20.11.05

Um espetáculo multicultural




Finalmente chegou o grande dia do espetáculo multicultural. Uma idéia do Jean-Gabin, um jovem e brilhante estudante originário do Burundi, que imigrante residente em Sherbrooke e estudante do doutorado em educação (o que está de terno).

Com a participação de estudantes de quinze países, a noite foi explêndida. Tivemos a impressão de viajar pelo mundo e conhecer um pouco das pessoas, da cultura, da alegria e da beleza de cada país.

Não precisa nem dizer que quem se fez representar nesta grande festa cultural não foi o Canadá, mas sim o Québec. É só olhar qual a bandeira que estava lá.







Aqui, jovens colando a bandeira do seu país no último momento. Minha dúvida é: que país é este? Não consegui identificar esta bandeira.

O Brasil foi o quinto país a se apresentar, não estou bem certa, mas creio que foi isso. A nossa apresentação passou por uma longa história. Primeiro pensamos em apresentar uma quadrilha junina, feta típica do nordeste e que algumas outras regiãoes também aderem. Depois, por conta do pequeno número do grupo, e por atestamos que o tempo seria curto para ensaios e os nossos amogos quebequenses não têm lá muito talento para a dança, decidimos apresentar o frevo. O frevo, como todo brasileiro sabe é uma dança e música típica do Estado de Pernambuco.

Bom, seria o frevo, mas aí nos demos conta que também não éramos tão bom dançarinos de frevo assim e ficaria difícil aprender vários passos em menos de um mês. Depois do Halloowen, Anderson e eu decidimos que apresentaríamos o Terno de Reis porque ele tinha feito uma fantasia para o Halloowen que lembrava o tipo de vestimenta para esta festa típica. Começamos a pesquisar e descobrimo que o Terno de Reis tem sua origem na região de Açores, Portugal, e que esta festa acontece em várias partes do Brasil, inclusive em Santa Catarina. Anderson já participou de Terno de Reis na sua infância, Nancy e eu, conhecíamos apenas de ver na televisão ou em livros sobre folclore. Também já ouvira minha mãe falar muito sobre esta festa que acontece no dia 6 de janeiro.

Pesquisamos músicas, detalhes sobre a festa, etc. Mas depois também nos demos conta que o que dá beleza a esta festa são as músicas cantadas, os instrumentos, e o encontro das pessoas em cada casa. Como fazer uma apresentação como esta com três pessoas?

Finalmente decidimos apresentar o carnaval da Bahia. Timbalada. Foi um sucesso como sempre. Ritmo, alegria, muito movimento de corpo. Pronto. Era isso. Nada difícil para três baianos que já pularam muito carnaval.

Nenhum comentário: