15.8.05

Na farmácia

Esqueci de contar que precisei comprar remédios para cólicas menstruais. É verdade, sofro muito com estas dores. As vezes nem sinto cólica mas sinto enxaqueca, dores nas pernas, sinto-me muito estranha! Usei durante muito tempo um medicamento que foi indicado por meu ginecologista. Acho que usei este medicamento por mais de cinco anos e finalmente Dr. Dilson alertou-me que não poderia usar um medicamento por tanto tempo.

Usei um medicamento homeopático receitado por uma colega(!). Jamais sigam o meu expemplo pode ser perigoso. No entanto, o remédio funcionou bem e até emagreci conforme minha amiga Isabel tinha me relatado que havia se passado com ela. Era uma beberagem de gosto horrível que passava a cólica mas também eliminava o meu apetite. Acho que usei este medicamento por uns quatro meses, quando finalmente terminou, o meu médico disse que poderia usar Buscopan.

Aqui no Canadá para comprar certos tipos de medicamentos necessitamos de receita médica. Marquei uma consulta com Dr. Robert somente para ele me dá a tal receita. Ele achou muito curioso que eu usasse Buscopan para cólicas menstruis e resolveu consultar o seu manual. Eu levei uma bula para ele ler, traduzi para o francês, mas a grande parte dos termos lhe são conhecidos. Dr. Robert queria fazer uma cópia da bula em português e eu lhe ofereci a bula já qua não teria outra utilidade para mim. Eu trouxe do Brasil três caixas de Buscopan e só após dez meses no Candaá é que precisei comprar novamente.

Na farmácia levei mais de trinta minutos para finalmente adquirir minhas caixas de Buscopan (Dr. Robert me deu a receita com o direito de comprar três caixas). Acho que entrei na farmácia num dia dos aposentados comprarem seus remédios. Havia muitos velhinhos na farmácia neste dia!

Para comprar um remédio com receita aqui no Canadá voc^vai passar pelas seguintes etapas:

1. Entregar a receita a uma funcionária da farmácia no balcão de entragas;

2. Aguardar chamarem seu nome para uma entrevista individual com a farmaceutica ou farmaceutico;

3. Passar pela entrevista com com a farmaceutica ou farmaceutico;

4. Pagar os remédios no caixa.

Na entrevista com a farmaceutica ou farmaceutico vai lhe indagar qual a razão que o médico passou o medicamento, vai fazer perguntas sobre alergia e coisas do tipo. Ainda vai lhe dar uma lista de recommendações sobre a utilização do medicamento.

A lista contém seis itens. a seguir traduzo a lista que a simpática farmeceutica me explicou sobre o Buscopan:

Por que:

- Para reduzir espamos do aparelho digestivo. (esta é a recomendação principal do Buscopan)

Como:

- Tomar ao menos 30 minutos ante das refições e antes de dormir.

- Se você utiliza o supositório retal, retirar de sua embalagem. Molhar com um pouco d'água e inserir delicadamente dentro do reto (no caso de se utilizar o medicamento em forma de supositório).

Instruções:

- Evitar atividades perigosas, como dirigir ou utilizar máquinas que perigosas, até se certificar que o medicamento não afeta sua capacidade de atenção.

- É importante usar o medicamento conforme indicado pelo seu médico.

- Não aumentar a dose e não utilizar o medicamento por mais tempo que o prescrito pelo seu médico.

- Evitar consumir bebidas alcóolicas pois o seu consumo pode aumentar a sua sonolência.

- Se você sentir a boca seca, chupar bombons duros ou gelo ou mascar chicletes.

- Este medicamento pode causar ressecamento dos olhos e provocar desconforto nos olhos para quem utiliza lentes de contato.

- Se você precisa tomar antiácidos ou outro medicamento para o estômago, tomar ao menos duas horas mais tarde.


Em caso de esquecimento:

- Se você esquecer um horário, tome o medicamento logo que notar o esquecimento. Se isto acontecer no horário de tomar a dose seguinte, não se preocupe e JAMAIS DOBRE A DOSE.

Efeitos secundários possíveis:

- Grande parte das pessoas não sentem POUCO ou NENHUM efeito indesejável, mas os efeitos seguintes já foram observados: boca seca, tonturas, sonolência. Se estes efeitos secundários se agravarem ou persistirem ou se voc^sentir outros efeitos indesejáveis, avise a sua farmaceutica ou seu farmaceutico.

Cuidados:

- Avise ao seu médico ou farmaceuitco antes se você está grávida ou planeja uma gravidez.

- Não amamentar durante a utilização deste medicamento.

- Este medicamento poderá interferir no efeito de outros produtos. Consulte-nos!

No fim do documento tem o endereço, telefone e correio eletrônico dos farmaceuticos responsáveis.

Tudo muito bem explicado, não é verdade?

2 comentários:

Anônimo disse...

incrível...até para que estamos no br! hehehehehe...

Anônimo disse...

Nossa, você utiliza o medicamento despreocupada e bem informada!