6.6.05

Meu aniversário!!

Finalmente chegou o dia! O dia do meu verdadeiro aniversário, esta data esplendorosa que comemoramos quanto tempo de vida já temos neste mundo maravilhoso (sic!). E não poderia ser melhor este dia, viajei para Québec, a capital.

Visitei o Concorde e fiquei de lá de cima a ver toda a cidade de Québec. Linda! Pude ver uns garotos jogando futebol nos Plaines d'Abraham, crianças brincando, casais se encontrando. Uma cena realmente bucólica.

Li em algum lugar que a cidade de Québec é quase cem por cento segura. Um sonho para qualquer brasileiro, não é verdade? Você poder andar nas ruas sem medo, levar seu bebê para passear, crianças brincando no parque, tudo, tudo espelha paz e harmonia. Uma vida de qualidade. Por outro lado, eu fico a pensar como estas crianças lindas e felizes podem se transformar em adolescentes potenciais suicidas. As estatísticas mostram um número considerável de suicídios aqui no Canadá. Por que? Eu me pergunto. Tudo parece tão harmonioso!

Uma das coisas que amo aqui no Québec é o cuidado que as pessoas têm por suas casas. Elas parecem casas de boneca de tão lindas e bem cuidadas que são. Os jardins, na primavera são encantadores e são os próprios moradores que os cultivam. Não bastasse o exterior das casas lindas, sem muros, sem grades, em cada interior encontramos objetos feitos pelos donos, em muitos casos, móveis, pinturas, etc. Uma amiga daqui me disse que pelo fato deles passarem longo tempo dentro de casa, elas precisam ser aconchegantes e bonitas. Tem sentido.

Outra coisa que me encanta é a verdadeira adoração ao sol. No Brasil temos sol praticamente o ano inteiro. Aqui o sol e calor chegam no final da primavera e ficam até o verão, ou seja, de maio a julho. O sol aparece lindo no céu de dezembro, é uma visão explendorosa. Um céu de um azul sem igual e a paisagem completamente branca, coberta de neve. O ar é frio e os raios do sol não chegam á terra. Ficamos a olhar pela janela com uma vontade incrível de correr lá fora e saudar um sol tão maravilhoso. A temperatura pode chegar a -20 em dias como estes. Mas eu não perdi a oportunidade, vesti o meu maiô e fui cumprimentar o sol.

É por isso que nestes dias de sol todo mundo aproveita para fazer os máximo de atividades de plein air como se chama aqui.

PS.: Como estou recebendo mensagens de Feliz Aniversário, muito carinhosas e bem vindas, por sinal, devo esclarecer que o meu aniversário foi no dia 31 de maio. No dia 30 de maio fiz a minha segunda viagem à maravilhosa capital do Québec, a cidade do Québec. Foi por lá que me peguei mais uma vez, a fazer as considerações expostas acima.

7 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Elyene!!
Muitas felicidades, saúde, paz e amor!! Continue aporveitando intensamente cada momento de sua vida!
Abraço!!

Elyene disse...

Obrigada Tereza! Vejo que vc é uma leitora assídua. Obrigada mesmo!

Anônimo disse...

Parabéns, Elyene!

Depois de ler a crônica de hoje, faço-me perguntas sobre a alma de quem tem olhos que enxergam apenas diamantes e ouro nas coisas que parecem simples . Uma alma que só permite a entrada ao maravilhoso e que, portanto, não pode dividir o mínimo espaço com o ordinário, o vulgar e o feio.

Obrigado em nome de todos pela iluminação e benta seja sua alma de elite.

Alain Brabant

Luciana disse...

Parabéns!!!! Atrasado, então!!!
Adorei o q vc escreveu!
Se não me engano, vc foi ao Canadá p estudar, ne?
Vc pretende ficar muito tempo em Quebec?
bjs

Elyene disse...

Alain, você tem uma escuta privilegiada. Sabe ouvir as pessoas ainda que apenas leia os seus escritos. Agraceço muitíssimo o seu comentário. Um abraço

Anônimo disse...

Parabéns Elyene...que este seja mais um dia feliz na sua vida feliz...que seja eterna a sua felicidae e realização...um grnade abraço.

Anônimo disse...

Que os anjos cantem aleluias, os pássaros voem pela sua janela, que as pessoas queridas não esqueçam de você hoje.
Feliz aniversário.
Fortes amplexos!