aqui no Québec quando você é convidado para um jantar, é de bom tom levar algum "cadeau gourmet" para os donos da casa. Um vinho, um pão artesanal, uma sobremesa. Jantar entre amigos se costuma definir o que cada um vai levar ou mesmo se divide as despesas. Mas também fazem-se jantar onde ninguém é indicado para levar nada. Ainda assim, leve. É sempre de muito bom tom.

O dia da marmota
O dia da marmota, vocês já ouviram falar neste dia? Pois é, eu também não sabia. Acontece que é uma festa norte-americana também, e isto inclui o Canadá inglês.Aqui no Québec nunca ouvi ninguém dá bola para isso. O dia da marmota é comemorado no dia 2 de fevereiro.

Existe até uma comédia americana sobre o tema com o Bill Murray. Acabei vendo o filme da tal história, dormi a maior parte do tempo. É uma comédia simples, mas no fundo diz o quanto as pessoas precisam realmente mudar para amar e ser amadas. Não é simples conviver com outra pessoa!

Bom, mais o dia da marmota é comemorado com pompa numa pequena cidade do EUA que não lembro agora.

O que significa? Significa que, se a marmota sair da sua toca e ver a sua sombra, ela entrará de novo na sua toca porque o inverno vai continuar por seis semanas. O contrário significa que as temperaturas serão menos rigorosas. A primavera chegará logo.

Acho que a marmota de Sherbrooke não viu a sua sombra...

8 comentários:

Anônimo disse...

Elyene
O filme da marmota chama-se "Feitiço do tempo", na minha opinião 'maravilhoso'...e parece que nos EUA a marmota é mais importante que o BUSH neste época!
Hehehehehehe!!!

Avó do Miau disse...

Elyene, gostei do seu blog!
Beijinhos.

Anônimo disse...

Eliene....acho que a moqueca deve ter ficado muito boa mesmo! Mas vocês vão adorar o "macarrão de barranca". É uma delícia....abraços

Elyene disse...

Alexandre, então acho que fui enfetiçada pelo tempo e tudo que fazia era dormir durante o filme. A todo momento eu tinha que voltar o filme para ver a parte que perdi! Vou assistir de novo. Prometo!

Salut Dra. Daniela. Obrigada pela visita e pelo elogio. Comecei a ver os blogs que vc participa agora. Vejo que voltarei mais vezes.

Oi Vânia! A moqueca ficou boa? Ficou deliciosa! O caldo que restou ainda fiz uma sopa que comerei hoje :)

Anônimo disse...

Olá Elyene....

Quer dizer que a minha conterrânea mandou bem na cozinha baiana?
Adoro esse tipo de programa...Desse social que rola em torno de um jantar entre amigos...Se realmentes formos para Sherbrooke...prometo convidar ambas para a minha especialidade: STROGONOFF...e sobremesa...PAVÊ!!!!
Um beijão.
Perla - CTBA
perlacwb@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Bonjour Elyene !
Commant ça va ?
Je suis bresiliène et a decouvrir cette nouvel...

"Saviez-vous que...
Le Café Zybaldone est l'unique restaurant à but non lucratif de Sherbrooke. C'est une école entreprise de type "insertion socioprofessionnelle" qui soutiend les jeunes de 16 à 30. Situé au 113 Wellington Sud, le café est ouvert de 8 h à 14 h. On y sert des petits déjeuners originaux, de succulentes soupes, d'exquises salades froides, des sandwichs réinventées, du café équitable et bien plus encore....



Les prix sont abordables et les plats offerts sont presque entièrement bio et d'excellente qualité...



Pour tout savoir sur l'audacieux menu du Zybladone fairtes le :

www.tremplin16-30.com/menu.htm

Salut
Fabiano
du Brèsil

Anônimo disse...

Olá Elyene, Me chamo Marcelo, sou de Belo Horizonte e faço planos, de em breve, estar ai fazendo parte da comunidade brasileira em Quebec. Por isso, desde já, quero anunciar que para o jantar que eu for participar, vou levar um rocambole de noses. Um abraço
Marcelo

Anônimo disse...

Olá Elyene,

meu nome é Alessandro e sou de Belo Horizonte. Estou tentando estudar bravamente o francês para, brevemente estar por aí em Sherbrooke.
Já somos amigos no Orkut, mas nunca tinha visitado seu blog.
Parabéns pela iniciativa e boa sorte por aí.

um grande abraço,

Alessandro
Belo Horizonte