31.8.05

Sobre o furacão Katrine

Alguns amigos me escrevem preocupados, inclusive a Wal e o Paulo, porque escutaram no noticiário no Brasil que o furacão Katrina vai chegar aqui na região do Québec.

É verdade, mas quando chegar aqui no Québec os ventos serão de 15 km/h.

Fiquem tranquilos.

Aqui podemos ver fotos da passagem do Katrina e também como será sua trajetória no Canadá. As imagens são do Satélite NOAA, feitas às 5 horas da manhã do dia 29 août 2005.

Previsõoes meteorológicas para Sherbrooke nesta semana.

30.8.05

Ma nouvelle image




Vocês conseguem ver alguma diferença na minha nova imagem? Quem acertar ganha uma caixa de chocolates :)

Katrina

O furacão Katrina já provocou muitos estragos. Muito triste. Muitas pessoas tiveram de deixar suas casas e algumas saíram tão apressadas que abandonaram animais de estimação, como o Alex Castro que teve que abandonar seu cachorro Oliver.

Informação retirada do blog Por um Punha de Pixels, do Nemo Nox.

28.8.05

Primavera e Verão

A natureza renasce na primavera como parte do milagre da vida. As árvores mortas em sem vida buscam na terra a seiva vital e reflorescem.
A nossa Érable no início da primavera:


No verão a natureza cumpre o seu destino de beleza, as árvores florescem em todo o seu explendor.
Nossa érable agora no verão:


26.8.05

Visitantes e comentários

Ora vejam, eu deixei de publicar aqui o mapa dos visitantes do blog.

Dica maravilhosa do : Gean , o : Gvisit informa de onde provém os visitantes do nosso site. Inscrevi todos os meus blogs. Queria publicar o mapa quando aparecesse visitantes da minha cidade. Descobri que é raro alguém de lá visitar este blog.A Internet é caríssima por lá e grande parte dos amigos e parentes usam somente para fazer coisas muito específicas. Nem todo mundo gosta de navegar na Internet como eu gosto! Mas este meu interesse pela internet rendeu-me bons amigos, eis alguns: o : Nemo Nox, o : Alexandre , o Mário, a Adriana, o Alain e muitos outros, e são eles, em grande parte, os leitores deste blog.

Publico agora meu mapa de visitantes. Constato também que alguns comentários oferecem links que não me atrevo a entrar. , NÃO CLIQUEM NOS LINKS, apontados nos comentários abaixo, não sei se são seguros. Eu comecei a receber milhares de spams no GMail após clicar num link de um comentário lá noPrise de Notes.

Acabei de descobrir que o Blogspot simplesmente retirou a possibilidade de publicar fotos diretamente do seu serviço! Ora, essa, deviam ao menos avisar.

Por enquanto segue o link.

Vejam aqui o: mapa dos visitantes do blog .

25.8.05

Volta às aulas

Hoje começou o ano letivo do Québec. É estranho para a maioria de nós brasileiros ver o ano letivo começar em pleno mês de agosto (geralmente o início dá-se no final de agosto ou começo de setembro).

As ruas estavam coloridas com os ônibus amarelinhos. As crianças dirigiam-se à escola acompanhada de pai ou mãe, certamente havia alguma atividade de recepção com a presença dos pais.

A universidade também inicia a sessão de outono oficialmente no dia 29, mas podemos ver pelas ruas e pelos corredores muitos estudantes vestidos de fantasias das mais estranhas possíveis. É a cerimônia de iniciação, ou o trote de calouros, como conhecemos.

Hoje os calouros estavam fazendo pedágio vestidos de tartarugas. Estavam muito lindos, engraçados mesmo.

No pedágio vendiam coisas imagináveis como uns franquinhos de Tertle sire, uma cera para automóveis mas em quantidades inexpressivas, nuns frasquinhos bem pequenos. Uma referência ao papel que desempenhavam, sem dúvida.

24.8.05

Brasil

Meu amigo Alain enviou-me dois artigos interessantes do jornal Le Devoir que anlisam a situação do Brasil.

Artigos em francês.

O primeiro: Scandales financiers au Brésil - Lula: tout compte .


O segundo: Brésil une fin prématurée? .

Este artido est;a disponível somente para assinantes, aqui uma cópia enviada pelo Alain:

22.8.05

Um blog legal

Ontem e Hoje

Ou o blog do Soié, como seu Ismael Cirilo gosta de ser chamado. Histórias deliciosas de um verdadeiro contador de histórias. Visitem!

18.8.05

Brasil, Brasil!

É, o Brasil continua daquele jeito. CPIs, Mensalão e agora uma discussão sobre um aumento do salário mínimo que não aumentou.

Um pouco de humor do Tutty Vasques,:

"Era só o que faltava
Lula ganhou uma, enfim: derrubou o aumento do salário mínimo na Câmara dos Deputados Essas coisas a oposição não vê. Ô, raça!"

17.8.05

Vírus Nill Ocidental

A febre e as dores no corpo que senti não se configuraram como gripe. Fiquei muito temerosa que tivesse pego o tal do Vírus Nill Ocidental, ou VNO. Eram dores horríveis no corpo, dores musculares. Acendia a luz durante toda a noite para verificar se meu corpo tinha placas vermelhas, que podem surgir com o vírus.

Não, não estou no Brasil mas me sentia como tal. Sentia como se tivesse com Dengue. Tive dengue em 2000 e foi horrrível, foram quinze dias de dor e febre. Não gosto nem de recordar. Lembro que me apresentei ao Sistema Público de Saúde, na Diretoria Regional de Saúde da minha cidade para que eles comprovassem que eu estava com dengue. Era o procedimento obrigatório daquela época. Lembro também que o funcion;ario não coletou meu sangue para exame porque já estava mais que comprovado que se tratava de uma epidemia de dengue na cidade e eu morava num bairro onde já se havia notificado inúmeros casos. Acabei não fazendo exame, custava muito caro fazê-lo com um laboratório particular. Aconteceu a mesma coisa quando tive rebéula, os médicos diziam que era uma virose e o serviço público não pagava o exame.

Não sei como funciona aqui no Canadá no caso do VNO, acabei não me apresentando a um serviço de saúde porque viajei para a região de Lanaudière durante a semana que senti a febre. Não viajei pouco preocupada, apesar do chá de ervas ter feito um efeito milagroso e a febre ter sido combatida.


Os meus sintomas foram bem parecidos ao VNO.

O vírus Nil ocidental é transmitido pela picada de um mosquito infectado. O mosquito propaga a infecção quando ele se alimenta do sangue infectado de pássaros.

Ao contrário da Dengue, o VNO se propaga através de outros agentes inferctores: os pássaros.

É raro que um mosquito vá se infectar através do sangue humano. Acho que nenhum caso foi constatado como tal.


Os sintomas:

São parecidos com os sintomas de uma gripe: febre, dor de cabeça e dores no corpo. Uma erupção cutânea simples ou o inchaço das glândulas linfáticas podem ocorrer.

É muito mais grave em:

Pessoas com deficiência imunitária, o risco de ter sintomas e problemas de saúde como a meningite, encenfalite, e a paralisia ("La paralysie flasque aiguë", não consegui traduzir esta expressão) é grande. A meningite é uma inflamação da membrana do cérebro ou da la moelle épinière (pode? eu sei o que significa mas não consigo traduzir agora,UPDATE: medula espeinhal, lembrei agora). a encefalite é uma inflamação do cérebro. A "paralysie flasque aiguë" é uma síndrome que se parece com a polio e que pode resultar em uma perda da função de vários membros. Estas doenças podem ser fatais.

Apesar de não haver qualquer notícia sobre pessoas infectadas, penso que o sistema de saúde do Canadá está preparado para a possibilidade dessa ocorrência. A propaganda nos meios de comunicação, folheto que encontaramos nas farmácia e locais públicos, orientação nas escolas e CLSC, o Centro Local de Serviços Comunitários, que foram criados nos anos 1960, anos da chamada Revolução Tranquila (falarei sobre este tema oportunamente).

Como se proteger

Segundo a Agência de Saúde Publica do Canadá:

apesar do risco de se infectar com o VNO seja mínimo – e a porcentagem de pessoas infectadas que venham a ser gravemente infectadas seja ainda menor – qualquer um que se exponha às picadas de mosquitos em locais onde os vírus é ativo correm risco. Contudo, os riscos e efeitos graves sobre a súde aumentam geralmente com a idade avançada. No ano passado, o vírus Nill foi identificado em cinco províncias (Québec, Ontario, Manitoba, Saskatchewan e Alberta) e tudo indica que o vírus está no Canadá e pode permanecer. Por isso é muito importa reduzir os riscos de infecção para você e toda sua fam;ilia evitando picada de mosquitos.

Evitar as picadas de mosquitos:

1. Proteja-se(e proteja sua família) das picadas de mosquitos

Utilize un repelente (insectifuge) que contenha DEET ou um otro produto homologado, quando sair ao exterior da casa.

Utilize roupas protetoras : camisas de mangas longas, calças, chapeu.Prefira cores claras, visto que elas atiçam menos os mosquitos.

Assegure-se que as telas contra mosquitos das portas e janelas estão bem fixadas e que elas não contém furos.

2. Elimine as larvas ao redor de sua casa

Retirar duas vezes por semana a água que se acumula sobre ao exterior da casa, como coberturas de piscina, nos pires de vasos de plantas, os recipientes de reciclagem, as latas de lixo, etc.

Eliminar objetos inúteis que se acumulam sobre a sua propriedade (principalmente pneus velhos), onde a água se acumula.

Trocar a água das piscinas, da banheira de pássaros, da vasilha do seu animal de estimação bol de votre animal domestique et de l'abreuvoir de bétail deux fois par semaine.

Cobrir os reservatórios de águas de chuva.

Lavar regularmente os escorredores de água de chuva para evitar que a água se acumule.

Instalar um aparelho para renovar o ar dentro de sua banheira decorativa para permitir a circulação da água na superfície e torná-la pouco atraente para as larvas de mosquitos.

De onde vem o VNO ?

O vírus foi inicialmente isolado no distro de Uganda de Nil ocidental, em 1937.l occidental, en 1937. Depois o vírus foi encontrado no Egito, Israel e África do Sul e em algumas partes da Europa, Ásia e América do Norte. Na América do Norte, a primeira aparição do vírus foi detectada em 1999 na cidade de Nova Iorque 1999.

ATUALIZAÇÃO: Não tenho confirmação se peguei o tal vírus, a febre passou e não voltou mais. Acho pouco provável que tenha pego o tal do vírus VNO, não há a ocorrência de qualquer caso em Sherbroke e região.

15.8.05

Na farmácia

Esqueci de contar que precisei comprar remédios para cólicas menstruais. É verdade, sofro muito com estas dores. As vezes nem sinto cólica mas sinto enxaqueca, dores nas pernas, sinto-me muito estranha! Usei durante muito tempo um medicamento que foi indicado por meu ginecologista. Acho que usei este medicamento por mais de cinco anos e finalmente Dr. Dilson alertou-me que não poderia usar um medicamento por tanto tempo.

Usei um medicamento homeopático receitado por uma colega(!). Jamais sigam o meu expemplo pode ser perigoso. No entanto, o remédio funcionou bem e até emagreci conforme minha amiga Isabel tinha me relatado que havia se passado com ela. Era uma beberagem de gosto horrível que passava a cólica mas também eliminava o meu apetite. Acho que usei este medicamento por uns quatro meses, quando finalmente terminou, o meu médico disse que poderia usar Buscopan.

Aqui no Canadá para comprar certos tipos de medicamentos necessitamos de receita médica. Marquei uma consulta com Dr. Robert somente para ele me dá a tal receita. Ele achou muito curioso que eu usasse Buscopan para cólicas menstruis e resolveu consultar o seu manual. Eu levei uma bula para ele ler, traduzi para o francês, mas a grande parte dos termos lhe são conhecidos. Dr. Robert queria fazer uma cópia da bula em português e eu lhe ofereci a bula já qua não teria outra utilidade para mim. Eu trouxe do Brasil três caixas de Buscopan e só após dez meses no Candaá é que precisei comprar novamente.

Na farmácia levei mais de trinta minutos para finalmente adquirir minhas caixas de Buscopan (Dr. Robert me deu a receita com o direito de comprar três caixas). Acho que entrei na farmácia num dia dos aposentados comprarem seus remédios. Havia muitos velhinhos na farmácia neste dia!

Para comprar um remédio com receita aqui no Canadá voc^vai passar pelas seguintes etapas:

1. Entregar a receita a uma funcionária da farmácia no balcão de entragas;

2. Aguardar chamarem seu nome para uma entrevista individual com a farmaceutica ou farmaceutico;

3. Passar pela entrevista com com a farmaceutica ou farmaceutico;

4. Pagar os remédios no caixa.

Na entrevista com a farmaceutica ou farmaceutico vai lhe indagar qual a razão que o médico passou o medicamento, vai fazer perguntas sobre alergia e coisas do tipo. Ainda vai lhe dar uma lista de recommendações sobre a utilização do medicamento.

A lista contém seis itens. a seguir traduzo a lista que a simpática farmeceutica me explicou sobre o Buscopan:

Por que:

- Para reduzir espamos do aparelho digestivo. (esta é a recomendação principal do Buscopan)

Como:

- Tomar ao menos 30 minutos ante das refições e antes de dormir.

- Se você utiliza o supositório retal, retirar de sua embalagem. Molhar com um pouco d'água e inserir delicadamente dentro do reto (no caso de se utilizar o medicamento em forma de supositório).

Instruções:

- Evitar atividades perigosas, como dirigir ou utilizar máquinas que perigosas, até se certificar que o medicamento não afeta sua capacidade de atenção.

- É importante usar o medicamento conforme indicado pelo seu médico.

- Não aumentar a dose e não utilizar o medicamento por mais tempo que o prescrito pelo seu médico.

- Evitar consumir bebidas alcóolicas pois o seu consumo pode aumentar a sua sonolência.

- Se você sentir a boca seca, chupar bombons duros ou gelo ou mascar chicletes.

- Este medicamento pode causar ressecamento dos olhos e provocar desconforto nos olhos para quem utiliza lentes de contato.

- Se você precisa tomar antiácidos ou outro medicamento para o estômago, tomar ao menos duas horas mais tarde.


Em caso de esquecimento:

- Se você esquecer um horário, tome o medicamento logo que notar o esquecimento. Se isto acontecer no horário de tomar a dose seguinte, não se preocupe e JAMAIS DOBRE A DOSE.

Efeitos secundários possíveis:

- Grande parte das pessoas não sentem POUCO ou NENHUM efeito indesejável, mas os efeitos seguintes já foram observados: boca seca, tonturas, sonolência. Se estes efeitos secundários se agravarem ou persistirem ou se voc^sentir outros efeitos indesejáveis, avise a sua farmaceutica ou seu farmaceutico.

Cuidados:

- Avise ao seu médico ou farmaceuitco antes se você está grávida ou planeja uma gravidez.

- Não amamentar durante a utilização deste medicamento.

- Este medicamento poderá interferir no efeito de outros produtos. Consulte-nos!

No fim do documento tem o endereço, telefone e correio eletrônico dos farmaceuticos responsáveis.

Tudo muito bem explicado, não é verdade?

14.8.05

Festival de Tradições do Mundo




Neste fim de semana fomos ao Festival de Tradições do Mundo
que acontece na cidade de Fleuriment. Fleuriment fica aqui há 15 minutos de Sherbrooke e na verdade é uma cidade que foi incorporada à MRC de Sherbooke.

Uma festa linda e multicultural. Houve momentos em que me senti no Brasil por ver tantas pessoas negras, mestiças, iguais a mim.

Comemos uma Tortilla espanhola no quiosque de comidas espenholas. Havia quiosques de vários países do mundo.



Depois fomos conhecer todos os stands onde havia artesanato e artigos de cada país. Uma pena que não havia nada do Brasil neste ano!

Mas, observem bem se estes bonequinhos não lembram algo bem familiar? Nossa, pensei que estava na famosa Feira de Caruaru, ou mesmo no Mercado Modelo em Salvador, ou, ainda, o Mercado de Arte de Feira de Santana!



Esta maravilhosa coleção de casas e igrejas pertence a uma senhora que gentilmente emprestou para a exposição. Lembra um maravilhoso presépio moderno do Natal e é completamente quebequense. Lembra também a encantadora cidade de Mont Tramblemt.




Comprei um desses artefatos cheio de luzes e fiquei brincando de repórter durante o Festival :)





Gosto muito das roupas indianas. Aqui eu fiz a tentativa de experimentar algumas blusas mas não gostei do resultado e acabei não comprando nada.


12.8.05

Febre e fim de semana



elyene
Vocês conseguem imaginar um sol maravilhoso, eu num paraíso maravilhoso chamado Lac Malloone, pessoas se divertindo; o lago, o sol, barcos, pesca, mergulho, pular do kai, nadar, pedalar naqueles barquinhos...ah, mas uma febre terrível acometeu meu corpo nesta semana.

A febre começou na quinta-feira, dia 04 de agosto. Fiz uma semana intensa de exercícios físicos combinados a horas de trabalho e leitura. Corri, nadei, todos os dias, de segunda á quarta. Na quinta pela manhã, dei-me conta do meu estado febril. Fui para a faculdade assim mesmo, mas passei um dia terrível.

Na noite da quinta-feira quase não dormi, tomei Tylenol a cada quatro horas e nada. Finalmente Maurício fez um chá de uma antiga receita indígena e a febre acalmou e eu pude dormir. Na sexta pela manhã viajamos para a propriedade de Lac Malloone da nossa amiga Christiane. Apesar da febre ter ido embora, sentia o meu corpo pesado, dolorido, estava horrível! Optei por descansar, foi assim que fiquei somente a apreciar a paisagem, sem sol, sem banho de lago.


Harry Potter



11.8.05

11 de agosto

Hoje, 11 de agosto, é o dia do Aniversário de minha amiga Graça. Data realmente especial. Gal está muito feliz neste momento. Conversamos um pouco no MSN Messenger ontem. Wow! Ela vai fazer uma viagem à Paris! Belo presente de aniversário!

Parabéns Gal, muita paz e felicidade para você!


Dia do Estudante

Hoje também é o Dia do Estudante. Parabéns a todos os estudantes do Brasil que lutam por uma vida melhor. Apesar de muitos exemplos contrários no Brasil, estudar é a melhor forma de melhorar a nossa condição de vida.

Dia do Advogado

Dia também conhecido como o "Dia da Pendura". Interessante este costume dos estudantes dos cursos de Direito. Não sei se isto acontece em outros países. Acho difícil, principalmente aqui no Canadá.

No Brasil, os estudantes de São Paulo começaram a dar o calote de sde a véspera da famosa data. Eles simplesmente deram o calote de na famosa loja Daslu 488 mil . À primeira vista tendemos a achar bem feito o que os estudantes fizeram com a Daslu, a loja mais rica da América Latina e, mesmo, acusada de sonegar impostos. Mas à despeito deste Dia do Calote já ter se tornado algo tradicional no Brasil, há comerciantes que não aceitam e convocam a polícia.

8.8.05

Nancy chegou do Brasil!

Minha amiga Nancy chegou do Brasil! Chegou alegre, bonita, bronzeada e trazendo muitas novidades na mala e no coração.

Nancy trouxe também a encomenda que solicitei a minha mãe, blusas e sandálias de verão. Por falar em verão, todos são unânimes em dizer que este tem sido um verão maravilhoso!

Bom para todo mundo!

3.8.05

Agosto




Agosto chegou, completarei no dia 25 deste mês, exatamente 11 meses no Canadá. Agosto chegou e anuncia um tempo único. Um ano longe de casa, um ano longe de muitas pessoas que amo. Longe fisicamente, mas essencialmente presente no dia a dia, nos pensamentos, nos sonhos, na alegria e no amor.

Agosto chegou com o anúncio de que o verão está prestes a partir. As noites já são mais frias, os dias menos extensos.

Agosto chegou, e, uma bela flor, em todo o seu esplendor, anuncia o outono que se aproxima.

De volta para casa


Pont_Pierre_Laporte
elyene

Les Escoumins e a comunidade Essipit



Na vila dos Escoumins há uma comunidade chamada deCommunauté Essipit . Esta comunidade de montanheses é de descedentes do povo Innu, gente forte e corajosa, que por força das condições de vida, o frio, as montanhas, sobrevive com muito orgulho. Essipit, na língua montanhesa significa: "o rio das conchas".

A comunidade dos Essipit possui 250 habitantes. Eu achei incrivelmente pouco o número de pessoas. Os simpáticos jovens do Centro de Informações turísticas da região me disseram que a taxa de natalidade da comunidade acompanha o mesmo ritmo do Canadá e do Québec. aliás, uma das jovens informantes pertence a comunidade Essipit.

Ao contrário do que se possa esperar, nesta comunidade não vamos encontrar o povo Innu vestido de roupas de couro animal e nem casas ao estilo tradicional. O meu sentimento foi um pouco como alguns europeus que viajam ao Brasil e esperam encontrar índios nus e macacos em árvores em vez de grandes métropeles e cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, entre outras.

Todavia, para satisfazer minha vontade, eu fiz esta foto de uma casa tradicional Innu, na cidade de Tadoussac.

2.8.05

A traversia de Tadoussac à Baia de Ste-Catherine







Tadoussac

Conheci a linda cidade de Tadoussac. A caminho, passamos por uma cidade que se chama Malbaie, isso mesmo, Malbaie. Algo como "Baia ruim". Conta-se que quem nomeou o local foi o Jack Cartier, primeiro europeu (francês) que chegou aqui às terras canadenses. Bom, terras canadenses é uma longa história e qualquer hora falarei sobre isso. Mas o fato é que a Baia é realmente especial, a maré quando baixa torna suas águas completamente inavegáveis. Eis aí a razão de tal nome.

É uma cidade pequena, um village, não conheci muita coisa, mas no retorno passei num Subway para lanchar.

Tadoussac tem este nome por inúmeras razões, segundo um livro que li durante o café da manhã na Maison Clauphy. Há controvérisias, mas parece que seu nome lembra "mamelles" ou "mamellon", palavra que evoca os montanheses aparecento no Rio Saguenay. Outros acreditam que o nome da baia siginifica "baia da gelo quebrado".



É a cidade mais antiga de todo o Canadá. Tem uma capela protestante que foi construída em 1866.



O grande Hotel de telhado vermelho, o Hotel Tadoussac, pode ser visto com todo o seu esplendor durante a travessia de Charlevoix, Baia de Ste-Catherine a Tadoussac. A travessia é gratuita pois não há outra forma de fazê-la senão pelo Fleuve St-Laurent.

Hotel Tadoussac - Foto retirada do site oficial:


Dormimos em Tadoussac e depois fomos visitar a cidade chamada Les Escoumins.