28.10.05

O pássaro que esqueceu de viajar

Um pássaro, o Merle, não preparado para os dias frios de inverno, estava sentado em baixo de uma árvore, procura aquecer-se dos primeiros frios ventos que começam a chegar na região. Isto mesmo, porque para nós que viemos de uma região tropical parece difícil entender, ou melhor, sentir, mas para os povos que habitam nesta região gelada, quando a temperatura começa a chegar próximo de 0 graus, o tempo está fresco! Ou frait, em bom francês quebequense. Frio mesmo, como começamos classificar, só vai ser percebido pelo quebequense quando a temperatura chegar a -10, -20, por exemplo. À partir de -30, o que para nós pode ser denominado de era glacial, para um bom quebequense é "frait", o que pode ser traduzido por gelado. Bom, até aí estamos iguais.

O caso é que os merles, uns pássaros relativamente grandes, que possuem um ventre amarelo, comem vermes de terra, a nossa minhoca, viajam para terras mais quentes logo que o fim do outono se anuncia. Mas um pobre e pequeno merle, resolveu que não iria partir. Pobre merle? O que le fará aqui nesta terra gelada onde ele não poderá encontrar o seu alimento preferido? Onde se abrigará nos dias de tempestade de neve? As árvores perdem suas folhas e morrem durante o inverno. O solo congela até 6 pés, todas as minhocas cavam túneis mais profundos para conseguirem sobreviver. Penso que as formigas também. As marmotas, os esquilos, também cavam túneis. As marmotas hibernam, e, muito higiênicas, cavam uma espécie de túnel com dois cômodos, 1/2, o um é para dormir, o meio para fazer pipi. Os esquilos levam todos os grãos possíveis que eles conseguem recolher. A marmota come toda a boa erva que ela encontra pela frente, grama, flores e legumes, com exceção dos tomates!

Os ursos hibernam, estes bem conhecemos das histórias infantis. Hibernam e acordam famintos na primavera.

Mas e o pobre merle que se esqueceu de viajar com outros pássaros? Ele parece muito jovem. Um jovem rebelde que resolveu inovar e enfrentar o tempo hostil? Um ser mais fraco que não compreendeu que o destino dos pássaros da sua raça é seguir os mais velhos em busca de regiões menos inóspitas em determinadas épocas do ano? O que será deste pobre pássaro?

Nenhum comentário: