25.11.05

Uma boa pergunta

O jovem Kleumerson fez uma questão interessante na nossa comunidade de Brasileiros em Sherbrooke:

Olá Pessoal,

Estava lendo algumas informações na internet,que falava sobre a taxa de
empregabilidade no Quebec, ou seja, a província do Quebec possuem a maior taxa de desemprego ficando em torno de 8,7%.
Porém ainda não conseguir entender porque o governo incentiva a imigração.Pois desempregados não pagam impostos para o governo, será que realmente o Canadá não possuem pessoas qualificadas para disputarem as vagas em demanda que existe no canadá ? Qual é a verdadeira face desse processo de imigração?
Kleumerson


Com algumas modificações, trago aqui a resposta que deixei na comunidade:

De maneira geral você tem razão ao colocar esta questão, Klemeurson. Realmente nós devemos questionar porque o Canadá e mais particularmente o Québec incentivam a imigração se aqui existe desemprego?

A primeira coisa a ter atenção é que a taxa de desemprego do Canada é menor que na França, por exemplo. Outra coisa é que quando se fala de desemprego aqui no Canadá, nós precisamos olhar a situação de forma bem particular. Por exemplo, uma pessoa que sai da universidade com um diploma de professor pode não achar emprego em sua cidade ou região, mas uma outra cidade ou região pode oferecer vagas de emprego e não ter trabalhasor qualificado para este mesmo domínio.

Outra coisa que é bem clara aqui e que o programa de imigração não esconde, é o problema da diminuição da taxa de natalidade. Para se ter uma idéia nos anos 1970 a taxa de natalidade era de 141 224 e em 2004 é de 74 200. Reduziu pela metade! Isto significa que há um envelhecimento da população, dentro de 20 anos a populaçãao economicamente ativa estará em grande parte aposentada e fará mais uso do sistema de saúde.

O Québec precisa de novos trabalhadores para pagarem impostos para tratar dos seus aposentados. Na verdade precisa de gente, precisa de população que vai usufruir da estrutura e organização do Estado mas que também vai pagar por isso, por meio de impostos, taxas, etc., o que é absolutamente normal e aceitável dentro do modelo de sociedade que conhecemos como civilizada. Ao que parece, ainda não existe outro modelo melhor para vivermos dentro da "polis", ou cidade.

Então vai uma questão: Se o Canadá já sofre um problema com o seu sistema previdenciário, será que ele não tem o direito de escolher os seus futuros cidadãos? Será que deve abrir as portas e deixar todos entrarem?

Ou será que o país tem o direito de selecionar bem estes futuros cidadãos? De selecionar os que têm boa formação, boa educação e que são potencialmente motivados por novos desafios?

É isso.

Nenhum comentário: