27.9.06

Sobre música





Nestes dias de Brasil pqassei algumas horas a escutar música e ler, dois dos meus passatempos preferidos. É claro que sou destas pessoas que são capazes de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, então não pensem que fiquei parada de pernas para o ar a escutar músicas. Fiz isto dentro de diversas situações do cotidiano: enquanto estudava, arrumava algo, durante a ginástica ou mesmo caminhando pelas ruas e percebendo o que outros escutavam. Aqui, tento fazer algumas obervações.

A música que fica nos ouvidos da maioria de nós é uma música fácil, simples, de melodia singela e letra como chiclete, diriam alguns. É assim que um grupo apostou numa música que dizia: fácil, extremamente fácil / pra você, e eu e todo mundo cantar junto. É assim que a maioria das letras apostam num refrão fácil de gravar.

Acontece exatamente que mesmo às vezes ouvir ou repetir um refrão destas músicas, não é este o tipo de música que são as minhas preferidas. Desta nova safra de grupos gosto do Los Hermanos, por exemplo. Fui ao show do Los Hermanos e presenciei um público quase que indiferente à música deste grupo. Não se ouve muito nas rádios pelo que me consta, talvez seja este o motivo. Sabemos bem o que se passa para uma música ser tocada nas rádios até ser completamente memorizada pelo público.

O caso é que a sonoridade, a letra, a melodia das músicas do Los Hermanos é um tipo de música que me agrada e fiquei um tanto perplexa com a quase indiferença do público aqui de Feira de Santana.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Elyene,

Não sei em relação aos baianos, mas os mineiros gostam muito dos Los Hermanos, inclusive eu, tirando a música Ana Júlia, que é um exemplo destas músicas chicletes que vc disse... não sei se chegou a escutar mas inclusive eles tem uma música em francês, é bem simples... depois te falo o nome dela já que agora não me lembro.

Abraços

Ale e Octavio Cim disse...

Oi, Elyene. Em Curitiba, depois de Anna Julia pouco se falou en Los Hermanos. Eu nao sou super-fa, mas sou "simpatizante". Gosto muito das musicas deles na voz da Maria Rita, nao sei se vc já escutou... Abraços.

Anônimo disse...

Elyene. Você não pode imaginar a felicidade de ver e ler você novamente. Por incrível que possa paracer 'para você', eu estava morrendo de saudades. Afinal você foi a primeira pessoa que conheci virtualmente quando abri meu blog! Você é o meu ponto de partida. Olho para o começo de tudo e vejo você lá, me comentando, e vejo tb todas as coisas que você escreveu e que eu comentei. Procurei pela sua cidade no Google earth e sempre que posso vou até a sua cidade (via satélite) é claro. Vejo as fotos que você postou e me sinto em Sherbrooke. Muito bom te ver novamente.

Beijos!