24.1.06

Partido Conservador no poder

E os conservadores ganharam. Após 13 anos no poder, os liberais perdem para os conservadores. Até antes do resultado, tinha-se dúvida de quem ganharia. Apesar dos escândalos de corrupção o Partido Liberal iniciou com boa votação. A maior expectativa aqui no Québec era que se votasse um maior número de deputados do Bloco Québécois, o que não aconteceu, au contrário o Bloco perdeu 3 deputados.

Uma outra expectativa era que mesmo que os conservadores ganhassem eles não teriam a maioria, o que se confirmou.

O resultado ficou assim:

Parti conservateur du Canada 124
Parti libéral du Canada 103
Bloc québécois 51
Nouveau Parti Démocratique 29
Indépendants 1
Autres 0

Isto significa que o Stephen Harper irá governar mas se a maioria, o que é um bom sinal, pois ele terá sempre que negociar com os outros partidos.

Surprendentemente o Partido Conservador teve muitos votos no Québec. Não se esperava isso, principalmente pelo fato do Québec ser uma região mais liberal e apregoar a liberdade das pessoas se conduzirem como desejam. Assuntos como aborto, casamento entre homossexuais, entre outros, são caros para esta região.

Mas um dos motivos que podemos infererir para esta votação expressiva de conservadores, é exatamente o programa eleitoral deste partido que promete um federalismo aberto, com maior liberdade para as províncias. Haper prometeu inclusive lutar por um lugar em organismos internacionais, como a UNESCO, para o Québec.

Entre outras coisas Harper tem em sua plataforma de governo a diminuição da taxa do TPS de 7 à 6 porcento, depois de 5 porcento, promete também dar uma garantia sobre a lista de espera para pacientes que precisam de cirurgia, entre outros.

Durante os debates que assisti, pude perceber que M. Harper dava o seu recado em todas as oportunidades que podia. Resumia o seu programa eleitoral e dizia todo o tempo que mudaria a forma de governar o Canadá. Não é à toa que o programa de governo (que contém 46 páginas) tem por título "Changeons pour vrai", quase um ataque direto ao governo liberal que foi baseado em muitas coisas obscuras, como corrupção e uso indevido de verbas.

Sobre imigração é interessante ler a página 38 do progrma conservador. O tópico sobre o título de "Un plan d'immigration qui convient au Canada". Vocês podem até rir, mas é a mais pura verdade, o projeto liberal de imigração privilegia dançarinas e strepeurs (não sei como escreve isso) em detrimento de outros profissionais. O partido conservador denuncia isto em seu programa:

La feuille de route des Libéraux en matière d’immigration consiste à tolérer que certains passent avant d’autres, à mettre en place des programmes spéciaux pour des stripteaseuses étrangères et à faire traîner pendant des années des demandes d’immigration légitimes à cause de tracasseries administratives. De plus, ils exigent des droits très élevés pour les demandes d’immigration qui servent à payer les dépenses inutiles et corrompues d’autres ministères.

Un gouvernement conservateur établira un programme d’immigration juste et rationnel qui convient au Canada.


Esperamos!

4 comentários:

Poeticamente... voando... disse...

Oi Elyene, acabei de saber da tua existência no blog do Alexandre. Somos "vizinhas", eu morando em Montreal.
Sobre a política canadense: depois da decepção com os liberais que eu respeitava relativamente por causa da imagem do meu ídolo Trudeau e embora eu não goste de P.Martin, fico com um pé atrás e outro na frente, mas com otimismo, esperando ver como será com Harper.
Votei nos Verdes para fortalecê-los. Quem sabe, no futuro?
Um abraço.

Anônimo disse...

Oi Elyene
A rua das magnólias é um lugar fictício, porque faz parte de um novo conto que comecei, mas ela foi inspirada nas lindas ruas arborizadas de Gramado na serra gaúcha, onde stive por 2 vezes e pretendo voltar outras mais.

Anônimo disse...

Oi Elyene, muito grato pela visita, já estava passando da hora! Volte sempre.
Seublog continua muito bom.
Um Abração.

Anônimo disse...

Oi Elyene, muito grato pela visita, já estava passando da hora! Volte sempre.
Seu blog continua muito bom.
Um anração.
Ismael Cirilo - Soié -