29.6.05

Sobre casamento entre pessosas do mesmo sexo

O Canadá aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Aprovou algo que já é quase institucionalizado porque vários juízes já reconheceram este tipo de relacionamento em tribunais. Um avanço na política liberal.

O Canadá é o terceiro país do mundo a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Hoje estivemos a discutir este assunto durante o almoço. Eu penso que todos devem ter direitos civis iguais. Então se duas pessoas do mesmo sexo querem se casar, elas devem ter este direito.

Uma outra questão que discutimos foi a questão de filhos de casais homossexuais. Eu particularmente penso numa visão de educadora e penso que teremos um novo tipo de criança em nossas escolas. Crianças advindas de famílias constituídas de forma diferente das habituais. É coisa para se refletir. Em breve estaremos pesquisando o desenvolvimento destas crianças, como elas se relacionam com as outras, como elas aprendem.

E vocês, o que pensam sobre tudo isso?

26.6.05

Domingo de praia

O verão realmente chegou ao Québec. As pessoas se divertem e aproveitam esta bela estação. O calor é itenso, e eu, brasileira do sertão da Bahia, começo a me incomodar com o calor. Nem dá para acreditar! Mas depois de um inverno gelado com temperaturas próximas a -30, chegar ao verão com 3o graus é, no mínimo, inacreditável. Dormimos menos, comemos menos, mas nos divertimos bastante.


O verão é assim, amores por toda parte, corpos desnudos. Músculos, pernas, saliva, água, cheiros, cores. Fantasia.


Ir à praia, desfilar biquínis (no meu caso, biquínis brasileiros). Desfile de corpos de todas as cores e idades.

As praias do Québec são lagos, mas nem por isso são menos aprazíveis.

Piquenique à beira do lago. Sanduíches, frutas, legumes, muitas cenouras, brocolis, tomates, suco, água. A pesca com a mosca que eu não conhecia e acabei vivenciando aqui.

Um domingo de sol e de alegria.

25.6.05

Passeio de Barco


No dia 24 de junho fizemos um maravilhoso passeio de Barco pelo Rio Magog. Começamos pelo Parc Blanchard e seguimos até o outro lado chegando àa Barragem que agora não lembro o nome.

Enquanto os homens pescavam eu olhava a paisagem e fazia fotos.


Também me fiz fotografar algumas vezes.


Belíssima paisagem, belíssima casas. As pessoas todas muito simpáticas acenavam para nós. Outros, com máquinas fotográficas em punho faziam fotos do nosso passeio.

Formidable!


Atualização: Acabei colocando algumas fotos do nosso passeio. O nome da Barragem é: Barrage Paré.

Festa Nacional do Québec


Eu sei que pode parecer ingênuo da minha parte, ou mesmo, que estou deslumbrada com o fato de estar num país de primeiro mundo, mas uma das coisas que amo aqui em Sherbrooke é poder andar nas ruas despreocupadamente. Existem pessoas mal intecionadas aqui, como existe em várias partes do mundo, mas aqui ainda temos segurança, liberdade para ir e vir. Em algumas cidades do Brasil nos sentimos prisioneiros em nossas próprias casas. É muito triste.



De qualquer forma, morar em Sherbrooke tem um gostinho de morar em pequenas cidades do interior do Brasil, onde você conhece os vizinhos, onde pode colocar sua cadeira na frente da casa num final de tarde, ler e conversar com amigos sem ser incomodado.

Eu fiquei surpresa em ver pessoas de todas idades na festa de São João, que é também o da Festa Nacional do Québec. Um grupo tocava um rock divertido e, sentados bem próximo ao palco, estava um grupo de pessoas da idade de ouro! Muito bom!


A festa de São João tem um caráter político para os quebequenses. No dia 24 os grupos tocaram música regional. Falaram de liberdade e reforçaram a idéia de um Québec livre. No telão assistimos uma pouco da festa na cidade de Québec nos Plaines d'Abraham. Emocionante.

24.6.05

Blog do jornalista Ricardo Noblat

Estreou nesta madrugada o novo blog do jornalista Ricardo Noblat. Imperdível. Sucesso total de público e crítica. Sou leitora assídua do blog deste grande jornalista que contribui de forma imensurável para a nossa informação sobre os bastidores da política brasileira.

Confiram!

Festa Nacional do Québec



23.6.05

São João

Gente, hoje é o dia da festa de São João. Vou para o Parque Jack Cartier, tem muita música e Festival de Fogos de Artifício.

Hoje só vou dormir depois das três da madrugada! Ah, amnhã vamos ao rio Magog para assistir o Festival de Fogos do barco. Convidamos alguns amigos. Quem mais quer vir?

22.6.05

Mensalão no Orkut

O noticiário do Brasil não fala de outra coisa. Mas é lógico e sério, parece que se a CPI for mesmo séria e tudo não acabar em pizza, um terço do membros do Congresso Brasileiro será mandado para casa.

Agora o mensalão chegou também ao Orkut .

Dica do Ricardo Noblat , jornalista que presta um grande serviço à comunidade brasileira que lê notícias na internet.

A Casa das Mil Portas!!!




A Casa das Mil Portas é notícia como bem reporta o Nemo Nox , seu criador.

Confiram na Coluna do Gravatá em O Globo e também o Julio Daio Borges publicou um texto no Digestivo Cultural falando da Volta das Revistas Eletrônicas .




21.6.05

Solstício de verão

O sol nasceu hoje às 4:59 e vai se por às 20:38! O dia mais longo do ano aqui no hemisfério norte. É o chamado Solstíicio de verão. No hemisfério sul é o solstício de inverno. Sinto as duas sensações. A sensação do inverno: o frio, a chuva que cai sem cessar. O céu cinza, as noites frias, bom para tomar chocolate quente e conversar. A sensação do verão: o calor, o céu azul brilhante, o sol revitalizante que nos avisa sempre que a vida é bela apesar de todas as coisas pouco agradáveis que vemos ao nosso redor. A chama do amor que queima em cada coração. ´Tempo de amor e de paixão.

Um amigo me disse que o verão é a melhor época para se namorar aqui no Québec. Ele chegou a afirmar que devemos encontrar um amor no verão para garantir o inverno. Segundo ele, é muito raro começar uma paixão no inverno. Raro, mas acontece, eu sou prova disso.

Mas é verão. Lembro que no final de maio de 2004 conversava com um amigo de Montréal no Messenger e de repente ele me disse que precisava sair. Era verão e ele nem tinha visto o sol ainda!

Esta paixão pelo verão é algo maravilhoso no povo do Québec. Eles são capazes de organizarem todo o seu dia para deixar uns minutos para andar ao sol, deitar na grama, fazer as refeições numa mesa do parque. Aqui na faculdade tem muitos espaços verdes e mesas nestes espaços para as pessoas aproveitarem o verão. além do horário de verão, o horário de trabalho que é de 8:30 as 17:00 durante as outras estações, no verão é de 8:30 às 16:30!

Hoje minha colega Silvie, resolveu ficar em casa e trabalhar a beira da piscina! Bom! Agora também me despeço porque vou fazer um passeio no parque.

18.6.05

Notre Érable

Esta é a nossa Érable, eu a nomeio assim, apesar dela pertencer mais ao nosso vizinho. Mas é que ela está aqui bem do lado da casa que moro. É tão linda e tão imponente. Eu a conheci no outono, esplendorosa, com as cores maravilhosas que somente o outono podem trazer. Eu a vi vestida de verde, depois de um vermelho intenso. As suas cores foram se esvaindo, mas apareceu um amarelo lindo, sem igual. Depois o amarelo se transformou em uma cor quase de palha. E todas as folhas se foram.

O inverno chegou e nossa Érable ficou assim, coberta de neve, vestida de branco como uma noiva que espera o seu amado.




O seu amado chegou na primavera. E ela se fez verde de esperança. A vida recomeça.




Eu queria escrever sobre o milagre das quatro estações e como elas representam bem o nosso estado de espírito em muitas ocasiões. Mas, oh, que pena, as fotos que fiz da nossa Érable no outono e no comecinho do inverno eu as enviei para a minha irmã Lúcia pois queria muito lhe dizer sobre como a natureza nos ensina de forma simples que a vida é um eterno recomeço. Em algum momento nos sentimos enclausurados em nossos pensamentos, em nossas angústias e não conseguimos ver nada senão a nossa dor, o nosso sofrimento. Nestes momentos os outros parecem não nos ver também, isto porque nos fechamos em nossa dor. É o inverno da alma. Mas o inverno chega ao seu fim e a vida começa a pulsar em nosso interior e as cores surgem reluzentes. O verde; há esperança!

Viagem à Québec











Aniversário do Blog!!

Gente eu esqueci, o Eu em Letras completou um ano no último dia 26 de maio. Neste dia eu escrevi:

O começo
Hoje resolvi iniciar a escrita de um blog. Confesso que não é a primeira vez. Esta é a terceira tentativa. Prometo que agora serei fiel e me dedicarei a me transformar em letras em todos os meus dias.

Tenho pouco tempo para escrever durante o dia. Talvez tenha que fazê-lo durante as madrugadas. Tudo bem. Serei fiel.

Firmo um pacto entre eu e as letras para a partir de hoje, 26 de maio de 2004, finalmente dedicar-me a esta gloriosa tarefa que é a de transformar pensamentos, tensoes, angústias, pequenos e grandes acontecimentos, tudo isso, em palavras.

Um bom dia a todos!

17.6.05

Café da manhã em Québec

Bonjour!

Um presente para meus amigos. fotos do nosso café da manhã em Québec!







16.6.05

Festa de Verão

Hoje é a festa de verão do nosso Centro de Pesquisa aqui na Universidade de Sherbrooke. Eu acabei como parte da comissão de organização porque minha amiga Nancy me indicou para substituí-la. Muito bem. Fui muito bem recebida pelos outros componentes.

Planejamos atividades que podem ser realizadas no ambiente externo ou interno. Hoje chove. A previsão diz que teremos chuva até sábado. Organizamos jogos e atividades de grupo para animar a festa. Esperamos uma boa confraternização!

Código Da Vinci

Código Da Vinci, Dan Brown, comecei a ler há quase duas semanas. Nossa, no início eu estava empolgada com a forma que o ator apresentaria o misterioso código. Mas depois, com essa história do Priorado de Sião, culto à Deusa, cerimoônia com ato sexual. Credo!! Mas no mais, tudo bem, é só um romance. O que eu esperava?

A minha empolgação foi diminuindo, diminuindo à medida que avançava suas páginas. Bom, o autor é inteligente, constrói conexões mirabolantes entre Igreja Católica, última Ceia, Priorado de Sião, Templários. De qualquer forma, ainda prefiro o bom Umberto Eco. Imbatível.

14.6.05

North Hatley




Num domingo de primavera, um sol brilhante mas não muito quente, viajamos para a pequena cidade de North Hatley. Um passeio agradável. Levamos sanduiches, suco, água, frutas. Passamos o domingo a visitar esta linda e bucólica cidade.

North Hatley é uma pequena cidade, mas muito rica, com casas belíssimas. Um colega meu tem um chalé por lá. Ele é de Luxemburgo. Ele convidou toda a turma para uma festa de despedida da sessão de inverno, eu, infelizmente não pude comparecer, o que lamentei muito, principalmente depois de conhecer as belas paisagens desta linda cidade.





North Hatley fica somente a 30 km de Sherbrooke. Muito simples, não é mesmo? Basta pegar o carro e em minutos estamos lá. Fizemos isto no dia 29 de maio e certamente faremos outras vezes. Podemos escolher qualquer uma das cidades vizinhas.

Fizemos o nosso piquinique à beira do lindo lago Memphremagog.

Dia dos Namorados

Onde mais eu poderia comemorar o Dia dos Namorados duas vezes? Sim, 14 de fevereiro, dia de São Valentin, nós comemoramos o dia dos namorados aqui na América do Norte. O dia de São Valentin é muito interessante porque é extensivo a amigos e familiares. Eu recebi cartões de amigos e amigas. Foi muito bom. Também ganhei flores e chocolates deliciosos.

Agora, no 12 de junho, que é o Dia dos Namorados no Brasil, eu apenas comentei sobre a data. Tive uma surpresa! Comemoramos com champanhe e passeio de barco no Rio Magog. Uma maravilha!

11.6.05

Vamos ajudar o mundo

Dica da Cora Ronai, que eu logo me prontifiquei a participar.

Vamos pular!! Vamos pular para ajudar o mundo.

A coisa funciona assim, segundo os organizadores, se todos os habitantes do planeta pularem ao mesmo tempo, o impacto servirá para diminuir o aquecimento global.

Dia e hora: 20 de julho de 2006m, 11.39.13 GMT.

10.6.05

Venda de Garagem



Vocês já foram a uma venda de garagem? Creio eu, que esta é um tipo de venda quase institucionalizada no Québec. Esta aí foi no dia 21 de maio. Nestes dias comprei um lindo cachorrinho de pelúcia para fazer de conta que é o meu lindo cachorrinho, o Brad, que ficou lá no Brasil.

Para se realizar uma venda de garagem em Sherbrooke, você precisa pagar uma autorização à prefeitura, assim também como para alugar quartos em casa, mais outra instituição que temos do Québec.

Em Sherbooke é muito comum as pessoas alugarem quartos (chambres) para estudantes. Acho que o mesmo se dá Montréal. Em Québec vi várias placas anunciando: "Chambres à louer". Um amigo me disse que ele jamais saiu do Québec mas já conhece um pouco da cultura africana e brasileira. Ele tem pessoas do Brasil e de países africanos em sua casa. Como a maior parte das casas aqui tem dois andares (estaágios), os locatários habitam num dos estágios da casa e em geral a casa é mobiliada com tudo o que se precisa. O contato com os proprietários as vezes se dá somente no dia do pagamento ou por uma necessidade mais urgente. Mas depende do locador e do locatário também.

O último final de semana foi a grande venda de garagem aqui de Sherbrooke. Visitamos algumas somente no domingo porque passamos o sábado em Montréal. O meu namorado comprou uma escada para seu barco por apenas 4 dólares. Eu comprei quebra-cabeças com paisagens do Québec, por 1 dólar cada.

Acho que o que existe mais próximo no Brasil é a nossa venda de cacarecos. Mas nada igual ao que se vê aqui no Québec. As pessoas aqui vendem computadores, geladeiras, fogões, aparelhos de som, televisores, motos, móveis de todos os tipos, roupas, objetos de cozinha e decoração, brinquedos, livros e tudo, tudo que você possa imaginar. É uma boa ocasião para estudantes que alugam apartamentos conseguir comprar móveis e objetos a um bom preço.

Outra coisa, às vezes você anda pelas ruas e simplesmente encontra móveis, televisores e outrso objetos com a plac: "à donner". Você simplesmente pode levar, nem precisa avisar o dono da casa.

Uma outra coisa que acho interessante é que às vezes as pessoas resolvem vender algum móvel e o colocam na frente da casa com a indicação de que está vendendo. Passam dias e dias e o móvel fica por lá e não aocntece nada. Ninguém leva.

Coisas do Québec. Ninguém imaginaria tal coisa no Brasil, eu penso.

8.6.05

Pissenlits




Olha aí as flores amarelas, as primeiras que surgem na primavera e únicas a sobreviverem até o final do outono. Elas fazem a alegria das crianças, segundo o meu amigo Alain. Então eu me sinto uma verdadeira criança porque amo estas lindas florzinhas.

7.6.05

Aniversário da minha irmã Lucia!

Hoje, 7 de junho, é o aniverário de minha amada irmã, Lucia.

Um grande beijo e muitas, muitas felicidades.

Um pássaro cantou uma breve melodia. Parabéns!

Montréal

O que é a cidade de Montréal senão uma cidade alegre e festiva sem igual? Em cada canto da cidade uma festa. O sol maravilhoso da primavera, as belas paisagens, as escadas externas das casas nos bairros residenciais da grande cidade.

Avenidas imensas que lembram a nossa grande São Paulo cercada de arranha-céus. Um clima de vida pulsante, de juventude, de felicidade. O sol de junho aquece os corações e semeia uma vibração intensa de sorrisos, olhares, vozes de uma Torre de Babel alucinante e bonita.

O comércio, as ruas, o centro da cidade. Artesãos que se espalham nas calçadas,mas tudo muito bem organizado, nada qu impeça a passagem dos numerosos passantes que circulam pelas ruas. Bandeiras, do Brasil, do mundo. Assim é Montréal, inquieta e delirante. Um lugar pulsante.

Quando cheguei à Montréal em 25 de setembro de 2004, em pleno início do outono, a cidade já era menos pulsante, mas ainda assim visitei o Mercado Jean Talon e quase não acreditei na imensa diversidade de frutas, legumes que vi por lá. Comi milho cozido e os filhos de Marie Hélène, minha amiga, queriam saber se eu sabia fazer pamonha! Receita que a mãe conheceu no Brasil e conseguiu encontrar em Montréal. Na época eu não tinha idéiea, mas estes oito meses no Canada conseguiram fazer com que eu refinasse o meu pouco talento para cozinhar. Agora já sei fazer até feijoada e caruru, imaginem!

Mas agora é primavera, o verão que se anuncia, e Montréal está em festa. Quase lembra Salvador ou Rio de Janeiro em razão da quantidade de atividades artísticas e culturais. O grande Festival de Jazz de Montréal acontece no mês de julho. Não há quem fique parado nesta cidade. Música para todos os lados e tudo gratuito. É uma festa.

Como toda grande cidade Montréal tem o seu lado triste e sombrio. Drogas, traficantes, pessoas que vivem nas ruas. Jovens que vivem nas ruas, eu os vi, acompanhados de seus cachorros, fiéis e amigos. Li um artigo da pesquisadora brasileira, psiquiatra, Ligia Costa Leite , ela fez um estudo comparativo sobre os jovens de rua do Rio de Janeiro e os jovens que vivem nas ruas em Montréal. No seu estudo ela mostra que os jovens e crianças de rua do Brasil vivem nas ruas por falta de opçaão. Em Montréal dá-se justamente o contrário, os moradores de rua são chamados de itinerantes e, em muitos casos, são de famílias de classe média e abastadas. Optaram viver nas ruas como uma forma de negar a sociedade vazia e de consumo. Muitos pais não tinham tempo de lhes dar amor e carinho e os presenteavam com brinquedos e roupas caras. Eles negam toda a sociedade de consumo. Muitos são viciados e vivem pedindo dinheiro para sustentar o vício.


É isso, talvez num país onde as instituições funcionem, onde a vida é organizada, as pessoas, principalmente os mais novos, seguem em busca do caos para definir um sentido para a vida. Ou perdem completamente este sentido. como mostra a Ligia Costa Leite, os itinerantes são sustentados pelo governo, têm uma ajuda mensal. No Québec também há diversas instituições que prestam ajuda aos itinerantes. Exatemnte tudo o que não temos no Brasil, pelo contrário, no Brasil temos instituições ineficazes. Infelizmente.

6.6.05

Meu aniversário!!

Finalmente chegou o dia! O dia do meu verdadeiro aniversário, esta data esplendorosa que comemoramos quanto tempo de vida já temos neste mundo maravilhoso (sic!). E não poderia ser melhor este dia, viajei para Québec, a capital.

Visitei o Concorde e fiquei de lá de cima a ver toda a cidade de Québec. Linda! Pude ver uns garotos jogando futebol nos Plaines d'Abraham, crianças brincando, casais se encontrando. Uma cena realmente bucólica.

Li em algum lugar que a cidade de Québec é quase cem por cento segura. Um sonho para qualquer brasileiro, não é verdade? Você poder andar nas ruas sem medo, levar seu bebê para passear, crianças brincando no parque, tudo, tudo espelha paz e harmonia. Uma vida de qualidade. Por outro lado, eu fico a pensar como estas crianças lindas e felizes podem se transformar em adolescentes potenciais suicidas. As estatísticas mostram um número considerável de suicídios aqui no Canadá. Por que? Eu me pergunto. Tudo parece tão harmonioso!

Uma das coisas que amo aqui no Québec é o cuidado que as pessoas têm por suas casas. Elas parecem casas de boneca de tão lindas e bem cuidadas que são. Os jardins, na primavera são encantadores e são os próprios moradores que os cultivam. Não bastasse o exterior das casas lindas, sem muros, sem grades, em cada interior encontramos objetos feitos pelos donos, em muitos casos, móveis, pinturas, etc. Uma amiga daqui me disse que pelo fato deles passarem longo tempo dentro de casa, elas precisam ser aconchegantes e bonitas. Tem sentido.

Outra coisa que me encanta é a verdadeira adoração ao sol. No Brasil temos sol praticamente o ano inteiro. Aqui o sol e calor chegam no final da primavera e ficam até o verão, ou seja, de maio a julho. O sol aparece lindo no céu de dezembro, é uma visão explendorosa. Um céu de um azul sem igual e a paisagem completamente branca, coberta de neve. O ar é frio e os raios do sol não chegam á terra. Ficamos a olhar pela janela com uma vontade incrível de correr lá fora e saudar um sol tão maravilhoso. A temperatura pode chegar a -20 em dias como estes. Mas eu não perdi a oportunidade, vesti o meu maiô e fui cumprimentar o sol.

É por isso que nestes dias de sol todo mundo aproveita para fazer os máximo de atividades de plein air como se chama aqui.

PS.: Como estou recebendo mensagens de Feliz Aniversário, muito carinhosas e bem vindas, por sinal, devo esclarecer que o meu aniversário foi no dia 31 de maio. No dia 30 de maio fiz a minha segunda viagem à maravilhosa capital do Québec, a cidade do Québec. Foi por lá que me peguei mais uma vez, a fazer as considerações expostas acima.