31.12.05

Vamos patinar?

No último dia de dezembro fomos fazer uma iniciação de patins com os nossos amigos Wal e Paulo. No ano passado, patinei duas vezes, na primeira vez por uns cinco minutos e na segunda vez por duas horas com meu amigo Anderson.


Hoje retornei. É um novo começo. Os patins precisam estar bem apertados para o pé não dobrar. As meias bem grossas, duas de preferência. E lá fomos nós. No início o medo de cair nos deixa paralisados, mas depois ganhamos confiança e descobrimos o prazer de deslizar no gelo.

Uma constatação importante: patinagem artística é relmente difícilimo. Parabéns a todos os artistas que conseguem a tremenda façanha de dançar com graça e beleza em cima de um patins.




Onda de frio na Europa
Ao ver as notícias sobre a onda de frio na Europa é que vemos como o Canadá e os demais países nórdicos estão preparados para temperaturas como -30 ou -40. Na Polônia cerca de 22 pessoas morreram por causa do frio. Na França, os turistas estão decepcionados. Neve, ruas escorregadias pour causa do gelo que se forma. As pessoas reaprendem a andar. Tudo o que já aprendi a fazer aqui no Canadá.

Refugiados econômicos
Parece que este século 21 é um século de refugiados. Temos os vários refugiados políticos e agora os meios de comunicação começam a utilizar o termo refugiados econômicos. Sinal dos tempos de globalização.

Outro termo que ao que tudo indica também será utilizado é refugiados climáticos. Ao que parece o primeiro país do mundo que poderá pedir refúgio em razão das mudanças climáticas é o Tuvalu. Tuvalu, uma pequena ilha no Pacífico Sul, pode perder grande parte da sua costa por causa do aquecimento do planeta. A população costeira poderá ser obrigada a refugiar-se em outros países.

Léon Bossé
Um homem notável. Um quebquence que perdeu a audição com a idade de 25 anos. Com sua tenacidade e força conseguiu que a rede telefônica criasse um serviço para os surdos usarem o telefone. Lutou também para que este serviço chegasse à província de Ontário. Um exemplo de determinação e trabalho para nos inspirarmos em 2006.

Nenhum comentário: