1.7.05

Do Dia Nacional de Mudança no Québec ou do Dia Nacional do Canadá

É, hoje 1º de julho é o dia Nacional de Mudança no Québec. É inacreditável, masi de 200 mil pessoas mudaram de endereço nesta data. Bom, meu amigo Anderson fez sua mudança no dia 30 de julho. Foi muito bom. As 11h nós saímos da Universidade para embalar as últimas coisas e começamos a levar para o novo apartamento que fica a duas quadras do antigo.

O novo apartamento é maravilhoso! Enorme! Um apartamento de "pièces et demi", ou seja, 3 quartos, uma sala, uma grande cozinha/sala de refeições e um banheiro espaçoso onde ele pode colocar a sua lavadora e secadora de roupas. Muito bonito. Um duplex, com uma piscina e jardim. Muitas janelas, muita luz e espaço, muita área verde. Realmente muito agradável. E mais, fica próximo do belíssimo Parque Jacques-Cartier, próximo de um centro de compra, supermercados, restaurante e ponto de ônibus. Simplesmente perfeito. E ainda por cima com um bom preço.

Hoje foi a Marie-Andrée que fez sua mudança. Ela morava ao norte de Sherbrooke numa região muito agradável, no condomínio onde a maioria dos habitantes já fez sua aposentadoria. Muito bom, área agradável com muito verde, centro de compras, ponto de ônibus, táxi, tudo bem confortável para pessoas de idade avançada. Fiquei impressionada de ver como os aposentados têm uma boa qualidade de vida neste espaço, alguns andam numa espécie de carrinho/cadeira porque não conseguem se locomover longas distâncias, como para ir ao supermercado.

Nesta semana eu li em alguma parte que uma equipe do sistema de Segurança Social foi convidada pelo governo argentino justamente para ensinar como tratar os aposentados. O Brasil precisa aprender também! Os nossos aposentados são tratados como párias em nossa sociedade!

Bom, o dia 1º de julho também é o dia da Festa Nacional do Canadá e a mim, parece-me sintomático que os quebequences tenham escolhido justamente este dia para o dia nacional de mudança.

3 comentários:

Luciana disse...

Olá Elyene!
Menina, meu marido me disse que esse dia é demais!!
bjs

Anônimo disse...

Eu aqui acho estranho e interessante ao mesmo tempo heheh!!

Anônimo disse...

nossa! Achei super curioso ese negócio de dia nacional da mudança! Sou uma brasileira que ama o canadá sem nunca tê-lo visitado. Tenho muita vontade, mas isso faz parte, hoje, de um sonho distante. Me parece um dos melhores países para se viver, principalmente porque as pessoas são respeitadas... Amei seu blog, parabéns pelo conteúdo