9.10.04

Notí­cias

Olá pessoal,

Olha só o que eu escrevi para os meus amigos na primeira semana:


03/10/2004

Eu estou bem. Estou hospedada na casa de Anderson. Ele tem sido muito gentil comigo, ajuda-me em tudo que preciso.

Na segunda-feira eu não fiz muita coisa, apenas estudei francês e fiquei no bureau de Anderson.

Almoçamos juntos, eu, Anderson, Nancy, Anne, Veronike e outros. Foi muito bom.

Anderson e seus amigos têm preparado todas as refeições para mim. Imagina! Eu só vou começar a preparar minhas refeições a partir da próxima semana. Ah, é isso, já encontrei um quarto para alugar (un chambre, como se diz aqui). É na casa de um professor aqui da faculdade, Monsieur Maurice. Ele é muito simpático e agradéavel.

O quarto é lindo, tem uma cama de casal, tapete de cor bege, um computador (para usar internet teria que pagar mais 30 $, não preciso porque tenho acesso aqui na faculdade). Armários, aquecimento, é claro. É lindo, lindo. Moram outros estudantes lá também, mas é no subsolo.

As casas aqui têm, em geral, tem 3 andares, um subsolo, um andar no chão (planchet) e um primeiro andar. Vou pagar 200 $ e mais uma taxa para usar a lavenderia. Vou ter direito de usar a cozinha, com todos o utensí­lios, inclusive geladeira, microondas, lavadora de pratos, tudo, tudo, só preciso comprar a comida.

Na terca-feira, dia 27, comecei um curso de francês para estudantes estrangeiros. Meus colegas: Anri e Li, chinesas, Arturo é mexicano, Pehamar, iraniano, tem também um da Sérvia, Mihilo, uma japonesa, dois colombianos e uma outra que não sei a nacionalidade ainda.

Ainda na terça fiz a matrí­cula nos cursos: Méthode de Recherce, Séminaire de Recherche, Travaux dirigés. Assisti o jogo de vôlei dos meninos e descobri que há homens lindos aqui. O problema é que precisamos saber a sua orientação sexual: há muitos homens lindos que são gays. Isto é demais!

Na quarta, 28, tive um encontro (rendez-vous) com a professora do Centro de Lí­nguas para resolver a matrí­cula no curso de francês. A tarde (à prés midi) tive um encontro com meu diretor, Monsieur Denis Bédard, é assim que se chama o nosso orientador, com ele eu faço o curso de Travaux Dirigés (Trabalhos dirigidos). Ele passou um trabalho, devo escrever, em, no máximo, 3 páginas, a minha intenção de pesquisa e entregar na próxima semana. Marcamos um novo encontro para dia 11 de outubro para discutir este plano e então começarei a trabalhar a partir dele.

É a partir do nosso plano de trabalho que o nosso diretor convida um outro professor ou professora para ser o nosso co-diretor(a) e entao começamos a desenvolver o nosso trabalho. De qualquer forma, como cheguei muito atrasada (très tard) eu só começarei a receber o meu salário a partir de outubro.

Ontem fui a um banco comunitário, existe aqui no Canadá¡, é muito interessante porque nós participamos do lucro do Banco se tivermos dinheiro para investir. Tenho uma conta num banco canadense!

Na conversa com o meu diretor ele me entregou a chave do meu local de trabalho(bereau), eu tenho uma sala para trabalhar, com tudo que preciso, armários, estantes, computador com internet, aparelhos de som, tudo! Isto é maravilhoso! Onde um estudante de mestrado tem isso ai no Brasil? Aqui posso estudar e trabalhar e posso realmente fazer pesquisa.

Ontem foi o primeiro dia que retornei a casa de Anderson sozinha. Eu sai 18h30 da aula de francês e fui sozinha para casa. Sao 15 minutos daqui até la. Mas é tudo tranquilo, nao tem o menor perigo, o trânsito é educado, os carros param para as pessoas atravessarem. As pessoas são gentis e se pedimos ajuda elas nos informam com prazer e ainda perguntam se preferimos falar inglês ou francês. Algumas sabem falar espanhol. Eu sempre peço para falarem francês porque preciso melhorar a compreensão e conversação.

É isso, hoje é meu primeiro dia aqui no meu local de trabalho (bereau). Vim para cá às 11h depois que saí­ da aula de francês. O curso de francês será por duas semanas, até a próxima sexta, portanto, o horário é: pela manhã, de 8:30 as 10:45 e a tarde, de 16:15 as 18:30 .

bisous


08/10/2004 Jour de congée

Oi pessoal! Olha só, segunda-feira, 11 de outubro, é feriado aqui "Jour de Congée" = dia de descanso ou de licença. Seria muito ruim se nÄ?o tivesse o que fazer porque teria que vir trabalhar de qualquer forma. O meu diretor desmarcou nossa reuniÄ?o deste dia.Eu já estava triste quando meus amigos me convidaram para passar o final de semana num chalé (pronuncia-se chalê) que fica hà 45 minutos daqui. Adorei!

Imagina, o chalé é uma casa de campo mas tem o mesmo conforto da casa da cidade. Tudo, tudo. Tv, video, aparelho de som, aquecimento, sala de banho com banheira e tudo, cozinha com microondas, refrigerador,lavadora de pratos, tudo mesmo. E fica sempre proximo a um rio ou lago.

Eu fui em um chalet logo na primeira semana que cheguei aqui e adorei.O feriado é «O dia de Açao de Graças» = Action de Grâces.

E o feriado do dia 12, o que vocês vÄ?o fazer? Sei que em Feira de Santana nÄ?o será feriado, esta confirmado isso? Dequalquer forma as escolas nÄ?o terÄ?o aula e haverá passeio no shopping ou cinema, nao é mesmo?

Estou com muitas saudades, mas tenho o tempo preenchido com muitas atividades e isso é bom.

Aqui se comemora o Halloween e já fui convidada para uma festa a fantasia. Eu resolvi que quero decorar a casa onde estou morando, já falei com o proprietÄ?rio e ele aceitou. Vocês precisam ver as fotos das casas aqui. Elas parecem casas de boneca, todas bonitas e aconchegantes. No Halloween a maioria decora a frente das casas com coisas inacreditáveis como cemitérios, caveiras e grandes abóboras que sÄ?o chamadasde "Citrouille". Anderson, meu colega ai do Brasil, contou que logo que chegou aqui comprou uma destas grandes abóboras para comer. Argh, elas sÄ?o plantadas apenas para decoraçÄ?o, o sabor é horrivel. Aliás, acho que nÄ?o tem gosto de nada.


Um grande beijo,

Elyene Adorno

Nenhum comentário: