18.11.04

Atleta de primeira viagem e outras digressoes

Hoje li no New York Times sobre as dores musculares após a prática de um esporte. A reportagem diz que entre outras coisas, as dores são resultados de rompimentos microscópicos dos músculos que são empregados durante o exercí­cio. As dores se intensificam no perí­odo de 48 horas após o exercí­cio, isto quer dizer que amanhã sentirei mais dores.

O texto revela que estes músculos rompidos se recuperam, mas isto não significa que podemos empregar mais força na próxima sessão de exercícios. De toda forma, os músculos se fortalecem à medida que continuamos a atividade fí­sica.

Por que quando lemos constatações deste tipo temos a impressão de que elas nçao nos trazem muita novidade ou sça a comprovação cientí­fica de algo que já sabí­amos?

Enquanto escrevo estas linhas vejo que o sol já se pôs completamente, não resta nem um raio sequer...Vejo tudo aqui da minha janela. Vejo o movimento das pessoas que partem para suas casas. Todos vestidos e bem aquecidos para enfrentar o frio que ronda lá­ fora.

Se bem que se pode afirmar que hoje não está frio. Uma temperatura média de 5 graus não pode ser considerada como fria na realidade deste iní­cio de inverno. Hoje o meu diretor me disse que este outono foi especialmente mais frio que o dos anos anteriores.

De qualquer forma a neve que caiu entre os dias 6 e 7 de novembro nunca mais voltou com a mesma intensidade. Sinto falta.

Nenhum comentário: