9.10.04

Québec: primeiras impressões

Oi! Compartilho aqui o que escrevi nos meus primeiros dias aqui no Québec.


Estou no Québec! (por aqui se diz que estamos no Québec e não no Canadá¡).

A viagem foi ótima, muito tranquila. A sensação de estar num outro paí­s ainda não havia me tomado completamente até a minha chegada aqui na ville de Sherbrooke.

Não dá para explicar.

É um lugar maravilhoso, lindo, e a paisagem de outono é magní­fica. A visão dos montes em fogo: a vegetação está ficando vermelha e em breve ganhará tons laranjas e amarelos também.

O contato com o quebecois (lí­ngua) - aqui se fala um francês especí­fico e não o que estudei no Brasil. De qualquer forma estou encantada.Um grande beijo a todos.

Elyene


27/09/2004 18:18



Cheguei ao Canadá!

Viajei no dia 24/09 Salvador/São Paulo as 12:45, fiz conexão para o vôo Air Canada que saiu as 21h de SP e chegeui a Toronto as 6:25 ( 7:25, horário de Brasí­lia).

Passei pelo processo de Imigração, entrevista, conferência dos documentos.
Tudo ok. Os funcionários são muito gentis, em Toronto fala-se inglês, não tive dificuldades.

Sai de Toronto/Montréal às 8:25, horário local e às 9:25 cheguei a Montréal onde fui recebida por Marc (meu coordenador no núcleo de pesquisa que trabalhei no Brasil).

Ele e sua namorada me levaram para passear em Montréal, cidade agradável como já descrevi antes. Fizemos compras no mercado de Montréal onde, nesta estação encontramos todos os tipos de legumes e frutas¸ possíveis aqui.

A noite eles me preparam um jantar especial e ainda me deram presentes. Fiquei muito feliz! Chorei muito, emoção, saudade, alegria, tudo, tudo.

No domingo fomos ao chalet, numa pequena cidade chamada Sutton. Nesta cidade tem uma estação de ski para o inverno.

No final da tarde fui para Sherbrooke onde fui recebida por meu colega Anderson em seu apartamento. Foi uma recepção calorosa e não paramos de conversar até quase 11h da noite. Eu cheguei por volta das 6 da tarde. Tivemos um jantar, conversa, arrumação do quarto para dormir e depois o banho. Anderson foi me dizendo que logo eu perderei o hábito de tomar vários banhos por dia por causa do frio e da água que resseca muito a pele.

Uma coisa que esqueci de dizer eh que as casas aqui têm um sistema inteligente :) Quando cheguei a Montréal a temperatura era de 21 graus, muito quente, mas o interior das casas estava agradável. Quando a temperatura esfria ocorre o inverso. As paredes das casas são muito largas e dentro possuem um sistema térmico que regula a temperatura ambiente. Muito interessante. Além disso todas as casas têm sistema de
calefação para o inverno. todas possuem máquina de lavar e secadora de roupas e também máquinas para lavar louça que parece um grande forno! Ah, existem máquinas de lavar pratos que são menores também.

Ainda no domingo fiz um tour aqui pelo campus da Université de Sherbrooke. Hoje resolvi alguns assuntos burocráticos, inscrição em cursos, etc. Começarei a assistir as aulas amanhã.

Estou na sala de um grupo de pesquisa onde amigos trabalham.
Meu orientador chegará da Europa no dia 28 e então começarei a trabalhar com ele.

Um grande beijo,

Elyene Adorno

Nenhum comentário: