17.8.05

Vírus Nill Ocidental

A febre e as dores no corpo que senti não se configuraram como gripe. Fiquei muito temerosa que tivesse pego o tal do Vírus Nill Ocidental, ou VNO. Eram dores horríveis no corpo, dores musculares. Acendia a luz durante toda a noite para verificar se meu corpo tinha placas vermelhas, que podem surgir com o vírus.

Não, não estou no Brasil mas me sentia como tal. Sentia como se tivesse com Dengue. Tive dengue em 2000 e foi horrrível, foram quinze dias de dor e febre. Não gosto nem de recordar. Lembro que me apresentei ao Sistema Público de Saúde, na Diretoria Regional de Saúde da minha cidade para que eles comprovassem que eu estava com dengue. Era o procedimento obrigatório daquela época. Lembro também que o funcion;ario não coletou meu sangue para exame porque já estava mais que comprovado que se tratava de uma epidemia de dengue na cidade e eu morava num bairro onde já se havia notificado inúmeros casos. Acabei não fazendo exame, custava muito caro fazê-lo com um laboratório particular. Aconteceu a mesma coisa quando tive rebéula, os médicos diziam que era uma virose e o serviço público não pagava o exame.

Não sei como funciona aqui no Canadá no caso do VNO, acabei não me apresentando a um serviço de saúde porque viajei para a região de Lanaudière durante a semana que senti a febre. Não viajei pouco preocupada, apesar do chá de ervas ter feito um efeito milagroso e a febre ter sido combatida.


Os meus sintomas foram bem parecidos ao VNO.

O vírus Nil ocidental é transmitido pela picada de um mosquito infectado. O mosquito propaga a infecção quando ele se alimenta do sangue infectado de pássaros.

Ao contrário da Dengue, o VNO se propaga através de outros agentes inferctores: os pássaros.

É raro que um mosquito vá se infectar através do sangue humano. Acho que nenhum caso foi constatado como tal.


Os sintomas:

São parecidos com os sintomas de uma gripe: febre, dor de cabeça e dores no corpo. Uma erupção cutânea simples ou o inchaço das glândulas linfáticas podem ocorrer.

É muito mais grave em:

Pessoas com deficiência imunitária, o risco de ter sintomas e problemas de saúde como a meningite, encenfalite, e a paralisia ("La paralysie flasque aiguë", não consegui traduzir esta expressão) é grande. A meningite é uma inflamação da membrana do cérebro ou da la moelle épinière (pode? eu sei o que significa mas não consigo traduzir agora,UPDATE: medula espeinhal, lembrei agora). a encefalite é uma inflamação do cérebro. A "paralysie flasque aiguë" é uma síndrome que se parece com a polio e que pode resultar em uma perda da função de vários membros. Estas doenças podem ser fatais.

Apesar de não haver qualquer notícia sobre pessoas infectadas, penso que o sistema de saúde do Canadá está preparado para a possibilidade dessa ocorrência. A propaganda nos meios de comunicação, folheto que encontaramos nas farmácia e locais públicos, orientação nas escolas e CLSC, o Centro Local de Serviços Comunitários, que foram criados nos anos 1960, anos da chamada Revolução Tranquila (falarei sobre este tema oportunamente).

Como se proteger

Segundo a Agência de Saúde Publica do Canadá:

apesar do risco de se infectar com o VNO seja mínimo – e a porcentagem de pessoas infectadas que venham a ser gravemente infectadas seja ainda menor – qualquer um que se exponha às picadas de mosquitos em locais onde os vírus é ativo correm risco. Contudo, os riscos e efeitos graves sobre a súde aumentam geralmente com a idade avançada. No ano passado, o vírus Nill foi identificado em cinco províncias (Québec, Ontario, Manitoba, Saskatchewan e Alberta) e tudo indica que o vírus está no Canadá e pode permanecer. Por isso é muito importa reduzir os riscos de infecção para você e toda sua fam;ilia evitando picada de mosquitos.

Evitar as picadas de mosquitos:

1. Proteja-se(e proteja sua família) das picadas de mosquitos

Utilize un repelente (insectifuge) que contenha DEET ou um otro produto homologado, quando sair ao exterior da casa.

Utilize roupas protetoras : camisas de mangas longas, calças, chapeu.Prefira cores claras, visto que elas atiçam menos os mosquitos.

Assegure-se que as telas contra mosquitos das portas e janelas estão bem fixadas e que elas não contém furos.

2. Elimine as larvas ao redor de sua casa

Retirar duas vezes por semana a água que se acumula sobre ao exterior da casa, como coberturas de piscina, nos pires de vasos de plantas, os recipientes de reciclagem, as latas de lixo, etc.

Eliminar objetos inúteis que se acumulam sobre a sua propriedade (principalmente pneus velhos), onde a água se acumula.

Trocar a água das piscinas, da banheira de pássaros, da vasilha do seu animal de estimação bol de votre animal domestique et de l'abreuvoir de bétail deux fois par semaine.

Cobrir os reservatórios de águas de chuva.

Lavar regularmente os escorredores de água de chuva para evitar que a água se acumule.

Instalar um aparelho para renovar o ar dentro de sua banheira decorativa para permitir a circulação da água na superfície e torná-la pouco atraente para as larvas de mosquitos.

De onde vem o VNO ?

O vírus foi inicialmente isolado no distro de Uganda de Nil ocidental, em 1937.l occidental, en 1937. Depois o vírus foi encontrado no Egito, Israel e África do Sul e em algumas partes da Europa, Ásia e América do Norte. Na América do Norte, a primeira aparição do vírus foi detectada em 1999 na cidade de Nova Iorque 1999.

ATUALIZAÇÃO: Não tenho confirmação se peguei o tal vírus, a febre passou e não voltou mais. Acho pouco provável que tenha pego o tal do vírus VNO, não há a ocorrência de qualquer caso em Sherbroke e região.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Elyene. Vc já tem um diagnóstico se é mesmo o vírus? Espero que já esteja se sentindo melhor... Abs

Elyene disse...

Oi Alessandra! Estou ótima, não tive mais nada. Acho mesmo que foi um sintoma de gripe. Durante a semana estou fazendo corrida e natação aliada a uma rotina pesada de estudos. De qualquer forma, é bom prevenir.