6.12.04

1ª Missa no Québec

Ontem fui a minha primeira missa aqui no Québec. Não foi como eu esperava, pois a minha expectativa era de encontrar uma igreja vazia. Pelo contréario, havia muitas pessoas, os bancos estavam quase completos.

Havia pessoas de todas as idades. Crianças, adolescentes, adultos e, na sua maioria, pessoas da Age d'Or, como são chamadas as pessoas da 3ª idade aqui. Achei muito simpático chamar a 3ª idade da Idade de Ouro. Durante esta semana haverá um jantar para este grupo de pessoas, que, certamente, são a maioria dos frenquentadores desta paróquia.

Quando chegamos o padre já havia começado a missa. Um coral muito bonito cantou músicas muito inspiradoras. O regente do coral é natural de algum paí­s africano. Sua esposa e filhos também participaram da Missa.

Um detalhe, a igreja é uma constru¸¸cão moderna, em nada lembra os templos católicos do Brasil. Fica há menos de 10 minutos da casa onde eu moro. Ainda algumas observaçoes: o local de ajoelhar, acho que se chama algo como genuflexório, se bem me lembro, é acolchoado; achei confortável e também pensei que, tendo em vista o grande nímero de pessoas idosas que frequentam a igreja, não poderia ser diferente.

O padre, muito obeso, fiquei impressionada com o tamanho da sua barriga. Certamente ele sofre de obesidade crônica. Nossa, nao pude deixar de pensar!

Mas apesar de observar todos estes detalhes, quando a Homilia começou, entrei no clima da Missa e até acompanhei alguns cânticos.

A oraçao do Pai Nosso*

Notre Pére qui es aux cieux,
que ton nom soit sanctifié,
que ton reîgne vienne,
que ta volunté soit fait sur la terre comme au ciel.
Donne-nous aujourd'hui notre pain de ce jour.
Pardonne-nous nos offenses, comme nous pardonnons aussi à ceux qui nous ont offensé.
Et ne nous soumets pas à la tentation,
mais délivre-nous du Mal.

Nenhum comentário: