3.4.06

Sobre mercado de trabalho em Sherbrooke

Pessoal, muitas pessoas me perguntam sobre o mercado de trabalho em Sherbrooke. Vou começar a falar sobre este tema aqui. Penso que ao lado da integração à cultura local, ao clima, à língua, a questão do trabalho é algo primordial para os seres humanos. Hora essa, a pessoa ou a família que pretende imigrar precisa ter um apoio do serviço de imigração. Nos últimos dias, comecei a ruminar conversas com amigos quebequenses, com imigrantes, depoimentos que li na lista de Imigração Canada do Yahoo Groups, depoimentos e questionamentos de pessoas que moram ou pretendem morar no Canadá. Toda esta reflexão me fez escrever estas linhas aqui.

Deixei um trecho desta mensagem na nossa comunidade Brasileiros em Sherbrooke para tentar responder a algumas pessoas que me perguntaram diretamente. Sinto pelas pessoas que me questionaram mas estou realmente sem tempo de responder a cada uma diretamente. Vou tentar falar aqui.

Primeiramente gostaria de deixar claro que muita das coisas que vou escrever aqui, fazem parte da minha observacão e reflexão pessoal. Não tenho dados estatísticos para comprovar nada, não me baseio em nenhuma pesquisa ou enquete.

Vou falar diretamente sobre a região do L'Estrie, onde fica a cidade de Sherbrooke porque é a região onde moro. Vejamos. Na região de Sherbrooke os maiores empregadores são: 1. Universidade de Sherbrooke; 2. Setor de Saúde; 3. Comissão Escolar.

Segundo um amigo que já trabalhou no setor orientação ao trabalho, a economia da região é baseada principalmente em serviços. Não se tem aqui grandes usinas (indústrias) que possam oferecer empregos a uma gama de especialistas. Dentro do setor de serviços o grande empregador é mesmo a Universidade. Mas atenção, isto não significa que um imigrante brasileiro vai chegar aqui e vai encontrar trabalho na universidade. Existe grande possibilidade para estudantes, ou seja, empregos temporários.

O setor de saúde é um campo promissor aqui na cidade, incluindo o campo para farmaceuticos. Mas isto também não significa que você da área de saúde vai chegar aqui e encontrar emprego fácil. Penso que não preciso falar do caminho das pedras para a validação de diploma com as ordens profissionais.

O outro setor o de educação, é um grande empregador sim, mas não para imigrantes. Como as outras profissoes regulamentadas, professor aqui tem que ter estudado em uma univerdade quebequense para exercer a profissão. Professor do primário e secundário, que corresponde ao nosso ensino fundamental e médio.

Existe demanda para professores nas áreas de ciência e tecnologia e também para professor de inglês. Mas nao é simples. Claro que toda a barreira da língua, que já é um grande problema, ainda existe o fato de cada comissão escolar ter as suas próprias regras para contratar um professor. Para vocês terem uma idéia, com mestrado e doutorado feitos em universidades do Québec, um estrangeiro seguramente podera ter um cargo de professor numa universidade, no entato, jamais podera ensinar no primário ou secundário. Pode ser que consiga ensinar em escolas para adultos ou no Cegep, principalmente se sua área for ligada a ciências ou alguma especialidade como contabilidade, administracao, construção, etc.


Mas vocês podem dizer: Mas o Canada não tem carência no setor de saude? Tem, tem sim. Mas é preciso saber onde e os caminhos a seguir (reconhecimento de diploma com a ordem de médicos ou enfermeiros, etc.). Os empregos na area de saúde podem estar em lugares que ninguém quer ir, como lá no norte do Québec onde mesmo no mês de abril as temperaturas ainda estão em -20...

É importante saber que quando a imigração fala que existe demanda em alguma área específica, os responsáveis não dizem onde é a cidade, a região que realmente precisa deste profissional. As estatísticas são generalistas e não apontam as verdadeiras regiões onde faltam profissionais. Creio que se mostrar, muita gente não vai querer se candidatar a ir para lá.

Outra coisa interessante nesta questão da saúde é que a própria ordem ligada aos médicos e enfermeiros parece dificultar o acesso de outros profissionais vindos do estrangeiro. Parece interessante haver menos profissionais no mercado. Algo como se o passe se tornasse mais valorizado.

Acompanho uma jovem no Orkut que começou o seu processo de validação do diploma com uma ordem profissional. Desejo muito sucesso para ela e acredito que será exemplo de luta e persistência.

Neste site do Emploi Québec, podemos fazer uma pesquisa sobre as ofertas de emprego por região. Confesso que tive uma grande surpresa. Falarei mais no proximo post.

Courage a toutes et a tous.

Technorati Tags: Permalink

7 comentários:

Anônimo disse...

Elyene, muito legal o seu texto!
Mercado de trabalho é realmente um ponto muito importante na hora de se tomar essa decisão de ir para outro país.
Tavez você não saiba responder, mas tenho uma dúvida. Em determinado ponto você diz "professor aqui tem que ter estudado em uma univerdade quebequense para exercer a profissao". Isso também vale para professor de maternal, ou seja, para dar aula a crianças de 3-4 anos?

Elyene disse...

Leonardo, aqui no Québec até para trabalhar em creche você precisa de formação. É um curso do Cegep que se chama Tecnicien en Garderie. Para se ter uma idéia pedreiro, encanador, eletricista são exemplos de formação de nível secundário.

Anônimo disse...

Elyene
Você é a fonte de informação número 1 de todos que vão parar aí.
Você está de parabéns por ser tão profissional até mesmo para uma simples informação!

Anônimo disse...

Olá, Elyene!

Ça va?
Tomei a liberdade de postar um fragmento do seu texto (de 3 de abril) na Comunidade "Maura, me ajuda!" ( http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=3645748&tid=2447965963827237826&na=2&nst=1 ).

Tudo começou porque eu queria rever um tema que você discutiu, há cerca de um ano, sobre a adoçao de criança por casais homossexuais.
Antes que eu iniciasse a pesquisa, vi sua matéria sobre empregos na área da saúde , e o julguei perfeito para a leitura dos interessados, naquela comunidade.
Vou, agora, retomar minha pesquisa, e, se encontrar o tópico, anexarei decisao histórica que foi tomada por autoridades brasileiras, referentes ao assunto.

Um grande abraço,

Mariana

Elyene disse...

Salut, Mariana

Je suis bien, merci.

Os textos postados aqui têm mesmo o objetivo de serem lidos e discutidos. Agradeço a você por citá-los.

Grande beijo

Mis disse...

oLÁ


Sou formada em Pedagogia e gostaria de saber se poderei dar aulas no setor primário do Quebéc?

Grata,

mislenegs@hotmail.com

Ericson & Guiga disse...

Oi tudo bem??

Estou formando em turismo e darei entrada nos proximos meses em meu processo.. Eu gostaria muito de ir para uma outra cidade que não fosse Montreal. Você acha que Sherbrooke, oferece oportunidade em Hoteis, Agencia, cia aerea? Essa area de Turismo é boa por ae?

ericsonbenicio@yahoo.ca