14.6.05

North Hatley




Num domingo de primavera, um sol brilhante mas não muito quente, viajamos para a pequena cidade de North Hatley. Um passeio agradável. Levamos sanduiches, suco, água, frutas. Passamos o domingo a visitar esta linda e bucólica cidade.

North Hatley é uma pequena cidade, mas muito rica, com casas belíssimas. Um colega meu tem um chalé por lá. Ele é de Luxemburgo. Ele convidou toda a turma para uma festa de despedida da sessão de inverno, eu, infelizmente não pude comparecer, o que lamentei muito, principalmente depois de conhecer as belas paisagens desta linda cidade.





North Hatley fica somente a 30 km de Sherbrooke. Muito simples, não é mesmo? Basta pegar o carro e em minutos estamos lá. Fizemos isto no dia 29 de maio e certamente faremos outras vezes. Podemos escolher qualquer uma das cidades vizinhas.

Fizemos o nosso piquinique à beira do lindo lago Memphremagog.

3 comentários:

Anônimo disse...

A Elyene disse: "Podemos escolher qualquer uma das cidades vizinhas." Assim é que, quando viajo para algum lugar, fico andando de surpresa em surpresa enquanto exploro os arredores.

Clicando numa foto vê-se que se acede a todas as demais fotos da Elyene. Noto que já pelo fim de maio sumiram quase todos os vestígios do inverno. No dia de hoje, nada lembra mais a passagem dessa estação.

Aproveito para entregar uma pequena aula de história sobre a região cuja capital é Sherbrooke e em que se percebem vestígios da colonização inglesa outrora onipresente. Sherbrooke mesmo é o nome de um antigo general do exército britânico. As ruas são repletas de nomes que lembram a Coroa e as famílias reais inglesas: King, Queen, Victoria, George, Prince, etc.

A região foi criada pela Coroa inglesa perto da fronteira com os Estados Unidos para os americanos que lhe ficaram leais durante a guerra de independência dos Estados Unidos dos anos de acerca de 1775. Foram os "Eastern Townships", com terras dadas aos "Loyalists" (partidários da lealdade)assim como com vários privilégios políticos. Naquele tempo a região estava povoada unicamente de ingleses, enquanto agora estes constituem uma minoria de um pouco mais de 5 % do povo.

Traduzimos em primeiro o nome literalmente para o francês "Cantons de l'Est", mas agora o nome oficial, que passou a ser cada vez mais empregado é "Estrie".

Ocorreu o fenômeno que um historiador chamou de "vingança dos berços" ("revanche des berceaux") dos francófonos e que fez com que o povo de 60.000 habitantes no dia da conquista inglesa de 1760 alcançou o número de 7.000.000 de habitantes enquanto os ingleses engendravam poucos filhos. Houve numa certa época uma média de oito filhos por mulher francófona.

Por isso é que a região inteira acabou aos poucos se tornando francófona, assim como o Quebec, apesar da imigração maciça de anglófonos.

Na região encontram-se muitos nomes ingleses, entre outros North Hatley e Waterloo (nome da cidade em que o imperador Napoleão foi derrotado pelos ingleses).

Um abraço.

Alain Brabant

Anônimo disse...

Incrível...realmente vc é uma pessoa de sorte. Que ela te acompanhe sempre por esses caminhos da vida. Seja feliz e continue nos mostrando seus passeios. Eu adoro viajar, mas faço isso muito pouco!!!

Claudio Costa disse...

Cada vez que você descreve um passeio desses, viajo virtualmente. Obrigado pela possibilidade. Romantismo é isso: estar juntos, em qualquer lugar.