1.9.05

Sessão de outono!

A sessão de outono finalmente começou na Universidade de Sherbrooke!
No dia 31 de agosto foi o dia oficial mas já tivemos aula na terça, dia 30.

Estou matriculada no curso de Analise Qualitativa com o professor Pierre Paillé, considerado uns dos pioneiros na pesquisa qualitativa na pesquisa em ciências humanas aqui no Québec.

Aqui o livro base do curos:



Gostei muito da primeira aula. O professor Pierre Paillé utilizou uma técnica que ele chamou "Exercício de construtivismo fenomenológico e socail". Explico para quem não é da área de educação:

- No construtivismo devemos partir do conhecimento do aluno e do seu mundo;

- A fenomenologia busca explicar a experiência do outro;

- Social porque nós desejamos evoluir: como grupo e também nosso ambiente de aprendizagem.

Em resumo: nós nos apresentamos a um colega e depois nos apresentamos para o grupo com a identidade do colega. Foi muito interessante porque tivemos que anotar o percuso social, educacional, profissional e pessoal do nosso colega e depois nos apresentarmos assumindo sua identidade.

Foi engraçado quando a dupla era formada de sexos diferentes. Benoît, por exemplo, teve que se apresentar como sendo Stéphany.

O grupo é maduro, muito descontrído e ao mesmo tempo sério. Todos trrabalham com educação e muitos estão no primeiro ano de Mestrado ou Doutorado. O grupo é formado por 15 pessoas.

Temos quatro não-quebequenses no grupo vindos dos países seguintess des pays suivants : Congo, Argentina, França Brasil. O meu colega francês chama-se Benoît. Ele contou-nos sobre a sua dificuldade em comunicar-se nos seus primeiros dias aqui. Ele chegou há semana. Agora imaginem, ele vem da França e sente dificuldades de compreender e se fazer compreender pelo quebequense! Imaginem o que não passei aqui os nos meus primeiros dias. Mas sobrevivi!

No Centro Cultural conheci um pouco mais da vida universitária e como acontecem coisas interessantes fora do mundo das salas de aulas e dos bureaus de estudantes. Algumas: Associação de Estudantes Marroquinos, a qual me associei pois tenho bons amigos deste país; Associação de Estudantes Egípcios, não, eu nã me associei porque não consegui comunicar-me direito com os dois estudantes que estavam no kiosque; Anistia Internacional, coloquei o meu nome lá para participar; Fundaçãao Força, fundação da Universidade que ajuda os estudantes em dificuldades financeiras, irei participar como consellheira; Clube de Jogos de Estratégia (RPG); uma empresa que ofecerece curso gratuito para estudantes sobre como organizar um orçamento, comprar uma casa, etc.; um grupo que faz improvisações no Bar Kudsac (bar do campus universitário); um partido politico que, segundo o jovem explicou-me, é o terceiro partido político do Québec; Sociedade de Debate do Québec, vou participar para desenvolver a capacidade de argumentação; outro grupo que chama-se Débathon; Campus Durável; Grupo de Teatro, oferece oficinas e cursos de introduçãao ao teatro, inscrevi-me para participara da oficina de teatro; uma associação de estudantes homossexuais; um Concurso de Artes sobre vários das artísticos « udeS en spectacle »; um Clube de Foto; Engenheiros sem fronteiras; Campus para Cristo; Grupo Bíblico Universitário.

Bom, há atividades para todos os gostos e atitudes e ainda há mais pois nem todos os tipos de associações ou grupos estavam lá representados.

Fiz minha inscriçãao nas seguintes atividades:

- Passaporte Cultural : paga-se uma carta por 20 dólares e têm-se direito a assistir todos os filmes e documentários;

- Simpathisante de l’Association des Étudiants Marocaines;

- Anistia Internacional;

- Débathon;

- Sociedade do Debate;

- Grupo de Teatro

Coisitas que ganhei no quiosque da Uniprix:



Aqui a agenda da Federação dos Estudantes da Universidade de Sherbrooke, nós pagamos uma taxa para esta associação e entre outras coisas, temos direito a uma agenda. Esta aqui é do ano letivo 2004/2005:


4 comentários:

Claudio Costa disse...

Ah!, que inveja, quantas experiências "psicossociais" interessantes e variadas. Bom proveito e... nos ensine mais.

Anônimo disse...

Você é realmente incrível. Muitos dariam tudo para estar no seu lugar. Parabéns mesmo pela vitória, pela experiência, pela dedicação.

Anônimo disse...

Cara Elyene,

Você me parece contar com pelo menos 48 horas por dia...O que surpreende é que mesmo assim você consiga tudo tão bem.

Um abraço.

Alain Brabant

Anônimo disse...

Oi Elyene, o link para a revista caros amigos já está funcionando!