25.9.05

Vrais copains/Best buddies


O Projeto Vrais Copains ou Best buddies , algo como, verdadeiros amigos, foi criado nos Estados Unidos em 1989 por Anthony Kennedy Shriver. Hoje existem mais de 700 sessões espalhadas pelo Canadá, Estados Unidos, Grécia e também Egito. É um projeto que se dedica a melhorar a qualidade de vida das pessoas que possuem alguma deficiência intelecutal.

A cordenadora do campus da Universidade de Sherbrooke é minha colega Barbara. Fiquei interessada nesta atividade e resolvir fazer minha inscrição como membro associado, o que significa que vou participar das atividades de grupo mas não estarei diretamente implicada em ser a companhia de um dos afiliados para fazer atividades como ir a um café, cinema, etc.

Aqui podemos ver como funciona e quais as atividades realizadas pelo Vrai Copain, sessão Universidade de Sherbrooke

O que mais me impressionou no grupo é que eles são em grande parte pessoas que têm uma certa indepedência. Na sua grande parte são adultos, mas há crianças e adolescentes que não vieram para esta primeira atividade do ano de 2005 (o ano escolar que começa no outono, final de agosto e vai até a primavera, ou seja até final de abril).

Eles são capazes de ler, andar sozinhos na cidade, pegar ônibus, têm namorados/namoradas, trabalham em lojas, escolas ou supermercados.Ernesto é noivo. Rachel mora com seu chum (palavra quebecoise que significa namorado). Fiquei a pensar em pessoas que vivem a mesma situação de deficiência no Brasil. Nunca conheci um adulto nas mesmas condições que são capazes de ler e escrever. Crianças, sim, porque já trabalhei com algumas delas. Vejo que o Canadá está bem avançado na questão da educação de pessoas com deficiência mental.

Nenhum comentário: