18.7.05

Verão em Sherbrooke

O verão em Sherbrooke é assim uma surpresa muito agradável. Nos vemos em dias ensolarados plenos de calor que as vezes pensamos que estamos mesmo no Brasil.




Os dias longos e cheios de sol. Um presente maravilhoso da mãe natureza a cada nascer e pôr do sol. Dias de fazer atividades ao ar livre. Correr, caminhar, passear de bicicletas, nadar nas piscinas públicas que a cidade oferece. Piscinas limpas e bem cuidadas com jovens que trabalham como salva-vidas. Tudo muito bem organizado. Aqui até parece não existir aquelas pessoas que têm prazer em destruir o bem público. É claro que existe, mas acho que é muito menos do que estamos acostumados no Brasil porque não se nota muitos estragos nos bens públicos.

Sou extremamente curiosa sobre a forma como os prefeitos administram as cidades no Québec. O que sei é que eles não são oficialmente ligados a nenhum partido político. Pelo que entendi, para uma pessoa pode postular o cargo de prefeito numa vila do Québec ela precisa ter experiência em administração, um bom projeto de governo e uma boa equipe. Há prefeitos como o de Coaticook.

É importante dizer também que, ao contrário do Brasil, onde qualquer vilarejo tem um estatudo de cidade, e onde, via de regra, a pequena cidade é governada por políticos corruptos que se comprazem em governar modestamente e colocar no bolso os recursos públicos repassados pelo governo federal, no Québec, ocorre justamento o inverso; as pequenas cidades transformaram em uma única unidade administrativa que são chamadas de MRCs

Durante o verão a cidade é decorada com lindos jardins. Sherbrooke é famosa pelas esculturas de borboletas nos jardins. Aqui uma pequena mostra de uma destas esculturas.





No verão todas cidades do Québec têm atividades especiais para toda a família. Sherbrooke tem várias festas que começam no mês de junho. Em julho de 12 a 17, tivemos a Fête du Lac des Nations, A Festa do Lago das Naçõoes com o tradicional concurso de fogos de artifício.

Aqui tem uma pequena mostra.






É isso. Verão em Sherbrooke é tempo de festa e de atividades ao ar livre para toda a família.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara Elyene,

Não quero lhe tirar alguma ilusão, mas a corrupção existe aqui, embora esteja excepcional.

Cada municipalidade (vilarejo) constitui uma pessoa jurídica independente que rege os interesses locais no território dela. Doutro lado, a MRC (municipalité régionale de comté), formada de representantes de cada municipalidade de uma região dada, cuida de interesse regionais comuns.

O prefeito e os vereadores de uma municipalidade são eleitos pelos moradores desta. A municipalidade é financiada de forma autônoma por taxas por ela impostas e por diversas fontes locais de renda.

O sistema que chamamos de descentralizado de governo local é uma herança britânica.

Um abraço.

Alain Brabant