13.9.05

Festival de blé-d'inde 2005




Eu nunca pensei que fosse participar de um Festival de Milho aqui no Canadá, só faltou eleger a rainha do milho.

Lembro-me que fiquei surpresa no primeiro dia que cheguei à Montréal, em 25 de setembro de 2004, fomos, Marc, Marie-Élene, sua namorada e eu para o Mercado Jean Talon que funciona somente durante o verão e começo do outono por razõoes óbvias. Lá no mercado encontramos todos os tipos de frutas e também uma certa variedade de legumes e milho cozido! Os filhos de Marie-Élene me perguntaram na época se eu sabia fazer pamonha! Eles haviam comido uma vez porque Marc encontrou no mercado mas nunca mais tinha encontrado de novo. Je suis desolé, claro que não sabia fazer pamonha! Mas agora até acho que vou tentar.

O milho daqui tem uma diferença, é bicolor, amarelo e branco e tem uma testura mas tenra que o nosso, e também é doce, estranhei no início mas agora habituei-me ao sabor.

No início do ano letivo a Universidade de Sherbrooke oferece o Festival de blé-d'ind, nome que os franceses chamam o nosso milho . Blé significa trigo, talvez eles chamem o milho de um trigo da India, é o que deduzo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Elyene
Seria muito bom receber a flor símbolo do canadá! Merci.

Anônimo disse...

Cara Elyene,

Aproveite bem, pois a temporada acaba daqui a duas, no máximo três semanas. O tempo é este das "épluchettes de blé d'Inde", em que grupos se reúnem para festejarem enquanto descascam ("épluchent") espigas de milho antes de as jogarem na água fervente.

O nome de "blé d'Inde", considerado pelos puristas como um arcaísmo, decorre do erro histórico pelo qual Christophe Colomb, ao descobrir o continente americano, acreditou ter descoberto a Índia pelo oeste, caminho que estava justamente buscando.

Enquanto os europeus nem conheciam o milho, os indígenas já o cultivavam, daí o nome. Os europeus descobriram assim uma espécie de trigo que os indígenas já conheciam desde séculos.

Já cozinhou suas geléias de diversas frutas? Dizem que os morangos ditos de outono são ainda melhores do que os de verão. Mas a temporada vai acabando em breve. Já chegou o tempo das maçãs, das abóboras e das batatas novas.

Muito prazer.

Um abraço.

Alain Brabant

Elyene disse...

Cher Alain, obrigada por seus comntários tão esclarecedores. É mesmo, o milho já era cultivado pelos índios aqui nas Américas mesmo antes dos europeus chegarem. Bjs