18.1.06

Canadá: política e eleições

O Canadá herdou o sistema de governo inglês, ou seja, a democracia parlamentarista. Tem algumas coisas especiais aqui no Canadá, como o fato da sua indepedência ter ocorrido em 1867 e apesar disso continuar tendo como chefe de governo a Rainha da Inglaterra.

O Canadá finalmente obteve sua independência total em 1931, segundo os termos do Estatuto de Westminster. Mesmo após a independência, a Rainha da Inglaterra ainda continua como chefe de governo e tem até um governador geral, que no caso atual, é uma governadora, a Michaëlle Jean.

A eleição para primeiro ministro acontece de uma forma diferente também. Os cidadãos não votam diretamente para o primeiro-ministro. O primeiro-ministro será o chefe do partido mais votado. É muito importante para cada partido votar em bons líderes. Eles são como uma vitrine dos partidos.

O Canadá é dividido em regiões eleitorais que na maior parte das vezes coincide com as regiões geopolíticas. Cada uma destas regiões é chamada de Comté. A região do Comté de Sherbrooke por exemplo, vai eleger um deputado federal.

É muito importante para o Québec eleger o maior número de deputados do Bloco Québecois para ter uma boa representação federal.

Um comentário:

Luis disse...

Cara Elyene,

Mais uma vez, achei bem legal a sua postagem política.

Obrigado pela sua resposta ao comentário que fiz no blog da Wal. Como você já havia me ajudado com isso, não quis te encher novamente...

Acho que a Uni. de Sherbrooke não vai ter turmas abertas para quando eu preciso, final de março e abril.

Vou entrar em contato com o pessoal da Charpantier. VALEU!!!

Abraços, Luís.