6.1.05

Antes do Ano Novo

Antes do Ano Novo chegar uma grande onda cobriu a Terra na sua faixa oriental. Um terror por assim dizer. Assistimos atônitos as notícias do dia 26 de dezembro de 2004. Primeiras imagens na Internet, depois a televisão foi ligada. Um silêncio e tristeza cobriu nossos corações naquele dia. Depois do Natal, o jantar, a festa, a Missa de Natal. As palavras, os abraços, os beijos; Joyeux Noël e tudo terminava com aquela tragédia...

As notícias, os mortos, mais de 100 mil pessoas que foram tragadas pelas ondas. A visão dos corpos em meio a escombros, pedaços de madeira.

Data: 27 de dezembro. Local: Ottawa. Cinema. Filme: La Force de la Nature. Fechei meus olhos, nao conseguia ver aquilo.

Animais que misteriosamente se salvaram. O que temos a aprender com eles? Cora Ronai escreveu hoje em sua coluna do Globo:

Apesar de todo o progresso tecnológico, pode ser que a chave da nossa sobrevivência como espécie esteja na compreensão deste singular episódio. Que misteriosa qualidade de previsão é esta que os animais conservam e que nós perdemos? Terão todos eles a mesma capacidade de fugir a tempo dos terremotos, ou os que não a tem sabem ler, nos outros, os sinais do perigo? Como foi que nos afastamos dessa maneira dos demais habitantes do planeta? Será que foi isso que aconteceu com os dinossauros? Seremos nós, humanos, os próximos dinossauros?

É realmente para se pensar.


Nenhum comentário: