17.1.05

Souper

No último sábado eu convidei meus amigos para um jantar (souper) na casa que eu moro. Convidei seis amigos: Maurício, Nicolas, Nancy, Anderson, François e Yannick. Há muito tempo que deseja oferecer um jantar para meus amigos que me receberam tao bem e me ajudam em tudo que preciso. Finalmente chegou este dia!

Resolvi fazer a raclette, um jantar realmene especial. Eu nao conhecia a raclette ai no Brasil, mas pelo que entendi, é uma espécie de variaçao do Fondue. Nos usamos carne e queijo tipo fondue e varios legumes.

A tradiçao aqui no Québec é convidar as pessoas para o jantar e pedir que elas tragam alguma coisa, ou então, mesmo se a pessoa nao indicar nada para levar você pode perguntar ou levar alguma coisa da sua preferência. Mauricio ofereceu a carne e o queijo tipo fondue. Nancy trouxe uma sobremesa. Nicolas um suco. Anderson um mousse de pêssego. Yannick um suco. François trouxe um pao tipo baguete, delicioso!

Outra coisa, o jantar quebecois começa por volta das 17 horas, entao pedi a meus amigos que chegassem a partir das 16:30. Todos, com exceção de Mauricio que é o propietário da casa onde eu moro, chegaram depois das 17:30. Foi bom porque conseguimos organizar tudo. Mauricio pegou uma gripe neste fim de semana, mas ainda assim, entre um repouso e outro, me ajudou muito a organizar todos os detalhes do jantar. Foi realmente especial, uma noite agradável, rimos muito, conversamos, comemos.

Eu, Nancy e Anderson fizemos uma cocada de forno, ficou gostosa mas um tanto diferente da cocada tradicional porque errei a forma de ralar o coco.

No final, como não tomamos vinho, Mauricio nos ofereceu um disgetivo de origem francesa a base de laranja que contém 80 % de álcool. Fortíssimo mas muito saboroso.

Durante o jantar ouvimos Marisa Monte e Bossa Nova (vários intépretes), no final do jantar coloquei um CD de músicas francesas que o Sandro, amigo de Feira de Santana, me emprestou.

Depois dançamos um pouco de merengue. E tudo foi registrado com fotos e filmes. Vou ficar devendo as fotos até meus amigos me enviarem.

Eu jamais vi a raclette no Brasil. Acabei de fazer uma pesquisa no Google e encontrei vários restaurantes no Brasil que servem a raclete. Num destes sites, conta-se um pouco da origem da raclette:

"Há séculos atrás, nos gelados Alpes Suiços, os pastores montanheses viviam isolados pela neve, impedidos de descerem às aldeias para comprar mantimentos. Alimentavam-se de pedaços de queijos feitos por eles mesmos, o gruyere e o emmenthal, colocados numa panela, o caquelon, os derretiam na fogueira e comiam com pão amanhecido. Outra curiosa história é a dos soldados franceses, durante as frias noites da Segunda Guerra Mundial, muitas vezes dentro das trincheiras, derretiam queijo em seus capacetes e, portanto, comiam fondue. Com o passar do tempo, vários tipo de fondue foram criados. Hoje, além do fondue de queijo, o prazer de comer fondue contempla vários outros tipos, como por exemplo os de carne, frango, camarão, peixe, chocolate e quenelle."

Um comentário:

Eduardo disse...

Hey, por falar em souper, dê uma olhada:
http://www.soupereletropecas.com.br