19.1.05

Serviço médico

Ontem falei com minha irmã sobre o funcionamento do serviço médico aqui na universidade. Nós pagamos um seguro saúde anual de cerca de 500 dólares. Temos direito a consulta com um médico generalista. Um médico especialista custa muito caro. Eu penso que pobre aqui só vai em médico clínico geral.

Com o seguro saúde temos direito a reembolso de todas as despesas com remédios. Pelo menos isso! Outra coisa, dentista aqui é caríssimo. Os dentistas sao riquissimos. Os médicos também. O meu seguro saúde paga somente a limpeza dentária e acho que 70 % de outros tratamentos.



Hoje fui no serviço de saúde. Fui a primeira vez no final de novembro e só consegui um rendez-vous (encontro, consulta) com o médico no dia 10 de dezembro. O Dr., muito simpático fez, com muita paciência, todas aquelas perguntas de praxe, escutou coraçao, pulmao, examinou olhos, garganta, ouvidos. Percebeu acúmulo de cera nos meus ouvidos então passou uma lavagem. Nunca fiz. A enfermeira Eveline me deu um tipo de óleo para usar durante 3 dias (era uma sexta-feira), deveria voltar na segunda para fazer a lavagem. Nao voltei. Primeiro que o tal óleo causou um pouco de dor nos meus ouvidos e passei o fim de semana sem dormir direito. Segundo que me lembrei da última vez que fiz esta lavagem no Brasil e a sensaçao nao é nada agradável. Fiquei tonta e levei uns quinze minutos para voltar ao normal.

É, mais esta noite não dormi bem. Ouvi muito barulho dentro do meu ouvido e resolvi voltar ao médico. Quando dizemos que é um caso de emergência somos atendidos na mesma hora. A enfermeira Eveline escutou quando falei à secretária sobre o meu problema e ela se recordava perfeimente de mim! Ela teve uma amiga brasileira, e falar em Brasil tornou-se uma boa referência. Fiz a lavagem do ouvido, primeira etapa. Eveline pediu que eu utilizasse o óleo outra vez e retornasse no dia seguinte.

Um detalhe importante: não senti nenhum mal-estar durante a lavagem, apesar da mesma ser feita com água - o mesmo método do Brasil. Voltarei amanha para finalizar o trabalho.

A Eveline me disse que um dia ainda visitará o Brasil. Eu a convidei para ir comigo.

Nenhum comentário: