22.9.05

Dia Mundial sem carro

Hoje comemora-se o Dia Mundial sem carro ou Journée sans auto. A Federação de Estudantes da Universidade de Sherbrooke enviou mensagem para todos os estudantes, professores e funcionários. É verdade que o dia sem carro sá vai funcionar aqui no Campus principal e ainda assim entre 7h e 14h.

Soluções oferecidas pela cidade de Sherbrooke:

- Tarifa espcial de ônibus: 1 dólar (a tarifa normal é de 2,75, mas o ônibus é gratuito para todos os estudantes);

- A STS recomenda utilizar o estacionamento do Parque Blanchar ou do Carrefour de L'Estrie;

- Os estudantes ainda podem utilizar o estacionmento do Mont Bellevue e fazer uma caminhada de 15 minutos até à universidade;

- Serviço de carona oferecido pela FEUS.

Em resumo, eu nunca vi tantos carros no Boulevard Université como hoje, dia sem carro.

Eu mesma acabei vindo de carona. Coisa rara, porque todos dias caminho até à universidade.

De qualquer forma, este dia serve para sensibilizar as pessoas para utilizarem meios de transportes alternativos como ônibus, bicicleta ou carona com amigos. Tem alguns estudantes que dividem apartamentos ou moram próximos um dos outros e seria interessante que utilizassem um único veículo para se deslocar até à universidade.

O serviço de transporte urbano de Sherbrooke não é para pobre como no Brasil, é um serviço para todos. E sem contar que todos os estudantes não pagam ônibus, basta apresentar a carteira com o selo da sessão. As pessoas que pagam podem comprar um cartão mensal e a passagem fica alguns dólares mais em conta.

É isso. Vejo que a cidade de São Paulo aderiu ao movimento. Boa notícia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Elyene
A adesão aqui em SP foi ínfima!
É muito difícil, quase impossível vc mudar uma coisa dessas...com todas as desvantagens que a prefeitura dá aos usuários...e com "manias" que ninguém quer deixar de lado..., mas quem sabe um dia...

Anônimo disse...

Oi Elyene, andar por São Paulo sem carro é muito difícil. Espero que um dia o transporte público seja realmente uma alternativa viável, infelizmente por enquanto ele é lotado, perigoso e desconfortável.
Uma pena...